Autor |
Mensagem |
< Geral ~ win xp 64 vs win xp 32 |
romanus |
Colocada: Seg Set 04, 2006 12:03 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Hellozes,
Gostava de saber se alguém daqui já fez a transição para o win xp 64 e se encontrou muitas dificuldades.
Isto porque temos neste momento cerca de 17 máquinas, e muitas delas com 4gb de ram, que neste momento, mesmo com todas as artimanhas possíveis, apenas detecta 3gb.
E também porque o max 9 e outros softwares estão a sair para a versão 64 bits...
A questão aqui prende-se se valerá a pena o esforço e tempo para a transição por causa do win vista...
Any tips on this are very welcome!
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Seg Set 04, 2006 12:27 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
Em Relaçao ao windows Vista nunca utilizei, agora no que diz respeito ao Win64bit o unico problema que tive até ao momento foi o facto de nem todas as empresas de hardware terem driver's actualizados para o windows xp64bit.
Já tentas.te usar um 3GB switch para resolver o problema da memória?? |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Seg Set 04, 2006 12:48 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Boas Romanus,
Eu ainda não testei (tenho amigos meus já a testar o Vista..), mas penso que num pipeline desse tamanho, é aconselhável esperar um pouco.. então se as máquinas forem muito diferentes, vais ser complicado... muitos driver's diferentes, politicas de segurança, netrender, etc... vais ter de tirar uma semana só para isso... na realidade é um format a todas as máquinas e ter de instalar tudo de novo..
Outro problema é que o Vista vai ser mais puxado para o hardware... não sei a seria melhor (tendo em conta as máquinas que tens) passar para o XP 64.. por enquanto...
Quanto ao 3GB switch só vai fazer com que uma aplicação veja +/- 2,5 GB de ram... é uma limitação de qualquer aplicação do Win32... para não falar do C4 que não vê mais de 1.5 GB o que é uma m****.. estou a fazer agora um projecto em HD e é um desespero.. |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Seg Set 04, 2006 2:55 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Citação: Isto porque temos neste momento cerca de 17 máquinas, e muitas delas com 4gb de ram,
Holy Sh!t dude! qualquer dia têm mais poder de calculo que a NASA! lol
Esse problema pode ser a mother board que não está a detectar correctament a ram...dunno
.... mas fds 17 mkinas com 4gb de ram! vcs não são so 5 macacos a trabalhar? Amén
LOLOLOL
cheers
||yen3d||
ps: |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Seg Set 04, 2006 3:37 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
5 macacos.. e a render farm?
Hum realmente provavelmente vai dar um bocado de trabalho passar tudo para winxp 64bit, mas se tiveres de esperar, que nao seja pela proximidade do Vista.. Pelos vistos, so la para principios de 2007, e depois vais ter ainda mais problemas que com o xp64 em termos de drivers, etc..
Se calhar faz uma pesquisa rapida para ver se encontras drivers do winxp64 para o hardware que tens nessas makinas e ao mesmo tempo de certeza que vais descobrindo na net artigos e relatorios de experiencias semelhantes e daquilo que pode correr mal..
As maquinas sao muito diferentes? |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Seg Set 04, 2006 4:04 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
infelizmente o windows so faz uso de cerca de 1,7 Ghz de ram...ao usar o 3gb switch ele passa a utilizar ate 3gb! mas nunca os 4gb...
o "xispas"64 ja resolve essa inexplicavel falha...o vista ainda esta muito longe de vista! portanto, e se fosse eu q tivesse 17 máquinas subaproveitadas, ia pelo "xispas" 64...so nos render nodes e nas workstations fazia um dual boot com o 32 e o 64 para nao haver crise de nao encontrares drivers...
alias... secalhar o melhor era instalares um 64 em dual boot numa workstation, testares e avaliares a partir dai...?
|
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Seg Set 04, 2006 5:45 pm |
|
|
Veterano
|
thanks for the replies,
ene.xis, exactamente o que estamos a fazer. Instalámos o xp 64 numa workstation e vamos instalar os primary and most used software's. Vamos testar durante esta semana.
De qualquer forma, postei aqui para saber se algum de vocês já tinha feito o mesmo.
Para ajudar à festa (LOL), as máquinas são TODAS diferentes umas das outras. Visto o investimento ser sempre faseado no tempo. As máquinas onde iria fazer esta transição seriam as workstations.
Yen, somos 5 operadores 3d, mas temos uma equipa maior, com operadores de flame, quantel, offlines e uma designer que recorrem a pc's muitas vezes... photoshop e outros que tais. E depois temos sempre as render farms... as potentes que estão sempre prontas para serem escravizadas!
Bom, no final da semana já vamos ter uma melhor noção do que é o win xp 64 a bumbar numa workstation.
Thanks again... cheerz |
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qua Set 06, 2006 10:17 am |
|
|
Já faz sozinho
|
depois avisa como corre tudo
a unica coisa que posso dizer eh que ter muiiiita memoria eh boooom hehe.. A workstation onde estou a trabalhar agora tem 2x AMD Opteron 280 dual core (portanto quatro cores..) e 8Gb de ram a correr no linux em 64 bits.. Eh lindo!
O problema do windows 32bits nao tem a ver com a propria limitacao dos 32 bits? Tenho ideia que com 32 bits so se consegue enderecar uma quantidade bastante limitada de memoria e que isso nao sera propriamente um problema do windows.. Por outro lado, para ter o winxp 64 bits e para se ter o beneficio do aumento de memoria, nao serao precisos processadores de 64bits tb? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Qua Set 06, 2006 10:24 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
a limitação de 4gb memoria nao está no sistema operativo mas na arquitectura de processadores x86 (32bits), só com os novos processadores 64bits é k é possivel ter mais memoria, essa limitação inclui a memoria virtual usada pelo sistema operativo, no caso do winxp costuma aconselhar 2/3 da fisica. quando tiveres resultados avisa romanus, tbem tenho curiosidade de saber como se comprtam os 3dapp em 64bits |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Set 06, 2006 11:37 am |
|
|
Escravo do rato
|
[quote="Guybrush"]a limitação de 4gb memoria nao está no sistema operativo mas na arquitectura de processadores x86 (32bits), só com os novos processadores 64bits é k é possivel ter mais memorias[/quote]
novos??eu tenho um proc 64bits ha mais de 2 anos!!hehe...por isso o hardware ja ca esta ha muito...o windows e consequentemente as apps é q estiveram à espera q a intel corresse atras do prejuizo!
|
|
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Qua Set 06, 2006 1:58 pm |
|
|
Primeiros passos
|
a intel nao tem cpus de 64bits á mt tempo, se nao contarmos com o itanium, e existem mts programas a funcar em 64bits e linux tbem já existe há mt a 64bits, o problema está em usar windows |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Set 06, 2006 2:25 pm |
|
|
Escravo do rato
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Set 06, 2006 3:30 pm |
|
|
Site Admin
|
Isso sao intruções a 64-bits... funciona como um atrelado, nao quer dizer que a maquina em si funcione a 64... |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qua Set 06, 2006 3:53 pm |
|
|
Escravo do rato
|
hummm....
entao a intel ainda n tem cpus a 64 bits? |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Qua Set 06, 2006 4:32 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Intel® Extended Memory 64 TechnologyΦ (Intel® EM64T) enables
64-bit computing on the server/workstation and desktop platforms when combined with supporting software. Intel EM64T improves performance by allowing the system to address more than 4 GB of both virtual and physical memory. Intel EM64T provides support for:
64-bit flat virtual address space
64-bit pointers
64-bit wide general purpose registers
64-bit integer support
Up to 1 terabyte (TB) of platform address space
se sao 64bits ou nao, sinceramente nem sei. Mas que fazem o que eh preciso fazem.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Qui Set 07, 2006 9:22 am |
|
|
Veterano
|
É claro que já existem processadores Intel a 64bits... temos vários aqui na ingreme.
De qualquer das formas, no computador onde instalámos... um dual athlon com 4 gb de ram a performance subiu 7% (render time). E o workflow aumentou tb...
Até agora não crashou e vamos já instalar em todas as workstations. Vale a pena, principalmente em termos de utilização completa de recursos (placa gráfica, software e memória ram)!
cheerz |
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Qui Set 07, 2006 9:34 am |
|
|
Escravo do rato
|
[quote="romanus"]É claro que já existem processadores Intel a 64bits...[/quote]
eu tb acho q sim...mas o post do flash deixo me baralhado...?
7%...só?mas em q tipo de cenas?muito pesadas?com rendertime enorme?
imagino q o aumento de performance deva ser exponencial...
com a compra da proxima worstation vou fazer um update po xispas 64 tb... |
|
|
|
Voltar acima |
|
|