|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Lets Talk About Money? |
yen3D |
Colocada: Sáb Jul 15, 2006 11:30 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Estive no outro dia a falar com um colega meu sobre este tema e achei interessante discutir isto aqui no forum.
Parece que este é um tema que tende a surgir muito na altura em que se vai de ferias ou no natal ( estranho, não? ).
Para mim é sempre um pouco chato falar de ordenados pois como a maior parte das pessoas nesta "industria" eu não entrei para isto por dinheiro ou para ser rico mas quando se tem de pagar as contas da casa e sair debaixo das asas do pai e da mãe o dinheiro torna-se um factor importante a ter em conta.
Para ser mais directo a questão é: O que é para vós um bom ordenado?
Ou por outras palavras qual é o ordenadado que de acordo com a experiencia e capacidade, cada um acha JUSTO?
Eu penso que numa industria tão pequena como a nossa há que dar grande valor às pessoas pois o lema "... ninguem é insubstituivel" nem sempre é verdade ou de aplicação simples. Algumas empresas ja começam á procura no estrangeiro pois não conseguem encontrar pessoas em Portugal.
Penso que qualquer ordenado abaixo dos 1000 é mau.
Um pessoa safa-se com menos mas quando uma parte das empresas requerem que o trabalhador se desloque da sua cidade e arranje casa perto do local (ou na mesma cidade) 1000 euros não é nada!
Se formos a considerar pessoal com experiencia e a desempenhar mais que uma função (modelador/animador/iluminador e sabe-se lá mais o quê) então bem podem subir isso para bem mais.
Eu ganho bem abaixo dos meus valores desejados. Dizem que aqui para o norte os ordenados são mais baixos.....
então... o que é que a malta pensa sobre os ordenados pagos na nossa área?
cheers ppl
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Gerbilho |
Colocada: Sáb Jul 15, 2006 2:53 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 23 Jan 2006
Local/Origem: Portugal
|
Para começar gostaria de dizer que esta vida não é fácil...(já alguém se tinha apercebido?! )
Sinceramente não sei o que dizer pois embora também trabalhe na área, essa não é a minha função principal. Desgraçadamente sou arquitecto...(sim profissão desgraçada neste país), tenho 7 anos de experiência merecia um ordenando muito superior ao que ganho, é muito injusto mas é assim, o desemprego não perdoa....e os "patrões" usam e abusam da situação. Um salário justo? 2000€ pra cima.... that's it. |
Editado pela última vez por Gerbilho em Sex Ago 11, 2006 10:25 am, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Sáb Jul 15, 2006 7:48 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Well,
Tbh, na nossa pequena indústria e com a crise generalizada em todos os sectores, acho que os ordenados deveriam ter a seguinte base (na área de pós-produção, que é a que tenho mais contacto com...):
800 a 1000 euros liquidos para um "júnior" - alguém que está a iniciar a sua carreira, mas já tem capacidades de produção real.
1000 a 1700 euros liquidos a um aspirante a "senior" - alguém que já tem capacidade de produzir um filme do príncipio ao fim, mas ainda tem que ter alguém que se responsabilize pelo trabalho, em caso de falhas.
1700 a 4000 euros liquidos a um "senior" - alguém que assuma a responsabilidade do resultado final do trabalho, assumindo toda e qualquer responsabilidade pelo mesmo. Geralmente um "senior" tem que ser um bom operador, um bom técnico, e geralmente ocupar outras funções, como contacto directo com clientes e muitos etcs...
Estas definições são muito subjectivas e discutíveis... apenas quis dividir em patamares de evolução, porque não podemos comparar alguém que está a iniciar-se nesta área (por mais talento que tenha), a uma pessoa que tem uma rodagem de 10 ou mais anos, com outra experiência nessa mesma área.
Este tema é muito interessante e gostava muito de ouvir os tugas que estão no estranjeiro, para podermos comparar a nossa realidade com as outras E também opiniões de pessoas em outro tipo de áreas, é claro...
cheerz
PS: Quando tinha 23 anos, tive um patrão que me disse algo que nunca me esqueci até hoje, e que é uma grande verdade empresarial. Um empregado tem que ganhar 3 vezes mais (ou mais, claro) o seu ordenado para a entidade que o contracta. Portanto, se tiverem uma ideia de quanto fazem ganhar a empresa onde trabalham (em termos mensais), façam as contas e, facilmente têm uma noção se estão a ser muito mal pagos, medianamente, ou muito bem pagos. |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sáb Jul 15, 2006 8:03 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Eh Eh... vou de férias uma semanita.. dou a minha opinião quando vier... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Jul 16, 2006 12:06 am |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
Sou Analista de Sistemas e ganho acima dessa média dos 1000 Euros, mas ainda me falta para chegar aos 2000. Esfolei-me para chegar a esses valores, que em Portugal não é nada simples sem ter uma Licenciatura em Engenharia (faltam-me 3 anitos), mesmo que se tenha o conhecimento e experiência, tem muita empresa que não dá o valor.
Mas como tenciono mudar de carreira definitivamente para o CG tenho feito o que posso para conseguir ganhar conhecimentos e conseguir estar a um nível que eu ache aceitavel para poder enviar uma Demo Reel para uma empresa em busca de mudar de ares.
O que posso dizer é que o CG é em muito comparável à programação e análise de sistemas, as dificuldades são idênticas. E acho que se muita gente da área do CG usa-se metodologias iguais às de Análise de Sistemas e de Arquitectura de Sistemas, mas aplicadas ao seu trabalho em CG as coisas podiam sair mais rápido, mas isto é outra conversa.
Como tal e comparando com a àrea de TI, acho que os seguintes valores são justos:
- júnior acabadinho de chegar deva ganhar os 600 euros liquidos + despesas de deslocação.
- entre um a dois anos de trabalho e experiência comprovada, 1000 euros liq, + despesas de deslocação.
- entre 3 a 4 anos de trabalho e já um portfolio que fale por si, 1800 euros liq. + despesas de deslocação.
- a partir dos 5 anos, 2300 euros liq. + despesas.
E sempre por aí acima. Com as despesas de deslocação ajustadas a cada caso, mas nunca menos que 100 euros (eu de ir da margem sul para alfragide norte gasto à volta de 300 euros em despesas), a não ser que se tenha quarto na empresa. E ainda sem contar com o subsidio de alimentação.
Agora, isto não invalida que um gajo com um ano de experiência não vá ganhar 1300 eur. liq + despesas, desde que mostre valor para isso.
Outra coisa que acho correcta é ao fim de 6 meses após admissão numa nova empresa o ordenado ser revisto.
A minha revisão quando entrei para a empresa onde estou foi aos 8 meses e tive um aumento de 30%, nada mau, mas isto foi por ter demonstrado que aprendia rápido, tinha metodologia e porque nesta empresa valorizam as pessoas.
Espero contribuir para esta discussão, isto da parte de alguem que não trabalha directamente na área.
-- Rui -- |
_________________ Blender 3D all the way.
http://www.blender3d.org |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Dom Jul 16, 2006 3:45 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Interessante este thread, acho que vale a pena participar!
Em primeiro lugar, umas considerações gerais: uma coisa que tenho reparado que me atrofia os nervos é que as pessoas não dão o devido valor à nossa profissão. A maiorira pensa que "ah depois o computador faz tudo não é?!" e mesmo depois de uma explicação sobre a dificuldade e complexidade do processo ainda dizem "pois, mas basta carregar nuns botões e pronto!"
Sinceramente, não é de admirar! Afinal, quem não passa pelas experiências não faz ideia do grau de complexidade das coisas. Por isso, vou desempenhando o meu papel de "pregador", tentando eslarecer o melhor que posso, mas não levo a mal por causa de me estarem sempre a dizer que "o computador faz tudo" ou que "fazes bonecos, não é?!" com um ar divertido como se passasse o tempo a brincar (e quando se está a fazer trabalho de arquitectura é porque se está "a brincar às casinhas"!).
O que realmente me lixa a cabeça é que os próprios artistas não se tenham em maior consideração. Além de já ter sido confrontado com situações em que o cliente diz "Ah, mas fulano faz-me isto por (um valor que é 5 vezes menos que o meu)" e um gajo vai a saber e descobre que é o sobrinho do cameraman que tem uma cópia do Max crackado em casa, teve umas aulas numa das escolas 3D (curso pago pelos pais, não do bolso dele) e faz as coisas por uns trocados porque sempre lhe dá para ir estoirar para as Docas durante um dia ou dois. Este tipo de pessoal, que não teve de desembolsar 4500€ no Max/Mays mais os 4000€ do curso (na altura era assim), não tenciona pagar upgrades (mais um dinheirão) e não sabe quanto custa a vida (não tem contas para pagar), esse pessoal +e que estraga o mercado.
E falo nisto porque houve (ou ainda há, não sei), uma discussão no forum CGArtDomain em que muita gente achava fantástico ganhar 10€ à hora! E se admiram por alguém levar 500€ por fazzer um logotipo. Além de não darem valor ao software nem pensar nas despesas inerentes (porque não é só o software e os seus upgrades, são as constantes trocas de computador, o tempo perdido a montar e desmontar discos e placas gráficas (se se perceber alguma coisa do assunto, porque não nos podemos esquecer que são outros departamentos), reinstalar software, e tempo de formação em aprender todas as features novas e se actualizar.
O que o pessoal se esquece, é que a nossa área funciona com sistemáticos impulsos tecnológicos, traduzidos em técnicas para atiangir o objectivo de conseguir reproduzir a realidade o mais fielmente possível. E para que se consiga sobreviver nesta área, é preciso estar constantemente a aprender conceitos novos, a reaprender técnicas que vão sendo ultrapassadas ou ficando cada vez mais compleas, e a juntar tudo isto. E em vários programas, pois cada programa tem uma abordagem diferente e como se sabe ficar fidelizado apenas a um programa pode ser comodista mas não permite usufruir das melhores técnicas do mercado.
Eu ando nisto há quase 12 anos. Sou freelancer. (Sim, sou freelancer há quase 12 anos! Meu Deus, que velhote que estou!) Quando comecei, estavam-se a dar os primeiros passos com a utilização de IK, ninguém sabia o que eram Subdivision Surfaces, ou SubSurface Scattering, não havia sub-pixel-displacement, nem simulação de fluídos. Simulação de partículas era primitivo e dava resultados "giros" e não "realistas". Os sistemas que haviam não permitiam respawn de partículas e sem dúvida que eram mais difícieis de utilizar que estes de agora. Character animation era um sonho quase inalcançável. Não se falava em "rigs". Modelar caras... HaHaHa! Não havia ferramentas que permitissem tal coisa sem se suar forte e feio. Só uns quantos iluminados é que o conseguiam fazer a nível mundial, e demorou a aparecer uns modelos humanóides à venda por valores acessíveis. Radiosidade e Global Ilumination eram coisas escritas em papéis, teorias impossíveis de utilizar por requererem supe-computadores. Nem vou falar de Volumetric Lights nem de Volumetric Smoke, nem de Caustics nem de Anisotropic Specularity e, pior ainda, meter Radiosity em objectos com anamorphic specularity e subsurface scattering, com caustics, tudo numa cena... era caso para durar 2 anos de render, caso houvesse software que tivesse esse potencial!!!
Só para que o pessoal novo daqui tenha uma ideia: o 3DS Max não existia, era o 3DStudio em DOS. Não havia Softimage XSI, havia Softimage 3D na versão 3, se não me engano,Alias/Wavefront era o Maya de então (estes dois não eram para os dentes dos comuns mortais, pois custavam para cima de 4 ou 5 mil contos (25000€) e só trabalhavam em SGI, que tb era para cima de um dinheirão cada máquina, praí uns 75000€), o Lightwave ia na versão 3.5 (ainda em Amiga, não havia para C), o mesmo sucedia ao Cinema 4D, que começou a aparecer nessa altura a sua primeira versão. Ah, e os renderings, meu Deus, os renderings, coisas que demoravam horas fazem-se agora em tempo real!
Mas depois de toda esta evolução quer isto dizer que agora as coisas são mais fáceis?! Bom, sim e não! Antigamente eu fazia renders que me demoravam meia-hora por frame, agora, apesar de termos processamento umas 600 vezes mais potente (ou mais!), continuo a fazer frames cujo render me esforço porque se *mentenha* dentro da meia-hora! E se bem que agora seja mais simples conseguir-se alguma coisa, conseguir-se alguma coisa bem-feita custa muito, para mais que agoa o nível de exigência do grande público não se contenta com umas bolas espelhadas a rodar sobre um fundo axadrezado!
Voltando à vaca fria: sou freelancer há quase 12 anos. Durante todo este tempo mantive-me à frente nas tecnologias que permitem fazer animação e efeitos 3D. Estando num país sem grande indústria neste campo, tive, por força das circusntâncias, de ser um generalista, logo tive de estudar e aprender cinco vezes mais técnicas/programas do que gostaria ou do que faria caso começasse agora. Sendo assim, considero-me um modelador razoável em formas inorgânicas, desenrasco-me nas formas orgânicas, sou muito bom em texturização por funções procedimentais e faço umas coisas com aplicação de texturas desenhadas em programas de desenho, considero-me um bom técnico e solucionador de problemas, faço rigging de personagens (e às vezes até gosto!), não sou muito mau em animação de personagens, apenas sou impaciente, já trabalhei e percebo alguma coisa de motion capture e respectivo processo desde a calibração dos sensores até à fase de limpeza de keyframes e re-animação dos pontos problemáticos, sou muito bom em efeitos especiais, especialmente no que toca a partículas e efitos volumétricos, onde me considero expert (pelo menos utilizando o Lightwave), sou bastante bom em iluminação e sei ver quando devo render em passos ou deixar itr tudo ao molho, o que me leva à composição, onde sou razoável em termos de composição pura e dura mas preciso de melhorar os skills de rotoscopia.
Em termos de software, do que interessa já mexi em tudo excepto no Houdini e no ZBrush. Em 3D sei o Lightwave de trás pra frente, safo-me no XSI, mexo em Maya (especialmente nas partículas) e fujo do Max a não ser quando é mesmo preciso lá ir. Em termos de composição sei trabalhar em AfterFX (mas detesto-o), Combustion e Fusion (sem dúvida o mais potente). Calculo que o Shake e o Nuke não sejam muito diferentes (o Nuke é fenomenalmente parecido com o Fusion!) e de qualquer forma considero-me um "fast learner", por isso programas novos não me assustam. Já para não falar nos programs de criação de CD-Roms, os quais também utilizei exaustivamente (sendo o meu preferido o Scala Multimédia, que não uso desde há uns 6 anos mas ainda existe sob o nome Infochannel Designer e parece bastante jeitoso para fazer apresentações e desenvolver aplicações CD-Rom).
Portanto... tendo em conta tudo isto, digam-me vocês: quanto é que eu valho?! Acham que irei trabalhar para algum lado por 1000€ por mês?! Ou mesmo a uns "fantásticos" 10€/hora (1760€/mês)?! Não me parece... Ali o Romanus lançou uns valores mais realistas com as minhas expectativas.
Agora um conselho para o Rcas: se queres ganhar dinheiro, não deixes o ramo das TI para vir para o CG! Aprende SAP e passas a ganhar 3 a 5K€ em poucos anos, que é o que todos os meus amigos que continuaram em TI ganham (antes de ter mudado para esta área eu era consultor na ex-Andersen Consulting, por isso sei do que falo).
PS: Desculpem lá o monólogo! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Jul 16, 2006 11:16 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: Agora um conselho para o Rcas: se queres ganhar dinheiro, não deixes o ramo das TI para vir para o CG! Aprende SAP e passas a ganhar 3 a 5K€ em poucos anos, que é o que todos os meus amigos que continuaram em TI ganham (antes de ter mudado para esta área eu era consultor na ex-Andersen Consulting, por isso sei do que falo).
O problema é que com a idade se vai chegando mais à conclusão que se não se fizer algo de que se goste, nunca se é feliz.
Tenho 25 anos, 5 anos de trabalho na área de TI e 3 anos de CG quando o trabalho o permite, utilizando ferramentas Open Source e contribuindo para elas.
Terminei o 12º Ano no "regime" em que se tinha um agrupamento 2 de Artes, era para ter seguido para Pintor, mas as saídas quase nulas e um futuro incerto levaram-me a ir para a Faculdade na área das TI, para Eng. Informática, curso que ainda não terminei e nem sei se o vá terminar.
Após ter terminado o 12º ano fui trabalhar, primeiro para o Continente como repositor, depois para uma Empresa multinacional como Programador até chegar à empresa onde estou agora, e o que fiz do curso de Eng. foi no regime nocturno, alternando entre 8 horas de trabalho e 4 horas de curso todos os dias.
Já dei o litro e já me esfolei para poder ganhar o que ganho, mas não me sinto realizado.
Desde que comecei a trabalhar com o Wings 3D que fiquei fascinado, quando passei para o Blender 3D vi um mundo de possibilidades, uma comunidade excelente (onde tenho já grandes amigos) e uma oportunidade de dar algo de mim que seria reconhecido e abraçado. Fiquei viciado.
Eu nas horas que passo em frente ao Computador para fazer seja o que for em CG é por puro prazer, mesmo quando encontro dificuldades.
As horas que passo em frente ao Computador para programar e fazer análise / arquitectura de sistemas é pelo desafio, para mostrar que consigo, mas em muito por necessidade.
Citação: PS: Desculpem lá o monólogo!
Gostei bastante.
O que posso dizer é que as coisas já se começam a compor e que possivelmente para o Ano que vem poderei vir a dar o salto para os vossos lados, muito provavelmente fora do país, mas existe possibilidade que seja por cá.
Umas semanitas na Bulgária estão já garantidas, com um cache de 4 vezes o que ganho cá nas TI, tudo graças ao Open Source. Pode ser que seja o ponto de viragem.
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 9:25 am |
|
|
Novo membro
Registo: 30 Dec 2005
|
Acabo de chegar a conclusao que eu estou sendo roubado. Ate ontem achava que ganhava pouco. Agora acho que estou a ser descaradamente assaltado.
Se eu levar em conta o que o romanus postou, que me parece bastante razoavel, estou ganhando um terco do que poderia. Ou metade do minimo que deveria. Damn it.
A m**** toda eh ter uma renda pra pagar todo mes, se nao eu ja tinha partido pra ser freelancer...
Ta mesmo na hora de eu comecar a olhar o mercado... refazer meu reel...
Sem mencionar o que ganho no momento (depois conto), considerem alguem que tem curso superior na area, 8 anos de experiencia em design/publicidade e destes, 5 anos exclusivamente em motion design/CG. Ate um ano atras, inclusivamente, assinava a realizacao de quase a metade dos meus trabalhos.
Quanto acham que seria um ordenado justo, realista?
Abraços, |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 11:10 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
No cgartdomain o Nico achava justíssimo pagar 7 a 10 euros por hora a um freelancer....
Só uma referência, a média mundial em archviz ronda os 50000 dolares anuais, cerca de 4000 euros por mês....
Por cá os valore do Romanus perencem-me mais ou menos apropriados tendo em conta o baixíssimo nível salarial do país e só se for um contrato relatimamente estável .
Um freelancer tem riscos acrescidos para ele e vantágens para a empresa que têm de ser pagos.
Não se deixem enganar, os profissionais nesta área são escassos e a experiência vale ouro. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 11:18 am |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: Quanto acham que seria um ordenado justo, realista?
Na minha opinião nunca menos que 1600 euros + as despesas de deslocação.
Mas claro está, não te posso avaliar concretamente sem ter uma noção do teu valor real, só mesmo tendo em conta o que mencionas-te.
Tenho um colega que tem 10 anos nas TI e licenciatura, e para mim o Ordenado dele devia ser inferior a 1000 euros. É lento a fazer as coisas, não se actualiza, quer ter sempre razão e tudo o que faz vem sempre com um rácio de erro acima da média...
Por isso, tudo é subjectivo, depende de muitas variantes e de muita coisa, mas numa situação normal, alguem com acima de 5 anos nas TI não devia ganhar menos que 1500 euros. Tendo em conta que na minha opinião o grau de dificuldade e acompanhamento é comparável ao CG, acho que os mesmos valores se impôem.
Agora, fazes uma nova Demo Reel e mandas para onde puderes e avisas logo o teu Patronato da tua intenção de mudar faça ao baixo valor que ganhas. Se ele estiver interessado em ti aumenta-te logo.
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 11:34 am |
|
|
Novo membro
|
Tens razao... tb é preciso saber de que tipo de profissional estamos a falar...
Ja havia postado o link pro meu reel em outro tópico, mas faz tempo. Lá vai de novo: www.comm.com.br .
Ainda está em um domínio brasileiro porque até 8 meses atrás eu estava a morar lá. Graduei-me por lá também.
Até penso que esta "experiencia internacional" pode ser uma vantagem também, não sei. Posso estar enganado. Sempre achei que o profissional que tem experiencia em mais de um país tem suas vantagens, mas agora ja tenho duvidas. Ja estive em entrevistas em que o entrevistador parecia mais intimidado com isso do que interessado.
Quanto a ordenado, onde trabalho agora, aceitei um valor ridiculamente baixo (800 euros) com a promessa de ser revisado tres meses depois. AS duas pessoas que me contrataram sairam da empresa antes destes 3 meses e eu fiquei, e ninguem quer saber de falar sobre dinheiro... sem contar que estou deslocado das minhas funcoes habituais. Antes trabalhava quase que exclusivamente com comerciais e agora ando a fazer menus de DVDs...
Enfim, desculpem la o desabafo, mas ando mesmo com vontade de partir para outra... Nao me apetece nada nada estar a trabalhar nisto para ganhar menos que um carteiro em inicio de carreira...
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 1:17 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Citação: Quanto a ordenado, onde trabalho agora, aceitei um valor ridiculamente baixo (800 euros) com a promessa de ser revisado tres meses depois.
Pede a revisão, tal como eu pedi na empresa onde estou, e tive um excelente aumento.
Só como pormenor, eu ganhava quase isso à 6 anos atrás como repositor no Continente, por ter o subsidio de noites. E não tinha stress nenhum, era só trabalho de braços, chegava a casa cansado, mas mentalmente estava fresquinho.
Por isso, qualquer trabalho hoje em dia te dá esses 800 euros, e para estares deslocado encosta-os à parede. E pelo que vi na tua Demo, mereces mais que o dobro do que ganhas agora.
-- Rui -- |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 1:32 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
very good info....
Penso que é importante começarmos ter conciencia de quanto valemos e dos valores que se praticam actualmente.
Quando comecei a trabalhar pensava que ate nem estava a ser mal pago.
Mas entretanto ja passaram uns anos e continuo a ganhar o mesmo.
Parace que isso é outra coisa que acontece... os patrôes "esquecem-se" de aumentar os empregados.
Talves caiba a nós dar a volta a este problema, recusando ofertas de emprego com baixos ordenados.
O problema é que muita gente não destingue trabalho entre um amador e um profissional.
"Porquê contratar um gajo para trablhar em maya que quer ganhar 2000 euros por mês se posso contratar ou gajo que "sabe maya" e pago so 800?"
Este é o calculo directo.
O que não se lê é que o gajo de 2000 euros até em Maya API sabe programar.
É essa uma das razões que muita gente (não so no cg mas em outras areas) vai para fora de Portugal. Chega a um ponto que ja ninguem lhe pode (ou quer ) pagar....
You get the point....
continuem a postar.... e o ppl que ainda não está a trabalhar também pode opinar
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 1:48 pm |
|
|
Novo membro
|
A questao de pedir revisao é um pouco mais complicada que isso... coisas que estao a acontecer na empresa, nada a ver comigo, mas nao é um bom momento... não posso detalhar pra já. E de qualquer forma, não me interessa muito permanecer nesta empresa.
Muito obrigado pela opinião. Meu patamar, quando comecei a procurar colocação em Lisboa, era de no mínimo 1500 euros. Mas minha reserva de dinheiro estava a acabar, e eu estava a morar em Famalicao... foi a oportunidade que ao menos tive para vir para Lisboa. A "janela" que eu precisava para vir. Só que daí por diante deu tudo errado.
Eu já havia prometida a mim mesmo que jamais ia aceitar esse tipo de coisa novamente, de "daqui a uns meses revisamos estes valores". Mas na hora da necessidade, acabamos por aceitar coisas que não tarda muito nos arrependemos.
Não estive tantos anos a estudar, tanto na universidade quanto por conta própria, para isto. Mas há de mudar, e o vosso input nessa questão é precioso!
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Jul 18, 2006 2:01 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: É essa uma das razões que muita gente (não so no cg mas em outras areas) vai para fora de Portugal. Chega a um ponto que ja ninguem lhe pode (ou quer ) pagar....
Exactamente, além do telhado de vidro de aprendizagem que se deve exactamente ao mesmo, um circulo vicioso que é preciso quebrar. |
|
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Qui Jul 20, 2006 2:21 pm |
|
|
Novo membro
|
Talvez uma possível solução para o problema das remunerações seja o conceito de creative collective. Que nada mais é que uma cooperativa. Em mercados pequenos, ou em nichos pequenos de mercado, tende a funcionar bem. É bastante comum em certas áreas do design (inclusive para video) nos USA e UK.
É até uma das coisas que estou considerando pro meu futuro profissional. Só falta o "collective", porque o creative eu ja tenho...
E as vezes é uma solução também para o problema da formação, porque todos crescem juntos.
Agora, quanto a formação, ha hoje em dia diversas opçoes muito boas, integralmente online e a distancia. Uma opção muito interessante é o Pixelcorps. Ou mesmo a SCAD.
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Qui Jul 20, 2006 3:37 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
so um add-on...
1. a pixelcorps eh porreira, mas tenho os meus gripes. eu era um dos team leaders na pixelcorps em compositing antes d comecar na pixar, por isso s tiverem perguntas sobre como aquilo funciona pm me..
2. a scad eh uma escola mto boa, mas eh das escolas mais caras.
.: a |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved