Autor |
Mensagem |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 1:19 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Romanus e Malanjo, o vosso argumento tinha toda a lógica a uns anitos atrás, mas cinceramente, acho que hoje em dia não existe desculpa para pelo menos não ser discreto...
As learning editions de quase todos os programas, e como disse o rcas, o open source, mudaram completamente o panorama para quem quer aprender. E no final o ene.xis tem razão, os freelancers de vão de escada nascem de facilitar estas situações... |
|
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 1:39 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Local/Origem: Puorto
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 2:05 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Discordo, mas respeito. Continuo a achar que uma pessoa não vai aprender open source softwares para depois ir para a indústria e ter que re-aprender outro software completamente diferente.
Eu quando fui ao Canadá, só queriam operadores de softimage e maya. Achas que se eu chegasse lá e dissesse que dominava um software open source que ng usa em produção e quando o começarem a utilizar, deixa de ser open source num tiro... enfim...
Continuo a dizer que para fins comerciais, comprar tudo... legalizar para ter que cobrar os preços certos. Para aprender, warez à fartazana!
Mas isto é apenas a minha opinião, baseada na minha experiência pessoal e na minha sensibilidade. A partir do momento em que fiz o meu primeiro trabalho comercial, cobrei o preço para pagar o 3ds studio 1.0. Se todos os outros fazem isso, dúvido, e por isso é que somos todos individúos, únicos e sempre diferentes nas suas opiniões e convicções. Por isso é que vale a pena viver!
cheers |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 2:27 pm |
|
|
Veterano
|
Tudo bem Romanus mas deixa-me só apontar que tanto o maya como o xsi e já agora o Houdini, têm versões de aprendisagem gratuitas, completamente funcionais e sem limite de tempo... Depois, o software não é assim tão importante na selecção de pessoal... |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 2:57 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Eu concordo com os dois lados!
Penso que para aprender, warez é a melhor coisa (e todos ou quase tdos aprendemos por isso). Até porque as learning edition têm algumas limitações.
Por outro lado não acho correcto andamos a falar disso aqui, e user A B ou C dizer que sacou a versão tal do software tal.
É como se os outros user se tornassem cumplices de um crime!
comentarios tipo :
Citação: que pessoal "como eu" que têm o max via (warez)
tudo bem. a malta sabe que se faz isso mas é melhor guardar esses coments para nós proprios.
Até porque temos de lembrar que isto é um forum publico e nunca se sabe quem pode estar a ler isto, certo?
peace
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 2:58 pm |
|
|
Escravo do rato
|
opinioes sao uma coisa romanus.....
outra coisa é estares a desculpabilizar quem comete um crime, porque é isso q estas a encorajar!
....a partir da tua experiencia pessoal... |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:03 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Não sei bem como está a lei ... mas acho que desde que não se use para fins comerciais que não há problema.
é como gravar um cd de musica como back up...
se tiver errado digam
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:04 pm |
|
|
Veterano
|
Crime ? Isso já é fundamentalismo a mais para mim. Até porque tecnicamente o download não é crime. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:18 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Só um pequeno post para ver se isto entra nos eixos.
1. Opiniões cada um tem a sua e temos de aceitar a dos outros, e se não for para se dar uma critica construtiva é melhor parar por aí.
2. Evitem andar "virtualmente" à porrada, é que isso diminui a qualidade do fórum e afasta potenciais utilizadores.
3. A utilização de software pirata é crime, fazer um backup não o é se a pessoa em questão possuir o original.
4. Para quem quer aprender existem versões de Demo por 30 dias e versões Demo sem limite de dias mas com uma marca de àgua. Quem não gostar pode ainda comprar um licença de educação que anda na volta dos 100 euros.
5. Software Open Source é livre e grátis, de resto é como qualquer outro software, e o Blender já foi usado em várias produções, a previz do Spiderman foi feita no Blender .... A vantagem é a de poder aprender CG e 3D sem desembolsar, os nomes são idênticos em quase todos os pacotes e os conceitos gerais são os mesmos em todos eles. E o que conta mesmo nesta àrea é o produto final, ou seja, uma Demo Reel, seja esta feita em Blender ou Max.
Por isso, calma e aceitem os outros como eles vos aceitam a vós.
Acho que se todos cooperarem uns com os outros isto até anda melhor e todos aprendemos uns com os outros.
-- Rui --
PS: Já viram no que uma thread com o nome "AJUDA !" se tornou ? |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:26 pm |
|
|
Escravo do rato
|
[quote="Nightwalker"]Crime ? Isso já é fundamentalismo a mais para mim. Até porque tecnicamente o download não é crime.[/quote]
desculpa...crime se a usar para fins comerciais como tinha vindo a dizer em posts anteriores.
esse é o uso q eu sou contra, eq nao consigo encontrar tao facilmente uma distinçao....do genero este esta a usar para a prender, mas nunca o usara para fins comerciais....
Rcas....
os meus posts anteriores mencionam quase sempre todos os topicos... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:27 pm |
|
|
Veterano
|
RCAS, calma Eu não me parece que ninguêm esteja perto do comfronto físico
Quanto ao crime, acho que se está a banalizar a palavra, crime são outras coisas, lá por o mainstream chamar crime a isto ou terroristas a outros, não quer dizer que seja moralmente ou eticamente verdade. Não preciso pensar muito para me lembrar de outros criminosos e outros terroristas, mas pronto isso é outra conversa... |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:35 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: RCAS, calma Eu não me parece que ninguêm esteja perto do comfronto físico
Quanto ao crime, acho que se está a banalizar a palavra, crime são outras coisas, lá por o mainstream chamar crime a isto ou terroristas a outros, não quer dizer que seja moralmente ou eticamente verdade. Não preciso pensar muito para me lembrar de outros criminosos e outros terroristas, mas pronto isso é outra conversa...
Como mencionei acima, confronto "virtual".
E quanto ao crime, porque fazer download e não usar antes a Demo. Caso não se pretenda o limite de 30 dias ou a marca de Àgua, as versões de educação custam 100 Euros.
Tenho a certeza que depois de uma Demo de 30 dias a pessoa já percebeu se lhe interessa o software ou não, como tal os 100 euros para a licença de educação não me parecem nada do outro mundo. |
|
|
Voltar acima |
|
ene.xis |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:38 pm |
|
|
Escravo do rato
|
ok posto estes 2 ultimos posts nada tenho a acrescentar....
ufff
apenas.... q ta sol e quente e tenho um deadline a apertar me o gasganete, mas as 7 ninguem me tira o fino no fernando a bere o mare! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:42 pm |
|
|
Veterano
|
RCAS Concordo completamente contigo, aliás podes ver isso nos meus posts anteriores, mas crime é na minha opinião uma classificação abusiva. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 3:46 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: desculpa...crime se a usar para fins comerciais como tinha vindo a dizer em posts anteriores.
esse é o uso q eu sou contra, eq nao consigo encontrar tao facilmente uma distinçao....do genero este esta a usar para a prender, mas nunca o usara para fins comerciais....
Rcas....
os meus posts anteriores mencionam quase sempre todos os topicos...
O problema em Portugal é que quem começa incentivado a usar software Pirata para aprender irá eventualmente usa-lo para vender o que fez.
Só mesmo as empresas com maior nome é que têm todas as licenças, se forem perguntar ao Arquitecto da esquina que funciona como Freelance e leva preços baratos se tem licenças, ele foge pensando que são das Finanças.
Em muitos dos casos deve-se à pessoa ter começado a aprender com Pirataria e achar que isso é banal. Uma licença de Educação não custa caro e permite o mesmo, se isso for o método indicado sempre que alquem perguntar por Pirataria se calhar mudam-se as mentalidades.
Mas isto é a minha opinião, cada um tem a sua, e cada um deve ter consciência para decidir o que deve fazer.
Não aceito muito bem é que me digam que para aprender usam Pirataria, que o software custa muito caro, quando as versões de educação nem o são. Como já mencionei noutros posts sou analista de sistemas e tambem não gosto de ver os programas que fiz a ser pirateados, mesmo que seja para aprender, existem versões mais baratas para quem quer aprender.
As empresas vivem das licenças e se todos usassem pirataria então as empresas faliam e acabava o software. E não pensem que um Max, ou um Maya não vale o que pagam por ele, vale e bem, pois o investimento para construir uma plataforma daquelas foi muito elevado. |
|
|
Voltar acima |
|
comanight |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 10:07 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
|
Citação:
comentarios tipo :
Citação: que pessoal "como eu" que têm o max via (warez)
tudo bem. a malta sabe que se faz isso mas é melhor guardar esses coments para nós proprios.
Até porque temos de lembrar que isto é um forum publico e nunca se sabe quem pode estar a ler isto, certo?
sorry.. tens razao..
Citação:
Quem não gostar pode ainda comprar um licença de educação que anda na volta dos 100 euros.
Por acaso desconhecia a existência.. (tal como eu mt boa gente) e axo um preco acessivel...
Vou procurar onde se pode adquirir.. já agora sabem onde se pode comprar? |
_________________ www.flopes.eu |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 25, 2006 11:05 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Do Max concretamente podes comprar na The.Edge, mas tens lojas online tambem, mas nessas normalmente precisas de um comprovativo de estudante. |
|
|
Voltar acima |
|
|