Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Comics!..sugestoes.

Grury
Colocada: Sex Set 22, 2006 5:33 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Enquanto faco um render....

Quando vivia em Portugal a minha mae tinha uma livraria e portanto li praticamente tudo aquilo que tinha sido publicado ate ao prencipio dos noventa, em termos de BD.
Quando vim para Londres a coisa tornou-se mais dificil, pois por impossivel que pareca, e bues da dificil encontrar albums dos classicos europeus, nem mesmo, Manara, Moebius, Bilal, etc.
Assim que fui ficando desatualizado em relacao aquilo que se faz em termos de BD pla europa fora.
Ultimamente tenho andado a investir bastante em BD, no entanto mais british ou americana, a semana passada comprei os tres volumes da coleccao Flight, que recomendo vivamente http://www.flightcomics.com , Flight e uma coleccao de short stories com a colaboracao de cerca de 50 artistas, alguns mais conhecidos que outros, mas todos bastante bons e com estilos bastante diferentes. Go buy it now!
Outro autor que recomendo, de momento o meu preferido, eh Joe Sacco http://www.fantagraphics.com/artist/sacco/sacco.html , o album Palestine, eh absolutamente brutal. Um jornalista que se tornou em artista, e as historia rodam a volta de eventos reais, especialmente durante a guerra dos Balcans e na Palestina.
Como historia recomendo tambem a coleccao Maus do Art Spiegelman, se bem que artisticamente eh bastante basico.
Ficam aqui algumas ideas para o fim de semana Very Happy

Ja agora seria altamente que o pessoal aqui desse algumas dicas e sugestoes em relaccao a outro autores e livros de BD, tirando DC's, Marvel's e afins.

Juizinho.

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
zardoz
Colocada: Seg Set 25, 2006 8:41 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Fev 2005 Mensagens: 174
Oi grury,

sei que dizes para não se recomendar marvel, dcs, etc, mas tenho de recomendar os livros do Alex Ross. Para mim é um dos melhores do momento. A série Marvels é simplemente genial. E a arte dele, na minha opinião é do melhor que anda por aí.

Fugindo à marvel, etc recomendo o Miguelanxo Prado, para mim também um dos melhores do mundo. As suas aguarelas (nas quais se inclui uma 'carta a lisboa') são realmente muito boas.

boas leituras

Colocada: Seg Set 25, 2006 1:43 pm Responder com Citação
Interessante!! Penso que te vou dar ouvidos e comprar o Marvels.
Nunca fui muito fan de super-herois, nem na BD nem no cinema, claro que ha exepcoes a regra como em tudo, por exemplo um dos meus comics favoritos eh a versao Arkham Asylum do Dave McKean. Potentissimo...alias como quase tudo do Dave McKean.

Malanjo
Colocada: Seg Set 25, 2006 3:51 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 1:53 pm, num total de 1 vez
bry
Colocada: Seg Set 25, 2006 4:32 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 30 Jun 2006 Mensagens: 143 Local/Origem: London, UK
Oi,
nao sou grande seguidor de comics nem estou por dentro do que ha por ai, mas sigo os The Walking Dead religiosamente!

Comeca igualzinho ao 28 dias depois e depois continua de forma diferente com muitas referencias a filmes de zombies.
Tem a particularidade de o autor os ir escrevendo sempre em aberto, a ideia dele eh continuar a evoluir a historia e as situacoes q tal panorama causariao ate ele ou os personagens serem velhos.
Muito bom e bastante violento... a n perder pelos fans dos zombies!

my 2 cents
bruno

Colocada: Seg Set 25, 2006 7:56 pm Responder com Citação
Encomendei os dois, DMZ: On the Ground e Marvels.
They better b good or I'll come to haunt you...muahhhhahh!

zardoz
Colocada: Ter Set 26, 2006 9:20 am Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Fev 2005 Mensagens: 174
quanto aos DMZ não sei pq ainda não li (para ser sincero tenho-os por aí, mas ainda não lhes peguei)...quanto ao Marvels, tenho quase a certeza que não te vais arrepender. Dizes que nunca curtiste super herois...para o Marvels era bom que soubesses um pouco da história de alguns dos personagens, visto que o Marvels fala sobre algumas épocas importantes, mas mesmo sem saber muito tenho a certeza que vais curtir o livro (na realidade foi uma série, agora está compilada num unico livro).

Quanto à arte, acho que é um pouco unânime admirar a arte do ALex Ross.

Colocada: Sex Out 06, 2006 1:28 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 08 Out 2005 Mensagens: 321
descobri isto, parece-me porreiro.
http://www.luchalibre.fr/
VirtualFM
Colocada: Dom Out 08, 2006 7:57 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Falando em Comics, que tal o "300" do Frank Miller?

Como os trailers estão isto:
(making of)
http://www.apple.com/trailers/wb/300/feature5/medium.html
http://www.apple.com/trailers/wb/300/trailer1/medium.html

(low-res mas completo)
http://mftm.blogspot.com/2006/09/300-2007-promo-trailer-scoop.html

Gostava de saber se vale a pena ler a Graphic Novel.

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Grury
Colocada: Qui Set 13, 2007 3:48 pm Responder com Citação
Bump!!!!

sergioduque escreveu:
descobri isto, parece-me porreiro.
http://www.luchalibre.fr/

hum..interessante..a ver se fazem uma traducao pra ingles.

Entao o que e' que os meninos e a meninas tem andado a ler?
Algumas novas sugestoes?

Eu acabei agora o 2 volume do DMZ. Bastante interessante, uma historia super actual e uns graficos potentissimos, up my street.
Comecei agora a ler o Watchmen, o classic do Alan Moore/Dave Gibbons. Visualmente muito pouco apelativo..espero que seja compensado pelo qualidade da escrita..

Cheers

Sil3
Colocada: Qui Set 13, 2007 4:05 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
O Watchmen tem quase 20 anos...se é que já nao tem mais, na altura em que foi publicado esse Grafismo era muito comum... e não me recordo se foi publicado primeiro em comics e depois passou a TPB (Trade Paperback).

Nunca li pa ser sincero, pois tal como tu o Grafismo atrapalhou-me logo, e sim, soui daqueles em que a BD vive 80-90% dos Graficos e o resto vem com o Argumento...pq se so quiserem fazer bons Argumentos...entao que escrevam livros e não BD Wink

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
_Gr9yFox_
Colocada: Qui Set 13, 2007 9:20 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
*estala dedos*

Esta lista contém a melhor BD que já li:

-"Watchmen" - Alan Moore e Dave Gibbons (O melhor argumento de BD. Chega até a levar o meio a um novo patamar, o da literatura "mais a sério". Por alguma razão está em primeiro na minha lista.)

-"Sandman" - Neil Gaiman (Ainda só li os 7 de 10 volumes, mas também recomendo vivamente)

-"100 Bullets" - Brian Azarello e Eduardo Risso (história de crimes em ambientes urbanos. O tema nunca me tinha interessado até ver isto.)

-"Cages" - Dave Mckean (O único livro de BD feito apenas por Dave Mckean é um colosso. Se gostam de coisas dele, então esperem até ver isto. Dica..leiam-no sentados. Tem o contra de não ser nada barato....consegui comprá-lo a menos de metade devido a um erro na loja. Costumo ser bem honesto, mas neste caso....depois de pagar avisei-os claro. ) Wink

-"The League of Extraordinary Gentlemen Vol 1 e 2" - Alan Moore e Kevin O'Neill (Prazer puro para quem apreciou os livros de ficção do início do século)

-"We3" - Grant Morrison e Frank Quitely (A arte é tão boa que na minha opinião já está para além do 2D, quase um 2.5D . Quando lerem vão perceber. Paginação absolutamente fascinante.)

Bem, muito recumidamente cá está um "top 6". Só recomendei os que (juro a pés juntos!) valem o dinheiro que se paga por eles...e mais.

Boas leituras! Se leres algum destes depois diz o que achaste.
spray1979
Colocada: Qui Set 13, 2007 11:35 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 23 Abr 2007 Mensagens: 140
Hi, Grey Fox tem razão WACTHMEN a OBRA PRIMA do Alan MOORE como elas todas entre as quais recentemente LOST GIRLS, actualmente sou seguidor Doentio do Alan Moore (Vénia), os últimos que comprei dele são

Hypothetical Lizard
http://www.amazon.com/Alan-Moores-Hypothetical-Lizard-Limited/dp/1592910394/ref=sr_1_2/002-7994074-5915207?ie=UTF8&s=books&qid=1189724153&sr=8-2
LoEG Black Dossier
http://www.amazon.com/League-Extraordinary-Gentlemen-Black-Dossier/dp/140120306X/ref=pd_bbs_sr_1/002-7994074-5915207?ie=UTF8&s=books&qid=1189724202&sr=1-1

Wacthmen quando um professor meu falou me do livro (o qual já tinha
ouvido falar bastante mas nunca tenho oportunidade de o ter lido) ofereceu-se para me emprestar, a credibilidade dele (professor) que já
era muito alta com 31 anos doutorado em literatura portuguesa e inglesa, considero-o uma pessoa daquelas que vale a pena conhecer e ouvi-lo falar então simplesmente genial, depois das aulas ficávamos a discutir BD e música na qual tb tinha grande cultura principalmente ao nível de compositores contemporâneos e minimalistas, como Philip Glass ou Steve Reich, Watchmen foi considerado por ele como anteriormente tinha sido considerado pelos enumeros prémios que tinha arrecadado como a melhor BD de sempre, e porque quando li os gráfico não estavam nada demais mas o argumento com a estrutura inovativa dos desenhos WWooWW se tiverem com muita atenção existem transições de planos que são simétrico e no meio do livro unem-se, Fantástico e ainda tenho de voltar a ler outra vez com mais atenção pk acho que se escapou alguma coisa, na minha opinião o argumento é o principal de qual história seja ela BD, livro, Filme, multimédia, e depois do argumento o estilo tem de dar o seguimento correcto à narrativa.

Tb pensava como o Grury super heróis bah!, eram bons enquanto éramos pequenos, mas com o Killing Joke, o batman de Frank Miller e o superman do Alan Moore, percebi que não era preciso guiarmos pelos heróis mas sim os autores é que eram os heróis como nos filmes em que prefiro guiar-me pelo realizador, as Bds de super herois foram impulsionadas pelo Swamp Thing em que pela primeira vez uma BD de heróis foi considerada "Mature Reading" a partir do numero 20 altura em que Alan Moore entrou em cena, abordava temas como o período de uma mulher, na altura era considerado tabu, ou ainda mais a relação entre duas mulheres e outros diversos temas camuflados no pântano que lendo agora é irrelevante mas na altura era novidade.
(últimos livros que comprei do swamp thing foi em Londres numa livraria perto to mercado de potbello road a caminho para o metro mais próximo, se tiveres oportunidade vai lá pode ser que encontres ainda alguns do Alan Moore Smile )

http://en.wikipedia.org/wiki/Swamp_Thing

a nova editora do Alan Moore é a TopShelf e possivelmente deve estar a preparar alguma coisa para breve, já que se se chateou com as editoras DC e Marvel tb ele não gosta das politicas deles, Smile .

http://www.topshelfcomix.com/

uma das ultimas aparições dele a falar sobre Lost Girls,

http://www.sextelevision.net/videoplayer/?segmentID=538&n=1

tb existe outros como Daniel Clowes e Charles Burns numa vertente surrealista, e o Mattotti italiano com desenho tipo rascunho mt bom, e acho que é só se me lembrar de mais alguns dps digo Smile

existe uma maneira fácil para verificares se vais gostar de certas BD ou não é sacares do Emule no formato PDF, claro que é só para teres uma noção da BD já que ter em formato de papel é outra coisa.

sem mais de momento

Laughing
VirtualFM
Colocada: Sex Set 14, 2007 12:04 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sil3 escreveu:
O Watchmen tem quase 20 anos...
(...)
Nunca li pa ser sincero, pois tal como tu o Grafismo atrapalhou-me logo, e sim, soui daqueles em que a BD vive 80-90% dos Graficos e o resto vem com o Argumento...pq se so quiserem fazer bons Argumentos...entao que escrevam livros e não BD Wink

Epá, com essa é que me surpreendeste! O Watchmen é espectacular, e a arte não é assim tão má como pintas(am). É um estilo e rapidamente nos habituamos a ele (nada de diferente de muita coisa da altura, como dizes, inclusivamente muita coisa da Marvel e DC). Acho que é um grave falha que um amante de BD como tu não tenha visto isto. (e pior ainda, que não viu porque não quer!)

Quanto ao argumento, não podia deixar de discordar mais! Por muito boa que seja a arte, se não houver uma boa história qual é o interesse de ler BD? Se quisesse ver desenhos e pinturas ia a um museu ou dava uma vista de olhos nas galerias de arte do CGTalk e afins!

O estilo visual é importante sim senhor e ajuda a envolver as pessoas na leitura, mas sem uma história decente considero perca de tempo olhar assim para uma sequência de imagens... é como ver um filme cheio de efeitos especiais espectaculares mas com uma história cheia de clichês, contradições, erros factuais, banal, mal representada, mal editada e cinematograficamente desinteressante (e assim defini a carreira cinematográfica do Uwe Boll!)

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Sil3
Colocada: Sex Set 14, 2007 9:17 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
São opções FM...

Eu não sou fan do trabalho do David Gibons, não que ele desenhe mal mas a Arte dele não me atrai em nada... do mesmo modo que nunca consegui ler o From Hell do A.Moore por causa dos desenhos do Campell... irrita-me olhar para aquilo.

Gostos são gostos... lembro-me de uma vez quando eu bulia na BD Mania há muitoooosss anos atras um dos meus Bosses ter-me dito que não suportava o Sin City, que lia mas o resto era um borrão de tinta que estava lá na página e que ele tentava nem olhar. Achei estranho, mas ok respeito os gostos de cada um hehehe, no entanto ele adorava o 100 Bullets e eu não achava nada de especial Smile

Concordo que uma BD com uma estoria de merda fica sempre mal servida, mas uma boa estoria com desenhos da trampa tambem não me agrada.

Eu nessa altura comprava e lia BD pelos desenhos e não seguia titulos, só os do Spider Man que comprava sempre fosse quem fosse a desenhar. De resto eu seguia desenhadores... fosse qual fosse o titulo que eles fossem desenhar lá estava eu com os Comics na mão assim que chegavam a Portugal.

A BD é essencialmente o Desenho (para mim), depois vem o resto, claro que muita gejnte não concorda e já muito se debateu por esse Mundo fora quem é que tem mais impacto numa BD, se o Desenhador se o Argumentista, os Franceses metem nos Albuns o nome do Argumentista primeiro, já nos USA os Comics de Super Herois regra geral dão mais destaque ao Desenhador.

Para mim o Desenhador vem em primeiro plano, pois é ao folhear um livro que eu ganho interesse ou não, o Desenho (essencialmente sem tirar merito a Artes finais e Cor) é o que me salta à vista... se me agradar compro, mas senão me agradar e embora me digam que a estoria é divinal... fico de pé atrás e ou leio primeiro ou então não compro ou nem leio :p

Depois...de todas as Feiras de BD espalhadas por esse Mundo fora, são os Desenhadores que atraem o publico e não os Argumentistas, afinal as pessoas querem ter os seus livros autografados e com um desenho personalizado, por muito boa que seja a estoria de algo, o giro é ter um autografo com desenho do Desenhador Wink

Quando se fala em BD, é o nome dos Desenhadores que salta logo, e em raros casos são conhecidos os Argumentistas...

- Neil Gaiman

- Alan Moore

São dois dos Argumentistas mais conhecidos na actualidade, ambos britanicos, digam ai o nome de mais 10 sff... agora digam o nome de 12 Desenhadores...viram hehehehe :p

Só para terminar...nope, não vou ler o Watchmen..espero pelo Filme Very Happy

(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament Very Happy )
MiguelJorge
Colocada: Sex Set 14, 2007 9:35 am Responder com Citação
Registo: 26 Abr 2007 Mensagens: 12
A arte é o que vai fazer com que peguemos no livro em primeiro livro, mas certos livros não são feitos para nos babarmos pelos desenhos... Apesar de alguns exemplos acima mencionados não primarem pela arte, são livros que depois de passarmos pelo experiência de os ler, não dá para imaginar seja quem for naquele papel.
pegando nos exemplos do Sil... mesmo que Watchmen e From Hell não sejam livros estéticamente "bonitos" e sem qualquer "glamour" visual em termos de desenhos, ninguém senão Dave Gibbons iria fazer um trabalho tão competente nos Watchmen, nem melhor que o Eric Campbell no From Hell. As próprias histórias são escritas com o estilo do artista em mente... Nem Watchmen seria um melhor livro desenhado pelo Jim Lee nem o From Hell iria brilhar se fosse desenhado/pintado por Alex Ross. Esses artistas destacaram-se nessas histórias por as terem transformado em experiências só compreendidas por quem realmente se der ao trabalho de os ler.

Para acrescentar algumas recomendações...
Fables escrito por Bill Willingham
Ex Machina escrito por Brian K. Vaughn
e (este mais pessoal) qualquer livro escrito por Warren Ellis

Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
_Gr9yFox_
Colocada: Sex Set 14, 2007 10:39 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 19 Jul 2007 Mensagens: 292 Local/Origem: lisboa
O Black Dossier!! Porque é que eu ainda não o tenho? Shocked

Para mim o argumento também é o mais importante. É o primeiro passo. Se o argumento falhar, a BD falha na minha opinião. A arte vem depois. Eu também não gostei da arte do Watchmen ao início, mas quando comecei a ver os detalhes (muito provavelmente indicados pelo control-freak Moore Wink ) vi a genialidade da coisa.

Para terminar a discussão sobre o aspecto do Watchmen, acho que é assim porque aquilo se dirige ao público dos super-heróis, e esta era a estética dos livros do género da altura. É quase um "Hey! Esta história tem gente em fatos justos!" e depois um kick in the groin monumental.

Não consigo ler um livro de BD ilustrado pelo Alex Ross. Acho que ele é bom para peças únicas, "quadros", capas. Numa BD inteira distraio-me a olhar para os desenhos e não avanço nada. Com o Jim Lee a mesma coisa.

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 1 de 2
Ir à página 1, 2  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens