|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Talvez daqui a uns 10 anos... |
romanus |
Colocada: Ter Mai 16, 2006 6:35 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
|
Voltar acima |
|
AngelStudio |
Colocada: Ter Mai 16, 2006 8:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 08 Abr 2005
Local/Origem: Porto
|
pois aquela dor fininha que doi tanto...aiaiaiiaai....mas 10 anos tb é mt...1, 2...3 no maximo..ehehe |
_________________ " EU QUERO SER ILUMINADO......."
BIBA , BIBA OS ILUMINADOS... |
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Qui Mai 18, 2006 4:02 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
EHEHE.. oi... se é fina...
Sempre gostei muito dos trabalhos deles... mas eles tambem são o exemplo de quem tentou saltar para os filmes (MillFilm) e deu buraco... por não haver mercado suficiente... na Europa... e tentar entrar no mercado dos EUA ser complicado... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Sex Mai 19, 2006 8:46 am |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Penso ser uma questao de teams... a mill sempre workou com teams pequenas para os commercials.. saltar para grandes produções nunca é facil.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
sergioduque |
Colocada: Sex Mai 19, 2006 2:25 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
|
ya é só mesmo uma questão de tempo e recursos.
que demore 10 anos... se daqui a 10 anos conseguir ter qualidade para participar em cenas assim i'm cool! |
|
|
|
Voltar acima |
|
unxetas |
Colocada: Sex Mai 19, 2006 6:23 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 20 Dec 2005
Local/Origem: Londres
|
Nao acho que tenha sido por falta de mercado que a MillFilm saiu dessa area.. A prova disso eh que ainda agora a Framestore CFC, Cinesite, DNeg e MPC continuam a fazer pos-produçao de filmes de hollywood e com cada vez mais trabalho. Alias, acho que ainda se vai ouvir mais qualquer coisa sobre a Mill Film em breve..
Quanto ah qualidade dos trabalhos da Mill.. Sao muito bons, sem sombra de duvida.. Mas as condiçoes sao outras Se bem que as equipas para TV (publicidade) continuam a ser pequenas, sao bem maiores que na Ingreme, Pix, etc.. Os orçamentos sao multiplicados, o tempo de produçao tb nao eh tao apertado.. Nao ha milagres!
(Desculpem os acentos, tou no linux e por algum motivo o teclado esta mal configurado.. E nao tenho tempo agora para tratar disso!) |
|
|
|
Voltar acima |
|
zepstrip |
Colocada: Seg Mai 22, 2006 11:03 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 31 Jan 2006
|
olhe que não, olhe que não...
não desvalorizem os talentos nacionais, só não se faz cá o que se faz lá fora,
porque é chique pagar uma guita valente a uns brazucas (sem ofensa) ou a uns londrinos,
qnd bons realizadores, operadores e artistas cg por aqui não faltam.
Quando se pede orçamento, a resposta é directa:
" ai tanto, ai só pago metade pelo dobro do trabalho "
" Tenho de pagar o VW Polo novo á minha Kiki "
hasta. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Seg Mai 22, 2006 5:38 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: qnd bons realizadores, operadores e artistas cg por aqui não faltam.
Ui Ui... Olha que faltam, olha que faltam.... |
|
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 11:43 am |
|
|
Novo membro
Registo: 30 Dec 2005
Local/Origem: Portugal
|
[quote="zepstrip"]olhe que não, olhe que não...
não desvalorizem os talentos nacionais, só não se faz cá o que se faz lá fora,
porque é chique pagar uma guita valente a uns brazucas (sem ofensa) ou a uns londrinos,
qnd bons realizadores, operadores e artistas cg por aqui não faltam.
Quando se pede orçamento, a resposta é directa:
" ai tanto, ai só pago metade pelo dobro do trabalho "
" Tenho de pagar o VW Polo novo á minha Kiki "
hasta.[/quote]
Guita valente a brasileiros? Nao sei se no que se refere ao Brasil, a questao eh qualidade, e portanto, resulta em guita valente...
Sou luso-brasileiro, trabalhava ate ha 6 mees atras la, e agora estou ca em Lisboa. Os casos que soube, é porque por um trabalho de qualidade equivalente, ficava bem mais caro fazer na Europa, fosse em que país fosse ( mesmo os do leste ). Claro que há excepçoes como a Digital21 ou a Lobo, ou a VetorZero. Mas, ainda assim, o grande atrativo destas é fazerem um trabalho de alto nivel por preços inferiores a EUA ou Europa.
La eu ganhava 3 vezes menos que aqui. E olhem que aqui eu estou a ganhar muito mal. Quase metade do que deveria estar a ganhar. Com salários assim tao baixos, custos gerais menores, etc. O unico custo que é maior la é o relativo a equipamento. Maquinas, por la, costumam custar 50% a mais que por cá. Em alguns casos o dobro. Nao é a toa que expremem ate a ultima gota dos equipamentos que adquirem. Se eu for contar as coisas que aconteciam por conta disso...
Bom, mas essa é a minha precepção pessoal. Posso estar a ignorar casos que se enquadrem em situações diferentes... se for assim, peço desculpas, e gostava de saber o que realmente se passa nestas situaçoes especificas... Ate porque conheço muito boa gente por la que talvez ande a ser muito mal pago sem necessidade...
Quanto a qualidade do trabalho em Portugal, acho que ha muito boa gente sim. O que falta, por vezes, é volume de produção. Para dar mais pratica de produção, de mercado. Mas, no geral, acho muito boa a qualidade do pessoal daqui. Outra coisa que também dificulta é o facto de sermos apenas 10 milhoes. Uma coisa é produzir para publicos de 250 milhoes, 200 milhoes, 80 milhoes.... Mas viabilizar certos orçamentos, certos guioes, sendo que é algo que vai passar por uma semana para um publico de 10 milhoes... é dificil... A TheMill, Framestore e cia tem a vantagem de trabalhar para toda a Europa, ou na pior das hipoteses para o Reino Unido inteiro (80 milhoes de pessoas).
Podemos ter o mesmo guiao, a mesma qualidade no pessoal, mas a verba para produção jamais sera a mesma. Porque significaria qe atingir o publico aqui com a mesma peça custaria 8 vezes mais que no Reino Unido. Inviável.
Há outras razões, é claro, mas acho que essa é a principal.
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 12:12 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
"Quanto a qualidade do trabalho em Portugal, acho que ha muito boa gente sim. O que falta, por vezes, é volume de produção"
exactamente o mesmo que eu penso. talento nao é algo que nasce connosco. acho que talento foi um conceito inventado por que nao tem gosto pelas artes, nao as praticando, e assim justifica a "aptidao" dos outros como "talento" ou "dom".
em portugal noa há as escolas que já la fora, nao há empresas grandes como há la fora, e assim. è complicado ter produções grandes em portugal quando as empresas sao pequenas.
se eu tivesse uma empresa com 20 gajos, nao tinha stress nenhum em pegar em 4 deles e os colocar numa cena nova para apanhar um cliente rapidamente. agora quando tempos projectos grandes (pk em portugal ninguem quer os pequenos) só com 4 ou 5 pessoas (ou menos) claro que ninguem se vai virar e dizer "ya, vamos agora pegar em 2 gajos para fazer o anuncio tal".
basicamnet em portugal nao abunda assim tanto o artista digital. há muito o modelador 3d mas é principalmente para arquitectura e acho que aí, só nos falta mesmo é artistas, pk qualidade acho que até neste forum se ve que nao devemos nada ao pessoal lá fora.
faltará é provavelmente nas outras areas, simplesmente pk nao há formaçao (muita pelo menos) nem empresas grandes o suficiente, nem tantos clientes quanto isso (pk já estao habituados a ir alem fronteiras)
também acho que falta alguma energia às empresas portuguesas.
quando se instaurou a "crise" em portugal, causada pelo nosso amigo barroso, a empresa onde eu estava apressou-se a criar um mailing onde falavam dos serviços, e clientes and what not, para nao deixar que os clientes se afugentassem para lá para fora. e o resultado viu-se. tiveram aomentos de pedidos de trabalho. No caso das empresas portuguesas (e eu tou apenas a dizer o que me parece) acho que há falta de sensibilizaçao, e falta de auto promoçao. pá o ppl foi la fora fazer os anuncios do sapo... será que nao há ninguem em portugal capaz de fazer a porcaria do sapo? eu acho que há montes de gente. o que falta se calhar é uma equipa grande o suficiente para que possa ser feito em tempo util.
lembram-se do EcoMan? foi mandado fazer em espanha. em portugal ninguem sabia incluir um personagem real num cenario virtual. Será????
será que ninguem sabia? eu lembro-me que eu sabia!!! eu e montes de gente, mas as empresas portuguesas, numa de jogar pelo seguro, nao apostam na inovaçao... e pimba, foge-se-lhe o trabalho. bolas uma porcaria de um fundo verde...
enfim, ja vai longo o post. portem-se
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
sianto |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 1:28 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 30 Dec 2005
Local/Origem: Portugal
|
Sinto-me inclinado a concordar contigo no que falas sobre a falta de energia de muitas empresas. Apesar da minha experiencia cá deste lado do Atlantico ser limitada, ja senti um pouco isso. Mas sempre fiquei na duvida se nao era apenas azar meu. Basicamente trabalhei com duas empresas ate agora, empresas muito diferentes uma da outra, mas senti que parecem nao reagir com a rapidez ou energia suficientes.
O Brasil, talvez por viver crise atras de crise ha mais de 40 anos, forçou os profissionais a ligarem os alarmes mais cedo, a serem mais energicos, mais rapidos. Se calhar falta a Portugal o costume da crise... lol...
Na empresa onde trabalho actualmente, em Lisboa, quase todos os dias tenho vontade de gritar no ouvido das pessoas... mexam-se!!!! Ha muita acomodação. Nao se cria um mercado novo fazendo as mesmas coisinhas de sempre, da mesma maneira de sempre. Ha pessoas muito talentosas, mas que trabalham num ritmo e com uma atitude como se estivessem a trabalhar numa mercearia de aldeia minhota... Ou nem isso... minha família é do Minho e nem por isso é tao acomodada...
Nao quer dizer que em outros mercados nao haja problemas serios tambem. No caso do Brasil, que é o outro mercado que conheço, o problema é o inverso, as vezes. As pessoas sao um bocado estressadinhas demais. E querem poupar em absolutamente tudo, rentabilizar tudo...
As vezes tenho vontade de montar uma produtora propria... pegando estes talentos que EXISTEM cá em Portugal e criando um ambiente mais energico, mais propicio à criação, à produção de alto nivel... mais americanoide, neste sentido,talvez, sei lá...
Eh, começava por montar uma network de profissionais, freelances motivados... pronto, já estou eu a sonhar. Deixa eu voltar ao Photoshop, que é o que mes espera pela tarde de hoje...
Abraços! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 1:58 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Isto dito sem papas na lingua seria assim:
Não existem profissionais qualificadospara fazer algo que se veja. Mais mesmo os quase qualificados acabam por ter de descer à mediocridade pelas razões enumeradas nos posts anteriores.
Dizer que não falta qualidade nos trabalhos nos fórums portuguêses é demente, o que não falta é tentativas de amadores mais ou menos conseguidas, e vangloriações de certo número de "personagens" que vêm cá mostrar arquitectices de Vray amorfas ou publicidades afins, decentemente e mecanicamente produzidas, que enfadam e enjoam qualquer pessoa que trabalhe nisto, e, mesmo assim, esses personagens são elevados ao nível de estrelato. Tipo jetset 3d tuga...
Contam-se pelos dedos as pessoas que estejam nisto pela arte, de animação por exemplo ninguêm, fora duas ou três pessoas, percebe nada e não quer perceber .
TD.. Quem por aqui faz alguma ideia de como criar uma pipeline não linear com vários softwares?
Escrever shaders de renderman e mray?
Rigar decentemente uma personagem
etc...etc...etc..
Não é por falta de escolas, até porque já há escolas a mais, servem para empregar formadores mediocres que não arranjam emprego em produção real, chupar dinheiro a inocentes e promover este ou aquele software.
Não somos maus por sermos tugas mas tb não somos bons por isso, pensar o contrário é ridículo, e, ou enfrentamos os problemas de frente ou ficamos na mesma ou pior.
Cheers, agora chamem-me nomes. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 4:13 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
nao acho que seja preciso estar nisto pela arte para se ser um bom profissional. pk mesmo trabalhos em arquitectura, que sabemos que muita das vezes é igual ao de ha 5 anos atraz, apenas com vray, também nao é por isso que deixam de ser trabalhos que satisfazem os cliente. quanto a isso de haver pessoal que consiga programar shaders, fazer rigs profissionas e assim, la está. haver há, nao estao é todos na mesma equipa. e ter profissionais espalhados pelo pais, é como ter soldados sem um comandante: caem que nem tordos.
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
romanus |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 6:32 pm |
|
|
Veterano
Registo: 11 Mar 2005
|
Night Walker,
Muitas vezes se fala neste e naquele forum na elevação ao estrelato de determinadas pessoas, etc... nunca vi tal acontecer, na realidade. Apenas vejo é opiniões de pessoas que admiram mais ou menos aquela pessoa e gostam mais ou menos daquele trabalho.
Digo isto, porque ao ficar super orgulhoso por saber que o fonzie estava na Pixar, comecei logo a levar nas orelhas porque o estava a elevar ao estrelato sem saber o que ele fazia, etc... absurdo, mas estou habituado a uma certa mediocridade nos tugas e nos seus comentários...
De qualquer das formas, e falando da realidade que conheço na área de publicidade, web sites, institucionais e afins, o problema que vivemos em Portugal é relativamente simples... não há mercado para concentrar num mesmo polo, os nossos melhores profissionais, que se estivessem todos juntos levariam à banca rota qualquer pós produtora, ou produtora. Está tudo explicado... porque tu estás muito enganado quando dizes que não temos artistas, que somos uns bandalhos que não tem qualquer formação artistica e que sabemos apenas fazer coisas sem qualidade e menores. Fica sabendo que já conheci várias pessoas com muita e boa formação nesta área e que se juntássemos estas pessoas mais outras com outras características (bons técnicos - que também conheço) e mais outras com outras características (bons animadores, bons riggers, etc), faríamos trabalhos ao mesmo nível que uma vetor zero. Não tenho a menor dúvida disso... apenas sei que essa realidade em Portugal, com um mercado onde se faz um ou dois trabalhos complexos por ano e que, usualmente, vão parar a pós produtoras estrangeiras, está longe de se concretizar.
Esta é a minha opinião sincera relativamente a este tema e, infelizmente, sei que nem daqui a dez anos teremos condições para realizar trabalhos a este nível, a não ser que seja em casa, com uns amigos que até têm um talento porreiro e que demoram 2 anos a fazer um spot de 20 segundos com os meios que têm, etc... mas quem é que depois de estar a trabalhar durante 8, 10, 12 e muitas vezes 14 horas tem paciência para o fazer? i don't!
cheerz |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 8:08 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Acho que algo que falta aos portugueses, em geral, e a todos os niveis e o espirito aventureiro e de iniciativa. Falta competividade.
Sem duvida que a Ingreme e a empresa mais abrir na area do CG em Portugal...mas onde esta a concorrencia?
Obviamente que ha outras empresas que esporadicamente criam algo minimamente bom, no entanto penso que nao chega para que as coisa evoluiam e ajudem a que o CG se torne mainstream e que ganhe o reconhecimento e a projeccao que tem noutros paises.
Pelo que tenho visto nestes forum, existe muinta qualidade mas tambem bastante negatividade.
Stop moaning and do something about it...penso que seja a melhor maneira de atacar o problema. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Malanjo |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 8:32 pm |
|
|
Visitante
|
... |
Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 2:28 pm, num total de 1 vez |
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Mai 23, 2006 9:15 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved