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<  W.I.P. 3D  ~  Estudos em Zbrush: Busto(s)

Sil3
Colocada: Seg Abr 10, 2006 7:39 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Oi pessoal

Últimamente decidi regressar um pouco às "origens" do que me fez entrar no 3D : Organic Modeling.

Fiz um Busto em LowPoly para me servir de Base no Zbrush, visto que gostaria de aprender a Esculpir sem ter que me estar a preocupar com Edge Loops, Polygon flow e Mesh density, ou seja, Esculpir pelo puro prazer de o fazer sem pensar em nada mais a não ser a Forma em si, retirando assim (ou em grande parte) a questão técnica de agora SpinQuad ali, cuidado com um Ngon acolá..olha um Tri ali escondido...bahhh nada disso...estes exercícos são só mesmo pelo puro prazer de ESCULPIR Very Happy



Este é o primeiro de muitos (assim espero eu), foi feito ontem em cerca de 5-6 horas, sem usar quaisquer referências, como só tenho 1Gb de RAM Confused n posso "abusar" muito mas ... daqui a uns 10-20 quero ver em que estado estou e se estou a evoluir bem ou nem por isso.

Está cheio de erros de anatomia, em grande parte pq n usei referências, mas também pq ainda me considero "tosco", cada busto que faço fica feito, não pretendo voltar atrás para os corrigir, pelo menos nesta fase de aprendizagem, prefiro começar de novo usando o que aprendi entretanto, caso algum fique ao meu gosto então aí decidirei refinar até ao mais infimo pormenor Smile

De qq das maneiras agradecia comentários

Obrigado


Editado pela última vez por Sil3 em Ter Abr 11, 2006 2:42 am, num total de 1 vez
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ultra
Colocada: Seg Abr 10, 2006 8:12 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 123
Em termos tecnicos acho que esta mt bem executado, tas a ir no bom caminho e practicar, practicar é a solução.
Anatomicamente reparei agora nos mamilos tao um bocado fora do sitio mas nada de mais, acho que ta mt bem conseguido agora é esperar pelos proximos exercicios.

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Kazuya Mochu
Colocada: Seg Abr 10, 2006 9:07 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
ta curtido. confeço que em termos de anatomia tens algumas questões, mas desde que se pareça com um gajo, já é qq coisa. acho que passares daquele lowpoly para esse modelo cheio de detalhe já é uma vitoria Very Happy

Kaz
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Pixelwelder
Colocada: Seg Abr 10, 2006 9:38 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 03 Mar 2005 Mensagens: 615 Local/Origem: London
está a ficar muito porreiro, realmente os mamilos estam fora do sitioe refinar um pouco mais certosa musculos como por exemplo no pescoço.

Continua gostei do arBESTA do teu modelo;)

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yen3D
Colocada: Seg Abr 10, 2006 11:38 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
acho que está a ficar com muito bom aspecto.

thumbs up !!! Very Happy
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Sil3
Colocada: Ter Abr 11, 2006 2:56 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Oi Smile

Utra:
-Thanks bro, os mamilos foram algo que eu meti mesmo à última da hora pq quando olhei para o modelo reparei que lhe faltavam os mamilos, e sim tão mal colocados ainda por cima..mais valia ter ficado quieto hehe

Kayuza:
-O objectivo do Low Poly foi mesmo esse, never mind topology, just go with the flow Wink

Pixel e Yen:
-N vou continuar a "Besta"Sad Vejam isto como esboços, servem-me nesta altura para aprender formas e a melhor maneira de as executar Smile


Aqui vai então o desta noite hehehe:



Aqui neste fiz "batota" usei outra Low Poly mesh já com mais polys e em sitios estratégicos: Boca, Olhos e Orelhas...se bem que...reparei que podia ter feito mais um loop na zona das Orelhas, porque mesmo com esta nova mesh as orelhas foram um bico de obra...ou o "artista" é que n pesca nada disto hehehe, pq ficaram nojentas de qq das maneiras Sad Sad Sad

Anyway, sempre a aprender, com esta Mesh tive mais facilidade em fazer os lábios, mesmo assim ainda n estão lá como eu gostaria, os olhos/palpebras n fiz da segunda vez after the Crash...ia demorar horas e depois aprendido que o Zbrush salva SÓ a mesh que está visivel ia tendo um ataque de coração....do it again Sam...arghhh n tive paxorra LOL, por sorte tinha salvo antes de ter começado as palpebras pq senao hoje n havia Model nenhum Sad

Crits please, keep them coming que eu a ver se amanhão ponho outro:)

ps: Eu neste tentei um ar mais "realista" em relação ao primeiro, n sei se consegui dar esse "ar" especialmente pq n tem palpebras... mas digam de vossa justiça , Thanks Smile
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Kazuya Mochu
Colocada: Ter Abr 11, 2006 12:55 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
nao é batota man, é preparação!

Kaz
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ultra
Colocada: Ter Abr 11, 2006 2:31 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 123
ah! mt bom, só um reparo esse verde dificulta um bocado a leitura do modelo, no cinzento está mt mais legivél Very Happy
Usaste refs neste? o espaço entre o nariz e a boca tá um bocado grande já que a intençao era o maior realismo. Quantos as orelhas se pudesses puxalas um bocado mais pa fora. No global ta mt bom, continua.

Abraço mano!

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Mvespa
Colocada: Ter Abr 11, 2006 6:15 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 14 Fev 2005 Mensagens: 116 Local/Origem: Famões
Está muito bom e pelo menos parece-me proporcional.

Quanto a dizer-se que o nariz está muito afastado da boca, a boca é muito larga bla bla, não concordo! Pois na realidade veêm-se pessoas de todas as formas e feitios. Na volta até existem pessoas que essa distância que o objecto tem fariam corá-las de inveja!

Smile Keep the good work!
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Sil3
Colocada: Qua Abr 12, 2006 12:54 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Obrigado pelo apoio pessoal, much apreciated Smile

Aqui vai o exercício de hoje:





Já não tá verde...o verde deve incomodar muita gente hehehe Wink

Este possivelmente será o ultimo em que uso Print Screens directamente do Zbrush, visto que o ZBrush não tm uma perspective view, os modelos ficam sempre um pouco "achatados", a ver se o próximo saco um render no XSI...mas hoje já estou demasiado cansado para isso.

Toca a comentar sff Smile
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Ben Martin
Colocada: Qua Abr 12, 2006 4:03 pm Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
What can I say?

Eu não fazia melhor... até porque sou um modelador de concepts tecnologicos, mas acho que os teus...huh... testes estão melhor que muitos trabalhos finais que já vi! Shocked

A figura parece um pouco estilizada, mas isso pode ser bom...
Na minha opinião um projecto 3D (quando são usadas figuras humanas) é mais simples e inteligente trabalhar com figuras estilizadas (tipo caricaturas onde se realça determinados aspectos importantes da fisionomia/expressões dos personagens) do que tentar uma abordagem tipo Final Fantasy (Photo-realisitc stuff)... é sempre bastante dificil o 3D passsar por algo real, excepto quando misturado com elementos de imagem real... mas mesmo assim quem não se lembra no ultimo MATRIX aquela luta do Neo no pátio com as centenas de agentes "Smith".
Tudo feito com o melhor que o money pode comprar e no entanto... via-se (e sentia-se) que não eram personagens reais!

Vamos estilizar... e nisso os teus personagens estão a sair 5 estrelas!
Keep it rolling! Very Happy

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VirtualFM
Colocada: Qua Abr 12, 2006 6:46 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Olá Sil3!

Então dizes tu que fazes isto num dia?! Ou tás a aldrabar e já tens estas coisas feitas desde há 6 meses e andas agora a postar um por dia ;-P

Bom, eu não fazia nada disso nem num dia nem numa semana... animação orgânica não é comigo... quer dier, com esforço um gajo vai lá, mas era preciso um bocado de espforço! Por iss, que posso eu dizer acerca do trabalho que não seja um "parabéns, continua"?! Sim, que é evidente que tás air no bom caminho e que a prática faz a perfeição (notam-se melhorias significativas entre o primeiro e o último modelo que postaste)

Daqui a 2 semanas vai ser uma diferença descomunal, de certeza... e vais dar baile ao Taron! Wink

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Kazuya Mochu
Colocada: Qua Abr 12, 2006 6:56 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 17 Jul 2005 Mensagens: 463 Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
Código:
Tudo feito com o melhor que o money pode comprar e no entanto... via-se (e sentia-se) que não eram personagens reais!


que na minha opinião se deve à roupa ser rigida e eles insistirem em saltar para bullet time a cada 1 minuto!

Kaz
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Sil3
Colocada: Qui Abr 13, 2006 1:02 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
Ora cá estou eu hehehe...

Zbrush Screens


XSI Screens:



A diferença é bastante para quase parecer outro Model Very Happy


Ben:

Obrigado pelos comemtários Very Happy Eu também n sou muito fan de realismo, mas nesta altura quero aprender "Forma e Volume" da melhor maneira que me é possivel, mas seguindo a tua sugestão, acho que vais gostar mais deste que fiz hoje hehehe.

Como nunca tenho nada definido quando pego no Zbrush, é quase aquilo que sair ao inicio e só depois começo a refinar as formas, lembrei-me do teu comentário sobre o estilizar e olha, saiu-me isto Smile


Fm:

LOL m8, n digas isso senão as pessoas ainda pensam que en ando aqui a enganar e tu que me conheces sabes que n é nada disso Wink

Além disso eu n disse que fazia num dia, tenho-os feito em 4-6 horas, o de ontem demorou mais, o de hoje n chegou 2 horas Smile parece que ando a atinar mais nisto hehehe.


Continuem a dar as vossas opiniões sejam elas a dizer bem ou mal, gostam n gostam, são-me muito úteis.

Obrigado Smile
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VirtualFM
Colocada: Qui Abr 13, 2006 3:01 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
E cum caneco!

Este último está fenomenal! Põe "forma e volume" nisso! Ganda caricatura! Ganda personagem! Quase que lhe "sinto" a sabedoria! Não sei porquê, mas parece-me um gajo sábio: imagino-o como um ermitão sábio, em contemplação da natureza e a fazer curas com ervas milagrosas aos peregrinos que o procuram.

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AngelStudio
Colocada: Qui Abr 13, 2006 8:16 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 08 Abr 2005 Mensagens: 409 Local/Origem: Porto
o ultimo tá mesmo em grande, adoro a expressao do Sr. enrugava era um pouco os labios e talvez aumentar as rugas da testa...

Parabens

see u all

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" EU QUERO SER ILUMINADO...Sad...."


BIBA , BIBA OS ILUMINADOS...
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Ben Martin
Colocada: Qui Abr 13, 2006 9:04 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Grande Sil,

Arre bolotoa! Shocked
Estás mesmo a ficar um mestre!

E é exactamente desta magia que estava a falar, tás a ver como a fisionomia leva logo a extrapolações da essência do personagem?
O VirtualFM já está a ver o filme todo! Very Happy

Tou a ver que além de animador ainda vais dar um grande modelador de personagens!
O interessante era depois arranjar um bom rig e umas facial expressions para complementar os teus personagens e começares a animá-los nuns takes fixes... dá outro gozo animar uma cena que nós fizemos do nada!

E nunca se sabe se não arranjas bules rápidamente nesta área!
Siga p'ra bingo! Smile

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