Autor |
Mensagem |
< Iluminação ~ Onde estás tu VRay??? |
cc |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 12:20 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 09 Mar 2005
Local/Origem: lisboa
|
não posso deixar de concordar que é preciso valorizar o nosso trabalho, que a pirataria fomenta a desigualdade competitiva, etc, etc...
por outro lado, não posso ser hipócrita e cuspir no prato que já comi...
tb já andei por aí a tentar agarrar tudo o que houvesse por fazer...
queria aprender, queria evoluir, (estava a estudar e uns trocos davam jeito),
olhando em retrospectiva foram esses trabalhos á pato bravo que me deram o background para integrar numa equipa mais experiente e profissional.
Tenho tb a dizer que no momento que estava para acabar o curso, e uma vez que havia hipótese de fazer trabalho em freelance ( e já com alguns conhecimentos), já tinha estabelecido contactos para comprar as respectivas licenças (tanto nos vendedores como no BANCO) e só não fui para a frente com o projecto pq comecei a trabalhar numa empresa, com esta pequena história só quero dizer que apesar de tolerar a necessidade e a oportunidade em determinadas circunstancias temos de ter um palmo de testa para ver que se é para estar no mercado a sério é para jogar com as regras... e com as leis
ps: ainda bem que n me lancei em freelance... pois teria perdido a oportunidade de trabalhar em equipa, que se evoluiu muito mais rápido...
|
_________________ -- www.puraimagem.pt -- |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 10:32 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
muddymind: boa sorte com o estágio, parece que encontrate um patrão sério
CC: A trabalhar em equipa aprendes mais e ainda tens o gostinho da minha companhia Melhor impossível |
_________________ One of many at www.puraimagem.pt |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 11:23 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
Citação: É assim.. se quiseres aprender um prog então usa uma versao pirata à vontade...
nao, nao uses à vontade! é crime quer o uses profissionalmente ou nao!por isso é que existem as demos, os trials e as vesoes educativas ponto!
nao axo bem q se continue por ai a dizer à boca xeia q nao tem mal usar versoes piratas! cada um dps ajuize o q deve fazer ou nao!
Citação: ps- ja agora... parece que a entrevista correu bem e provavelmente vou la estagiar em agosto
Parabens e boa Sorte!
De facto, face "à conjuctura actual" (uau! sempre quis usar esta expressao tao usada pela nossa tao nobre classe política), o volume de trabalho é de facto mais magro, a presença desses parasitas de vao de escada com orçamentos irrisórios dificulta e muito as coisas, o problema é q de facto esse personagem se parasse para pensar e enviasse um CV e se empregasse nalgum sítio, provavelmente melhoraria a sua situacao financeira, e contribuia ai sim para uma melhoria do panorama do CG nacional.
Mas enfim a realidade é dificil!
Como ja disse anteriormente ja me espetaram algumas vezes com uns "ha um tipo q faz isso por..." e perdi alguns trabalhos à custa disso. Mais tarde alguns voltaram a dizer q perferiam pagar o meu preço...Felizmente! |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 1:37 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Pois é! É dificil ouvir as verdades! Não se pode lavantar a vóz que ficam logo muito ofendidos e embora a observação não seja directa a quem começou o thread o nightwalker tem razão.
Aqui ás uns tempos tive a oportunidade de fazer um trabalho freelance, ou mehor de apresentar um orçamente para o trabalho. Sendo o meu primeiro trabalho como freelance ( mas mesmo ) fiz o orçamento a contar com dinheiro para comprar a licença do software e como tenho de pagar segurança social também considerei isso.
Resultado: o cliente achas que é muito caro e envia o trabalho para uns estudantes que sabem dar uns toques no 3ds max.
E acho que isto ja aconteceu a mais gente.
Não tenho nada contra piratar para aprender e se não fosse isso não haveria pessoal "qualificado" em portugal.
Esta merda do 3d leva anos e anos a aprender a fazer cenas de jeito por isso façam valer os vossos conhecimetos e não se vendam barato.
A noção que o artista 3d/cg é um puto a brincar com o pc la em casa tem de acabar e isso depende de nós.
Fica aqui uma historia engraçada:
Um belo dia e Espanha, Picaço estava sentado num belo jardim a relaxar. Consigo tinha o seu bloco de desenhos e um lápis.
A uma certa altura aproxima-se um senhora.
"AH! É o senhor Picaço" - diz a senhora. "Sou uma grande admiradora do seu trabalho. Gostava de lhe pedir para desenhar o meu retrato. Adorava ter uma obra sua e minha casa."
" Bom dia minha senhora." Diz o Picaço. " Um retrato seu..? Não há problema. Sente-se confortavelmente.
A senhora senta-se no banco ao lado de Picaço.
Picaço pega no seu lápis e num gesto continuo e vigoroso saca um unico traço no papel.
Vira o desenho para a senhora e diz: "já está".
A senhora espantada, observa o desenho e responde: "Fantastico! está maravilhoso! Com um só traço conseguio captar todo o meu ser e percebe-se perfeitamento toda a minha personalidade. O senhor é fantastico, um verdadeiro mestre"
E por educação a senhora pergunta: "Quanto é que lhe devo por este trabalho?"
Picaço responde: "10000 pesetas"
"10000 p!?"- diz a senhor espantada. "Por isto? Mas só lhe levou 3 segundos a fazer!"
Picaço responde: "Não minha senhora. Levou-me a vida toda."
FIM
Get the point kids?
inté
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 2:23 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
exact-amente!
|
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jan 23, 2007 2:37 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
|
Voltar acima |
|
vicious |
Colocada: Sex Jul 20, 2007 11:35 am |
|
|
Novo membro
Registo: 11 Ago 2006
Local/Origem: Porto/Ermesinde
|
Para ser o mais honesto possivel, profissionalmente utilizo exporadicamente o 3D! basicamente que na minha profissão basta fazer uma planta, uma memoria descritiva e o orçamento! é só isso... naõ estou a cobiçar o hipotético trabalho de alguém! somente quando tenho uma pessoa que não sabe patabina de nada é que lhe faço umas imagens muito pictoricas para melhor compreensão e não cobro nada a mais por isso, alias os orçamento na empresa são gratuitos.
O principal objectivo aqui do tópico foi mesmo aprender mais!
Compreendo os vossos pontos de vista e apenas comentei não porque a carapuça não me serviu (até certo ponto) mas sim para esclarecer o meu propósito!
Agora não se zanguem mais, e façam o que voces fazem de melhor, ficar calados na brinca, dediquem-se aos vossos 3D que é isso pelo qual nos aqui estamos!
abraços.... |
|
|
|
Voltar acima |
|
|