Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  Talvez daqui a uns 10 anos...

yen3D
Colocada: Qua Mai 24, 2006 8:38 am Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Citação:
Alguem me pode dizer onde é que no Vray fica o botao de "Fazer renders bonitos" ?

Nún sabes? É do lado inferior esquerdo... ahahha jk

tdos têm razão um para cada lado mas o melhor é não se perder muito mais tempo com esta conversa que já é repetida e usar esse tempo para praticar e aprender.
Mas em uma opinião rápida eu diria que isto passa tudo por uma junção do "ppl do 3d" (ou diria das artes) com gajos que não têm nada a ver mas sabem bem investir e gerir dinheiro.

Citação:
repare-se na cidade dos jogos que vai surgir

não se orienta mais uma info sobre isso ?
é que eu ja ouvi falar mas ainda não sei muito.

inté

Colocada: Qua Mai 24, 2006 9:15 am Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Yen3d: vai ser em portalegre e deve tar a bombar lá para 2010...
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
Kazuya Mochu
Colocada: Qua Mai 24, 2006 9:17 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
"repare-se na cidade dos jogos que vai surgir"

Nao consigo acrescentar muito but here's what I know.
um professor de programação da universidade de portalegre conseguiu criar o primeiro curso de gamedevelopment para a universidade de portalegre. eventualmente preocupado com nao mandar os alunos para o desemprego, ele falou com os poucos profissionais da area de jogos em portugal e formou a aproje, que é a associação de produtores de jogos electronicos, que apesar de eu nao achar essencial no patamar em que estamos, acabou por criar uma credibilidade ao desenvolvimento de jogos e com base nisso, começou-se a pensar na GameInvest e na GameCity. A gameinvest é uma entidade investidora em jogos que até setembro vai ter 2.5 milhoes de euros para apostar no desenvolvimento de 10 titulos para o mercado casual. Depois disso, em 2009 espera poder começar a apostar em jogos AAA.
A gamecity seria o polo fisico das empresas, e até zonas habitacionais para o pessoal que trabalha em jogos em portalegre. Depois há também o GamePark, um parque de diversoes voltado principalmente para os jogos.

claro que este projecto todo pressupõe muito investimento por parte de entidades empresariais de Portalegre, que claro, preferem ver o dinheiro investido mesmo em portalegre, de modo a dinamizar a coisa, mais do que propriamente noutra cidade qualquer. Mas isso aparentemente e segundo palavras do Prof Paulo Gomes, nao excluiu do investimento empresas que nao estejam sediadas em portalegre.

e "prontos", podem ir ao site da aproje até www.aproje.org

Kaz
romanus
Colocada: Qua Mai 24, 2006 9:47 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
step by step we'll do it...

Fora de brincadeiras, acho que estaremos sempre com 5 anos de atraso no que respeita a produções... muito por causa do mercado... MAS eis a principal razão pela qual tenho lutado aqui na ingreme para irmos além fronteiras... e temos tido alguns resultados. Actualmente temos pedidos de orçamentos de todos os pontos do mundo devido aos sites que fizémos... ganhámos alguma notariedade a nível mundial. Acho que esta é a chave do desenvolvimento na nossa área. EXPAND! O mesmo já aconteceu noutras áreas e provámos que somos bons naquilo que fazemos... cg será mais uma área para o provar Very Happy
Infelizmente, ainda vai levar muitooo tempo... ou não! hehehehe

cheerz

Nightwalker
Colocada: Qua Mai 24, 2006 9:55 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
porque tu estás muito enganado quando dizes que não temos artistas, que somos uns bandalhos que não tem qualquer formação artistica e que sabemos apenas fazer coisas sem qualidade e menores.

Eu nunca disse isso, repito é que não temos gente qualificada, ponto final, nem tu (nem eu claro) nem ninguem que anda por aqui tem qualificação para fazer alguma coisa de qualidade equiparável às Mills e afins. Não é simpático dizer isto, eu sei, mas é verdade.
Se me falares em Potêncial para a medio prazo o fazer.. ai talvez aja algum, mas promessas não atraem investimento.

Citação:
mas quem é que depois de estar a trabalhar durante 8, 10, 12 e muitas vezes 14 horas tem paciência para o fazer? i don't!

Pois, nós por aqui também não.

Citação:
a Ingreme e a empresa mais abrir na area do CG em Portugal...mas onde esta a concorrencia?

Tungsten, endpoint e outras, não são tão badaladas, mas têm os seus trunfos.

Malanjo:

Tens sido muito mimado, vai ganhar alguma experiência de trabalho real e depois volta a opinar.

Citação:
Alguem me pode dizer onde é que no Vray fica o botao de "Fazer renders bonitos"

Não tem, mas tenho aqui comigo 13 pessoas que fazem imagens e animações bonitas todos os dias e não acham por isso que faziam um Cars ou Toy Story se tivessem dinheiro. Sejamos realistas OK Wink
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Grury
Colocada: Qua Mai 24, 2006 10:49 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Kazuya Mochu escreveu:
"repare-se na cidade dos jogos que vai surgir"

Nao consigo acrescentar muito but here's what I know.
um professor de programação da universidade de portalegre conseguiu criar o primeiro curso de gamedevelopment para a universidade de portalegre. eventualmente preocupado com nao mandar os alunos para o desemprego, ele falou com os poucos profissionais da area de jogos em portugal e formou a aproje, que é a associação de produtores de jogos electronicos, que apesar de eu nao achar essencial no patamar em que estamos, acabou por criar uma credibilidade ao desenvolvimento de jogos e com base nisso, começou-se a pensar na GameInvest e na GameCity. A gameinvest é uma entidade investidora em jogos que até setembro vai ter 2.5 milhoes de euros para apostar no desenvolvimento de 10 titulos para o mercado casual. Depois disso, em 2009 espera poder começar a apostar em jogos AAA.
A gamecity seria o polo fisico das empresas, e até zonas habitacionais para o pessoal que trabalha em jogos em portalegre. Depois há também o GamePark, um parque de diversoes voltado principalmente para os jogos.

claro que este projecto todo pressupõe muito investimento por parte de entidades empresariais de Portalegre, que claro, preferem ver o dinheiro investido mesmo em portalegre, de modo a dinamizar a coisa, mais do que propriamente noutra cidade qualquer. Mas isso aparentemente e segundo palavras do Prof Paulo Gomes, nao excluiu do investimento empresas que nao estejam sediadas em portalegre.

e "prontos", podem ir ao site da aproje até www.aproje.org

Kaz

Yes baby! Now we talking business.
Eh esse tipo de atitude e pessoal que eh necessario, esperemos que o projecto nao caia no saco roto da borucracia portuguesa.
Ora esse penso que seja outro factor, a borucracia... a tempos estava a falar com uma amiga minha em Portugal que estava a "tentar" comecar uma empresa de producao, mas que ao fim de meses acabou por desistir devido ao sem fim de borucracia que o processo requer.."va aqui buscar este papel", "va alem aquele departamento" "va pagar isto alem", etc..
Quando eu comecei a empresa Bunch aqui em Londres, o processo demorou uma semana, a unica coisa que tivemos que fazer, foi pagar 250 libras, dar os dados pessoais dos accionistas, etc...e uma semana mais tarde tinhamos a empresa up and running..
O "sistema" divia estar a ajudar a criacao de novas empresas, por exemplo como no caso da Irlanda que agora se tornou num dos paises mais fortes na europa na area da IT, o governo ofereceu grandes incentivos fiscais para que as empresas se establecessem no pais, claro que a curto prazo possa ser prejudicial, no entanto com a criacao de novos empregos, a longo prazo torna-se benefico e lucrativo a todos os niveis, para as empresas, trabalhadores, estado e o pais em geral.

Acho que esta deveria ser a atitude do governo portugues, ja que nao conseguimos competir com outro tipo de industria, talvez IT seja the way forward.

romanus
Colocada: Qua Mai 24, 2006 12:37 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Para todos os que participam aqui no forum:

Nós em Portugal temos VÁRIAS empresas que fazem excelente 3D. Começando por CEE, Pato Digital, Tungsten, Endpoint, Pix Mix e haverá mais com toda a certeza. A ingreme apenas teve mais "publicidade" devido à sua postura no mercado e postura na internet (com um assumido "showoff"). Apenas e tão somente por isso.
Quero com isto dizer que existem outras e, com menor, igual ou maior capacidade e qualidade do que a ingreme...
De qualquer das formas, não cheguei ás longas metragens como o Cars, etc... mas acredito que com 700 dos nossos melhores profissionais já faríamos algo semelhante ao primeiro Toy Story Wink . Juntando a isso uma parafernália de máquinas para render, etc...
E falo em 700 profissionais que viriam de diversas áreas... desde ilustradores, passando por realizadores e acabando nos animadores (for example).

Bom, as boas notícias é que a ingreme está neste momento a inscrever-se no ICAM para uma média metragem toda em 3D. Pode ser que se for em frente este projecto, possamos provar que se pode fazer 3d com qualidade com poucos recursos e talvez começar a mudar um pouco o panorama em Portugal... small steps at a time...

Já agora, se formos em frente, iremos contractar mais um ou dois elementos para a equipa. Se houver interesse de alguém, keep me informed. É um projecto para dois anos de produção na ingreme... com software da discreet, apesar de saber que se vier alguém especializado noutro software, pode-se ter um ou dois meses de adaptação ao 3dsmax + V-ray.
Mas isto é ainda muito cedo para falar... apenas sinto-me um pouco mais esperançado se este projecto for em frente, visto ir ter envolvidos pessoas como Mário Jorge (o meu guru em animação tradicional, como realizador) e pelo menos 3 operadores que considero estarem a um nível acima da média... com mais dois à mistura, pode ser que façamos algo que se veja... weeeeeeeeeeee. I'll pray for that Wink

cheerz e NightWalker... tens razão em muitos aspectos... mas há que ser sempre positive e ter muita ambição Very Happy sky is the limit!

PS: É óbvio que será um projecto pago! Estou farto daqueles projectos em que pedem para um tipo envolver-se durante 2 anos ou mais num projecto por amor à camisola!

yen3D
Colocada: Qua Mai 24, 2006 1:53 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
obrigado pela info!!!

Gostava de vos puder mostrar o que estamos aqui a fazer na AppiaFilmes.
Acho que se passariamos de "talvez daqui a 10 anos" para uns 2 anitos.
E talvez não seja só aqui na Appia.
Acredito que ha ai algumas coisas que ainda não vimos e que estão a ser feitas.

Talvez brevemente possa meter aqui a trailer do nosso filme.... espero.

Citação:
mas acredito que com 700 dos nossos melhores profissionais já faríamos algo semelhante ao primeiro Toy Story

concordo mas acho que o mais importante nem é pensarmos no look e parte tecnica mas sim numa estoria decente... É por ai que podemos chegar a algum lado.
Não é necessario fazer um filme com o look da pixar mas sim um filme com uma estória como a pixar faz.

inté!

Colocada: Qua Mai 24, 2006 2:29 pm Responder com Citação
Visitante
...

Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 2:29 pm, num total de 1 vez
yen3D
Colocada: Qua Mai 24, 2006 2:43 pm Responder com Citação
Citação:
Yen3D- Se estás na Appia, deves conhecer o Alex? O realizador da Belinvicta...

Obviamente Smile era mesmo a esse filme que me estava a referir.

http://alexandresiqueira.blogspot.com/

later guys...

Colocada: Qua Mai 24, 2006 3:12 pm Responder com Citação
Ah! Plo menos com esta discussao toda, comecam a vir algumas coisas a tona..good to know!

Kazuya Mochu
Colocada: Qui Mai 25, 2006 12:23 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
Grury, eu concordo que o governo deva incentivar a criaçao de empresas e tal, mas em portugal há muito empresario do esquema, que usa empresas para fazer truques fiscais. mas isso é outro assunto.
basta pensar onde foram parar os fundos comunitarios...

Kaz
Grury
Colocada: Qui Mai 25, 2006 9:27 am Responder com Citação
Kazuya Mochu escreveu:
Grury, eu concordo que o governo deva incentivar a criaçao de empresas e tal, mas em portugal há muito empresario do esquema, que usa empresas para fazer truques fiscais. mas isso é outro assunto.
basta pensar onde foram parar os fundos comunitarios...

Kaz

Oh yeah, os fundos comunitarios Rolling Eyes , provavelmente o unico negocio que vai sair dai a longo prajo, eh a venda dos 4x4 usados.

Claro que o governo devia ter aprendido a licao, e montar um esquema em que que nao seja possivel esse tipo de fiascos.
Bring on the dead penalty for the fuckin corrupt scum!! Nem mais nem menos.

yen3D
Colocada: Qui Mai 25, 2006 11:23 am Responder com Citação
Os fundos comunitarios é um bocado como os do ICAM.
Deviam ser usados para se começar algo e depois largar e ganhar independencia.
Mas há estudios cá em Portugal que vivem literalmente dos fundos do ICAM não deixando nada para quem os quer realmente para começar algo novo.
Apoios até os há, e leis também, mas está tudo "bem gerido" entre primos e irmãos.

Eu gosto muito de Portugal mas á primeira luz para sair daqui nem penso duas vezes....

Colocada: Qui Mai 25, 2006 1:12 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 31 Jan 2006 Mensagens: 81
ó Yen3d...

não podia concordar mais contigo.
Pior é que essa dos primos e irmãos não se fica só pelo ICAM Shocked
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
MALicivs
Colocada: Qui Mai 25, 2006 6:45 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
Eu tenho a certeza absoluta que se juntassem os melhores técnicos da área em portugal, eram capazes de fazer algo tão bom como se faz lá fora. o problema é que nem tao tds na mesma empresa, nem há fundos para investir em material como há lá fora.
só quem desconhece na sua quase totalidade o tipo de talento que há na area da arte digital em portugal ou simplesmente é casmurro e lhe apetece ter uma ideia diferente, pode dizer o contrário.

Colocada: Qui Mai 25, 2006 10:31 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 30 Dec 2005 Mensagens: 34 Local/Origem: Portugal
Vou voltar a um assunto que mencionei antes. Acho que uma das coisas que atrapalha é ser um país pequeno (populacionalmente falando), que em termos publicitários, ao menos, equivale a verbas menores. Vender um telemóvel para um mercado potencial de 10 milhões é muio diferente de o vender para 80 milhões, ou para 250 milhões.
Em publicidade, investe-se parcelas do faturamento em publicidade. E é obvio que o que se ganha com uma população menor não justifica certas produçoes. Hoje vi o comercial novo da Vodafone, dos balões de BD em 3D. Fiquei bastante impressionado com a qualidade. Mas não me impressionei nada em saber que foi feito pela Framestore. Porqe, independente de haver por cá gente capaz de fazer aquilo, e até acho que há, não haveria verba publicitária que pagasse aquilo, nem mesmo no mercado de telecomunicações, que é quem realmente está a investir no momento. Imaginem que a Vodafone tem um retorno desse investimento em torno de 100 mil novos clientes, a 15, 20 euros cada um mensalmente, e um aumento da receita de 5 euros por cliente existente,. Estou sendo extremamente optimista. Portanto, uns 16 milhoes de euros de receita mensal adicional. Se eles investirem 3 ou 4% disto em publicidade, que é o usual,e distribuirem essa verba por todos os medias, considerando custos de veiculação... bom, não vou me extender nos calculos aqui, mas nao sobra muito para produção. Eles certamente irão aproveitar tudo o que puderem de produção externa. Muito diferente de a Framestore produzir um comercial que ira ser veiculado para quase toda a Europa Ocidental. O custo de produção fica muito menor por pessoa atingida. O custo de veiculação é mais ou menos fixo, atingir mais gente sempre vai custar mais dinheiro, mas é possivel poupar muito diluindo o custo de produção por um publico maior...

A solução pra esse problema matemático? Volume. É o que a Europa do Leste está a fazer. Romênia, Polônia, Rep. Checa, entreoutros, estão entrando fortemente no mercado de produção e pós produção... para fora. O mercado interno deles é ainda menor que o nosso, em valores... mas são países que estão a crescer rapidamente nestas áreas, pq não ficam a olhar para o próprio umbigo. Viram que a solução é procurar mercado fora. Temos a Espanha aqui ao lado, a crescer rapidamente... teríamos condições de ser muito competitivos no mercado espanhol, afinal os salários por cá ainda são bem menores. Podemos ser uma boa solução para a Inglaterra, Alemanha, e mesmo EUA... só que é preciso olhar para fora, e não apenas ficar a reclamar do clientezinho q nao paga ou que nao compreende nosso genio artistico.

Abraços!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 2 de 3
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens