|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ The unoficial truth about this industry... |
bry |
Colocada: Sáb Jul 01, 2006 1:03 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 30 Jun 2006
Local/Origem: London, UK
|
[quote="unxetas"]isso eh totalmente verdade.. Custou-me bastante vir para Londres e ficar longe da minha namorada em Portugal..
...Quanto a ser suficientemente bom para trabalhar "ca" fora: fora de Portugal nao se fazem so grandes producoes. Em Londres tambem ha estudios pequenos. E a industria precisa de gente de todo o tipo, a toda a hora....[/quote]
Oi,
é normal ouvir o pessoal a dizer "Tás a estudar/trabalhar lá fora, tu é que sabes, quem me dera, granda sorte!" quando eu não vejo onde é que está a sorte! Se estudei/trabalhei noutro país foi porque trabalhei para juntar dinheiro e arrisquei ir pra uma cidade e país onde não conhecia ninguém para tentar fazer algo da minha vida, mas não é uma decisão fácil, nem cai do céu por SORTE. Enquanto isso os meus amigos, que continuam a tecer comentários do mesmo género, trocavam de carro e compravam iPods e plasmas e playstations...
Acho que para quem leva isto minimamente a sério, Portugal tem um mercado extremamente limitado. Ainda por cima torna-se muito complicado evoluir porque ainda que uma produtora tenha um departamento 3D com 3 ou 4 pessoas (o que é bem bom pro nosso mercado), não pode aceitar um mega anuncio que tem um deadline de 3 ou 4 semanas, e se uma produtora contratar 20 pessoas, não há trabalho suficiente para lhes pagar... uma espécie de ciclo vicioso...
Em Espanha o mercado é melhorzinho... fazem-se muitas séries de animação para todo o mundo (2D e 3D), mas nem por isso os estudios são muito grandes, e estão distribuídos por toda a Espanha.
No entanto, Espanha tem vindo a produzir longas-metragens de animação (2D e 3D), coisa que para nós ainda se vê longe, mas nesse campo resume-se basicamente aos 2 grandes estudios da Corunha (Bren e Dygra), que espantosamente estão a chegar ao ritmo de um filme (longa-metragem) por ano e ao muito promissor estudio Ilion, em Madrid.
Depois há dezenas de pequenos estúdios de animação que fazem coisas muito boas mas com equipas muito pequenas, e claro, as produtoras de pós-produção que têm departamentos de 3D, e que estão maioritariamente em Madrid e Barcelona.
Eu estudei em Barcelona e por muito que gostasse de ter ficado lá, a verdade é que há pouca coisa e muita gente à procura do mesmo.
O que aconselho em relação a Espanha é mandar reels e CVs e ver se há alguma resposta, mas ir pra lá assim "à maluca" pode não dar grandes frutos, pq seja qual for a cidade para onde vais nunca vais ter uma grande quantidade de portas onde ir bater.
Depois há muitos outros países e cidades, mas na Europa, penso que não existe nada com o nível de Londres. Primeiro porque existem meia duzia de grandes companhias que trabalham regularmente em filmes de primeira linha (blockbusters de hollywood), e talvez com a excepção da BUF em Paris, isto não acontece em mais nenhum estúdio na Europa.
Depois porque existem mais de uma centena de estudios de animação, e isto significa muitas portas onde ir bater, muitos empregos a aparecer todos os dias, etc etc...
Claro que nunca é fácil pegar nas malas e partir assim à aventura, mas o pior que pode acontecer é ter de voltar pra casa e voltar ao mesmo... mas isso já nós temos garantido...
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sáb Jul 01, 2006 1:34 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Gostei de ouvir a voz da tua experiência. Thanks e bem vindo ao fórum |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Sáb Jul 01, 2006 2:36 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Já agora, uma pergunta ao pessoal que está em Londres, quanto ao "carcanhol" e sem entrar em números concretos, dá pra viver por aí com um salário "entry level" em 3d ou é fácil deixarmo-nos entusiasmar por números que vistos de cá parecem muito, mas depois por aí não chega, já que londres é uma das cidades mais caras do mundo? |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Dom Jul 02, 2006 5:16 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
da para viver com um salario de entry level. Sim, eh facil entusiasmar-mo-nos com os numeros, principalmente vindos de portugal, mas a vida aqui eh um bocadinho mais cara.. Nao eh nada de extraordinario, o que eh realmente caro eh arranjar um sitio para viver. De resto, eh ter cuidado e fazer uma vida normal. Os ingleses dao-se a luxos que 90% dos portugueses nao esta habituado, mas em geral ate o ordenado minimo aqui da para viver razoavelmente bem lol |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 10:36 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
oi
muito boa a conversa.... boa informação e bom material para motivar a malta. Thanks.
Citação: da para viver com um salario de entry level. Sim, eh facil entusiasmar-mo-nos com os numeros, principalmente vindos de portugal, mas a vida aqui eh um bocadinho mais cara.. Nao eh nada de extraordinario, o que eh realmente caro eh arranjar um sitio para viver. De resto, eh ter cuidado e fazer uma vida normal. Os ingleses dao-se a luxos que 90% dos portugueses nao esta habituado, mas em geral ate o ordenado minimo aqui da para viver razoavelmente bem lol
Vamos falar de números! Tipo: 15 mil libras por ano ... dá para viver bem?
quando digo viver bem quero dizer: ter um apartamento pequeno, ter dinheiro para pagar as contas, ter comida fresca no figorifico e conseguir juntar algum para meia duzia de dvds e uns joguitos
outra pergunta para o pessoa que está em Londres:
Já pensei em ir para ai mas sem propostas de trabalho.
Agarrava no meu showreel e ia passar 1 MÊS a londres á procura de trabalho!
A pergunta é: para uma pessoa fazer isso (ou seja aguentar um mês sem trabalhar em londres) actualmento quanto dinheiro seria necessario?
inté
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 11:22 am |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Pah, um pouco dificil de dizer, como disse o Tiago, a cena mais cara eh a habitacao, mais ou menos ronda as 100 libras semanais, depois tudo o resto depende.. mas imagino que por 200/300 libras por semana te cosigas safar.
15 mil ao ano penso que seria o minimo dos minimos para primeiro emprego, no entanto dependendo das empresas, penso que no minimo 20 mil para alguem com um pouco de experiencia.
Quanto a arranjar emprego num mes, pah certamente possivel mas a maior parte das vezes tem a ver com a sorte, pois ha epocas em que o mercado esta bastante em baixo, como por exemplo no verao, eu talvez recomendaria vir no fim do verao, pois por essa altura ha bues da empresas a comecar a trabalhar em comerciais de natal, e por isso grande procura de pessoal.
outra alternativa sao os estudios de jogos, se bem que no entanto a maior parte estao nos arredores ou fora de Londres. games normalmente usam agencias de emprego, que postam no CGtalk, se bem que que a maior parte nao sao muinto de confiar. talvez a melhor seja www.aswift.com |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
bry |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 12:22 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Bem, eu so ca estou ha 5 semanas, mas posso descrever mais ou menos como foi...
Quando cheguei, a minha prioridade foi procurar casa/quarto, ja que estava numa pousada e isso nao sai nada barato!
Passado uma semana ja tinha casa e ja estava instalado e recuperado das milhas que fiz enquanto procurava, entao comecei a disparar curriculos e reels para todo o lado. Em 3 dias mandei 130 Cvs e reels. (para os 50 estudios maiores ja tinha mandado reels em DVD prai um mes antes de vir), mas mesmo pra esses voltei a mandar mail com CV e link pra reel.
Depois, e com MUITA sorte, passado uma semana arranjei trabalho e ja estou a trabalhar ha duas semanas.
Na verdade, nao me podia ter corrido melhor, e como disse, tive mesmo muita sorte, e nao quero com isto passar a impressao de que em Londres um gajo chega e arranja trabalho em 2 semanas, mas que ha muito trabalho isso ha. Acho que e uma questao de encarar a busca de trabalho como o principal objectivo e dedicar-se a isso a tempo inteiro.
O que ajuda muito e ter alguem conhecido onde possam ficar os primeiros dias, assim nao ha q perder tempo a procurar casa e podem ir directos ao q interessa.
Quantos aos ordenados, uma pessoa com um ordenado de mcDonalds aqui pode pagar casa (quarto) e viver relativamente a vontade, o que em Portugal nao eh bem assim... alguem que ai ganhe 400 euros e tenha que pagar casa ja nao se endireita.
Tudo o que venha a mais que isso (e trabalho qualificado rende MUITO MAIS que isso) serve para melhorar a qualidade de vida e os luxos a que um se pode dar.
Para alguem que pense seriamente em seguir esta area, acho que ate um Work Experience (estagio nao remunerado) num grande estudio vale muito a pena. So o que vi e aprendi estas duas semanas ja tinha valido a pena mesmo que nao estivesse a ser pago.
bruno |
_________________ "How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?" |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 12:56 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
unxetas escreveu: Again, custou bastante (e esta a custar) passar 4 meses separados.. mas se tudo correr bem vamos passar anos e anos juntos, e daqui a algum tempo ja nem nos vamos lembrar da interrupcao!
Falaste muitíssimo bem! Sem esquecer que o vosso curto sacrifício traz mais benefícios que prejuízos. Um gajo em PT anda sempre a contar os trocos, não propriamente por se ser mal pago, mas por o trabalho ser escasso. Pelo menos em UK o trabalho não falta, se acaba num lado há noutro.
unxetas escreveu: Quanto a ser suficientemente bom para trabalhar "ca" fora: fora de Portugal nao se fazem so grandes producoes. Em Londres tambem ha estudios pequenos. E a industria precisa de gente de todo o tipo, a toda a hora...
Exactamente, masi uma vez acertaste na mouche!!! É que muitas vezes o pessoal esquece-se que nem tudo é produção de Hollywood! Há muito mais por onde se virar, desde séreis de animação de low-budget, até pequenos anúncios, videoclips (com um mercado que não se compara com o de Portugal) e arte de todo o tipo e feitio. Claro que se houver uma grande produção pelo meio, melhor! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 1:11 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
bry escreveu:
é normal ouvir o pessoal a dizer "Tás a estudar/trabalhar lá fora, tu é que sabes, quem me dera, granda sorte!" quando eu não vejo onde é que está a sorte! Se estudei/trabalhei noutro país foi porque trabalhei para juntar dinheiro e arrisquei ir pra uma cidade e país onde não conhecia ninguém para tentar fazer algo da minha vida, mas não é uma decisão fácil, nem cai do céu por SORTE. Enquanto isso os meus amigos, que continuam a tecer comentários do mesmo género, trocavam de carro e compravam iPods e plasmas e playstations...
Exactamente... É certo que há um factor de sorte, quer nas escolhas que se faz quer nas oportunidades, mas a maioria das vezes o que as outras pessoas vêem como "sorte" não passa de trabalho árduo! Durante o meu percurso muitas vezes ouvi coisas como "Epá, tb gostava de saber fazer isso/Epá, que sorte em saberes mexer nesses programas"... pois, eu sei mexer neles porque fico a queimar as pestanas até altas horas da madrugada, às vezes com directas (muitas), sonos trocados (muita gente me diz que vivo no fuso horário do Japão), olheiras e dores de cabeça.. mas no fim, sim, sei mexer nas coisas e resolver os problemas! Fico lixado é depois me dizerem que "é inato" e "explica-me lá isto que não me apetece ler o manual e tu explicas-me num instantinho".
Mas divago... |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 2:29 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
bry, thanks! Uma estória muito inspiracional!
Gostava de ver o teu reel e o sitio onde arranjas-te emprego. Não é para te julgar é so para ter uma ideia com que tipo de material se consegue arranjar emprego em Londres.
Para mim esse é sempre um coisa dificil, saber em que nivel estou e se tenho material para conseguir emprego lá fora (neste caso em londres). E nesta questão acho que falo por muitos users aqui do forum.
thanks
||yen3d|| |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 3:18 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: E nesta questão acho que falo por muitos users aqui do forum
Ya.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 3:45 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 2:13 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
bry |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 4:09 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Citação: Gostava de ver o teu reel e o sitio onde arranjas-te emprego...
Podes ver a minha reel no meu site (clica no R la em baixo)
www.brunosimoes.pt.vu
De resto, estou a trabalhar na MPC (moving-picture.com)
Citação: Estando vocês em grandes empresas a nível mundial, sentem-se realizados a nível financeiro (ou seja, é assim uma diferença brutal o que ganham aí e o que ganhariam aqui?... contando com os custos normais daí, tendo em conta a inflação) e a nível profissional? (Ou seja, no cargo onde estão, e nas empresas onde estão, tomam decisões importantes, ou só estão numa espécie de linha de montagem?
A nivel financeiro, a diferenca de ordenados eh abismal. Mesmo. Posso-te dizer que pessoas com 2-3 anos de experiencia tiram facilmente 200 libras ou mais (300 euros) POR DIA.
A nivel profissional, comecei apenas ha 2 semanas e eh o meu primeiro emprego nesta area, mas posso-te dizer que tenho muito mais input creativo do que alguma vez imaginava poder ter num cargo destes.
Alem disso, estou a trabalhar num projecto a uma escala impensavel em Portugal. Infelizmente nao posso dar detalhes ate terminarmos o projecto, daqui a um ano!
Claro que me sinto satisfeito, so de saber que os meus colegas trabalharam em filmes como a trilogia do LOTR, King Kong, Starship Troopers, Tomb Raider, Wallace and Gromit... etc etc...
bruno
PS: Nao quero no entanto dar a impressao de que ha que sair de Portugal e de que nao se faz nada de jeito ai... O que eu penso eh que ha muito a evoluir e se o objectivo eh trabalhar bem e fazer algo com nivel, o melhor parece-me ser absorver o maximo de conhecimentos e aprender com os melhores, estejam eles onde estiverem. A longo prazo, se de facto me sentir preparado para isso, adoraria aplicar os meus conhecimentos no meu pais, obviamente. |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 4:38 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Bom, pelas experiÊncias que tive posso dizer que a nível monetário, qualquer coisa é melhor que em PT... Bom, qualquer coisa tb não, mas geralmente sim! Lembro-me que em 1994 (onde é que isso já vai!!!) perguntei a um empregado de uma loja de electrodomésticos nos States quanto é que ele ganhava. Ele choramingou a sua triste sorte e lamentou os seus parcos rendimentos... e disse que ganhava $7.5 à hora. Ora, isso na altura era mais do que eu ganhava como licenciado a trabalhar numa empresa de consultoria cá no nosso cantinho! Na realidade, é tanto como algumas pessoas que por cá andam a trablalhar com dezenas de anos de serviço (por exemplo na profissãoo que ultimamente tem dado que falar:professor!). Isto em 1994! Agora acho que a média é de $10/hora. para este tipo de trabalho não especializado.
Portanto, "lá fora" ganha-se mais do que aqui. Mas note-se que o "lá fora" se refere a países desenvolvidos, porque há sítios (Bangladesh, China, Indonesia, Nicaragua, etc) onde se ganha $0.17 a $0.50 por hora! (sim, 17 cêntimos!).
Assim, tendo em conta o padrão dos países desenvolvidos, sim, estamos mal. Se nos compararmos aos outros, estamos bem!
Quanto à questão de que "ganha-se melhor mas o custo de vida tb é mais caro". Ora, no meu caso pessoal, acho que são tretas! É que com já aqui foi dito, onde se gasta mais é mesmo na habitação. Porque depois compesna em tudo o resto. A alimentação é mais ou menos o mesmo, sendo alguns produtos muito mais baratos, vestuário tb, coisas electrónicas, jogos, DVDs, revistas, comics, livros etc são normalmente muito mais baratos e geralmente, tendo em conta tudo o resto, tem-se uma qualidade de vida muito melhor que em PT.
Claro que isto vindo de quem não tem vícios parvos! Ou seja, eu não fumo, não sinto falta do café (quando pagarem 4€ por um café também vão começar a deixar de lhe sentir a falta!) e tou-me a borrifar para coisas de marca. Sim, que há por aí luxos caríssimos e num instante se gasta o ordenado!
Por outro lado... e pela minha experiência, qdo se vai para fora na realidade nem se tem muita oportunidade de se gastar dinheiro! É trabalhar, trabalhar, trabalhar! Por isso, umas idas ao cinema, umas bejecas com o pessoal, pizza-party e tal, mas pouco mais! logo, dá para poupar uns trocos, pois normalmente é casa-trabalho e trabalho-casa!
Quanto às condições de trabalho, enfim, há coisas boas mas tb há coisas más, ou seja, há gajos "armados em bons" em todo o lado, chefes que têm a mania que "eles é que sabem" só por serem chefes, há erros, há atrasos, há prazos apertados... há sítoips melhores que outros, mas nem tudo é uma maravilha! mas também quando é preciso trabalhar mais é-se recompensado. Quanto a sentir-se om numa linha de montagem... mais ou menos, calculo que haja de tudo, dependendo da posição que se está a preencher. Geralmente compreendem que somos todos artistas e todos podemos dar o nosso contributo, e a nossa opinião é ouvida. No mínimo há imensas reuniões, e pelo menos aí podes dar o teu input.
Claro que cada experiência é um caso. Esta é a minha! |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 5:44 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 2:13 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Seg Jul 03, 2006 7:54 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
sim, sinto-me compensado monetariamente. Mas isso nao eh sequer de longe a questao mais importante para mim.. O meu sonho, quer quando brincava com o maya quer quando comecei a aprender pos-producao mais a serio, sempre foi trabalhar em filmes. cinema.. longas metragens.. E em portugal tenho muita pena, mas isso nem sequer existe!
Se me sinto numa linha de montagem? hehe.. Nao, mais numa maquina bem oleada. Claro que ha partes e projectos que parecem linhas de montagem, faz parte. De qualquer forma, a carreira e a vida que escolhi nao eh de forma alguma a parte mais criativa do CG. Compositing, apesar de ser uma arte, eh quase sempre uma forma de alcancar o realismo e a invisibilidade, logo dependendo do que ja foi filmado e criado pelo pessoal do 3D (again, dependendo do projecto), o resultado final esta praticamente pre-estabelecido.
O que varia obviamente eh a forma de chegar a esse resultado, e ai eh k esta a piada do compositing.
obviamente que nao ponho de lado a hipotese de voltar a portugal (se alguma vez houver um filme com efeitos especiais dignos desse nome hehe) mas mesmo que volte, nao tenho intencao de la ficar muito tempo..
[Mais uma vez digo que nao eh pelo dinheiro que faco isto, e se houvesse um projecto em portugal que me interessasse e no qual eu pudesse participar, aceitava sem pensar muito.]
Assim como tambem nao quero ficar aqui para sempre. Dependendo de como as coisas correrem com a minha namorada, a minha ideia eh mesmo andar de sitio para sitio, viver em sitios diferentes e aprender o maximo possivel com artistas de todo o mundo. Felizmente eh uma possibilidade que esta industria nos da e tenho intencao de aproveitar isso!
(edit) so mais uma coisinha: ha uns dias falei com um amigo meu que trabalha numa cena de 3D em portugal e que disse que nunca vai aos foruns tugas porque tem sempre a impressao que a mentalidade das pessoas eh de "ah ele eh bom e tal mas eu tb conseguia fazer melhor se isto e akilo". Tenho de concordar que muitas vezes tb sinto isso de alguns posts. Por isso digo desde ja que nao eh por estar em londres ou na framestore que sou mais ou melhor do que alguem. Alias, o trabalho que estou a fazer, qualquer um deste forum com uma semana de treino conseguia fazer. So estou praki a faladrar porque sei que ha por ai mais gente que poderia estar a trabalhar em cenas de jeito e a aprender muito mais do que fazer renders dos mesmos quartos e salas vezes e vezes sem conta.. O unico objectivo dos meus posts ate agora foi tentar mostrar que nao eh nada do outro mundo trabalhar numa empresa grande, e se se tem essa ideia das empresas portuguesas, eh porque o mercado eh mesmo ridiculamente pequeno, e nao porque as pessoas que la trabalham sejam super herois.. Talvez voltando a ser repetitivo, eh bonito e nobre querer ajudar o pais a desenvolver, mas a verdade eh que 90% das pessoas em portugal nao consegue trabalhar na area do CG por mais que lhe apeteca. |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Jul 04, 2006 3:12 am |
|
|
Já faz sozinho
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved