Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Lets Talk About Money?

Nightwalker
Colocada: Qui Jul 20, 2006 3:54 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
o conceito de creative collective

Podes explicar o conceito ou indicar algum link please Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
sianto
Colocada: Qui Jul 20, 2006 4:05 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 30 Dec 2005 Mensagens: 34 Local/Origem: Portugal
Um Creative Collective nada mais é que um grupo de pessoas com especialidades compatíveis ou complementares que se reúnem com o objectivo de potencializar seus mercados, aumentar a qualidade do seu produto e ter uma estrutura que lhes permita conquistar trabalhos maiores. Podem ser pintores, artistas 3d, arquitectos, animadores, designers gráficos... basicamente, qualquer actividade relacionada com a criação e a criatividade. A Shynola ( www.shynola.co.uk ) começou como um CC. A Core Audiovisual também um uma CC ( http://www.coreaudiovisual.com ).

Tem um artigo sobre isso na Creation Mag: http://www.creationmag.com/editorial/features/cometo_feb02/cometo.shtml

É um conceito muito interessante, porque a principio nao ha patroes e empregados, apenas colaboradores fixos e eventuais. É mesmo uma espécie de cooperativa criativa.

É claro, no entanto, que é necessario reunir pessoas com afinidades, tanto criativamente quanto pessoalmente.

Se não me engano, o Tronic Studio tb é um CC.

Tenho muita vontade de participar de uma estrutura assim. Mas, como disse, o fundamental é encontrar pessoas compatíveis, profissionalmente e como seres humanos... e tenho pouco tempo de Lisboa, ainda nao conheço gente suficiente para começar a transformar isto em realidade.

Abraços!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jul 20, 2006 4:38 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
a pixelcorps eh ou esta-se a tornar numa cc tb...

http://www.pixelcorps.com

.: a

Colocada: Qui Jul 20, 2006 4:42 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 27 Jul 2005 Mensagens: 331 Local/Origem: Quinta do Anjo
Acho que isto explica tudo "Teams 2005" :

Nightwalker
Colocada: Qui Jul 20, 2006 5:06 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Conceito interesante... hum... era de falar disso, podiamos combinar uma tertulia sem compromisso.
ene.xis
Colocada: Qui Jul 20, 2006 5:26 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 05 Jul 2006 Mensagens: 316 Local/Origem: Puorto
parece me optima ideia...
andei algum tempo a pensar no mm...mas como o trabalho come o tempo para pensar nestas coisas....foi mais um pensamento solto q fica por concluir...inda bem q nem toda a gente é lazy como eu Laughing
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Qui Jul 20, 2006 5:36 pm Responder com Citação
digo-vos desde ja q nao eh nada facil, eu basicamente tava a trabalhar como team leader da visual effects team na pixelcorps, cargo q agora o erik (q eu conheco tb) o faz.

eu bazei, pq nao tive pachorra de tar a aturar e ensinar pessoas de todo o mundo q nao se comprometiam a trabalhar a tempo e a dar horas para produzir comps de grande qualidade. tavamos a trabalhar num film do tipo q fez o csi:miami, mas aquilo era tao caotico q eu acabei por sair antes de ir tudo por agua abaixo.

mas foi uma experiencia fantastica, q acho q tem futuro. usavamos bittorrrent para distribuir os hd plates e ligavamos os nossos computadores em casa atraves de vpn para acedermos as license numbers da software q usavamos, tipo shake, boujou, etc etc.

mas ninguem fazia trabalho de jeito. demorei semanas a entrevistar pessoas a tentar escolher os melhores e mesmo assim, os melhores q entraram pra minha equipa so um eh q realmente trabalhava bem. o resto, mandavam-me os comps deles q eu tinha d passar horas a corrigir...

mas pronto, era um aglomerado altamnete. eu corrigia, fazia tutoriais online para eles pereceberam onde os comps estavam errados, e assim sucessivamente.

tudo por bit torrent, tudo atraves d foruns online.

foi porreiro. mas agora nao tenho tempo por isso nao posso andar por la.
o alex (chief architect) eh um gajo porreiro.

Colocada: Qui Jul 20, 2006 5:53 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 30 Dec 2005 Mensagens: 34 Local/Origem: Portugal
O tipo de CC a que eu me refiro é um pouco diferente. Habitualmente nao envolve trabalho remoto. na verdade, a sua força esta justamente em reunir 3, 4, 6 pessoas, quantas sejam, com objectivos comuns e nivel de conhecimento equivalente, em um mesmo sítio e actuando num mesmo mercado. É o caso da Shynola e da Tronic.

O conceito da Pixelcorps me parece um bocadinho diferente... é mais uma "creative network". É mais o esquema da UniversalEverything . Pode funcionar também, mas tem suas complicações possíveis.

Ambos tem vantagens e desvantagens, e tem muitas coisas em comum. Mas são essencialmente diferentes na forma de trabalhar no dia a dia.

O que eu gosto no conceito de CC é que se reúne pessoas com backgrounds ligeiramente diferentes mas objectivos comuns, envoltos por um mesmo espaço economico-cultural. Isso pode resultar em coisas bem interessantes. Principalmente porque ninguem esta ali numa relaçao de patrao-empregado. Todos estao ali porque gostam do que fazem, quem quiser, baza quanto apetecer... Mas quem quiser ficar, trabalha junto, cria junto, dá força aos outros.

Bom, no caso de uma CN tb... a diferença é que, pela distancia, o convivio e o brainstorming fica dificultado. Mas em compensaçao se consegue ter acesso a habilidades e recursos espalhados pelo mundo, que as vezes sao impossiveis de conseguir localmente.

E, claro, nada impede de existir uma CCN ... if you kown what i mean... Wink

Abraços!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
fonziewonzie
Colocada: Qui Jul 20, 2006 5:56 pm Responder com Citação
yup, uma cc eh bem mais facil to manage q uma cn ou uma ccn.
;)

Colocada: Ter Jul 25, 2006 6:14 pm Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Já agora, para os que trabalham no UK, onde os salários são muitissimo mais altos, bem como o custo de vida: quanto a impostos, como é? Que percentagem do salário é "comida" pelo estado britânico?.... espero n estar a fugir mt do tópico, mas estou a fazer contas a ver se compensa ou não work in the UK....

Thanks!
Grury
Colocada: Ter Jul 25, 2006 6:49 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Gerbilho escreveu:
Já agora, para os que trabalham no UK, onde os salários são muitissimo mais altos, bem como o custo de vida: quanto a impostos, como é? Que percentagem do salário é "comida" pelo estado britânico?.... espero n estar a fugir mt do tópico, mas estou a fazer contas a ver se compensa ou não work in the UK....

Thanks!

Cerca de 25% dependendo do escalao salarial.

fonziewonzie
Colocada: Ter Jul 25, 2006 7:39 pm Responder com Citação
se ganhares mais de 30k entao lerpas com 40%.

Colocada: Ter Jul 25, 2006 11:15 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
http://www.redefreelance.com

Sianto, nem se é disto que falas, tive para entrar nesta cena,
mas acabei por não experimentar.

como é normal dos tugas, pagas uma pequena mensalidade e ficas
como um dos freelancers disponíveis.

Por outro lado tb podes concorrer aos projectos que a rede têm em carteira.

Como todas as nossas coisas têm um grande "senão"...
Nada é garantido e têns 12167 Inscritos para 304 projectos disponíveis...

de qualquer maneira dá uma olhada, pk isto têm muita vertente para design.
hasta
Gerbilho
Colocada: Sex Ago 11, 2006 10:59 am Responder com Citação
Escravo do rato Registo: 23 Jan 2006 Mensagens: 270 Local/Origem: Portugal
Esta vida não é fácil... Mais ninguém quer talkar about money?...

Colocada: Sáb Ago 12, 2006 3:25 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 21 Jun 2005 Mensagens: 401 Local/Origem: Lisboa
Em breve falarei sobre o assunto (até porque alguem já teve a delicadeza de por coisas na minha boca fora de contexto..)... mas neste momento.. muito trabalho...

www.idesign.pt

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 2
Ir à página Anterior  1, 2
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens