|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Horários... uma reflexão |
Sil3 |
Colocada: Qua Fev 22, 2006 7:18 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Depois de ter visto esta thread na CGTALK a qual cito em baixo:
"What a pain last week. I worked 101 hours in 7 days. I hired a freelance(MJR) I found from the car crash competition here at CGTalk to do another job and he put in 101 hours. Another animator in Texas was working on the same project and I know he was hanging with me at 3am. Then I coaxed another poor devil(Dreamtalk-animation) into a cartoon animation of a dancing fish and I know he put in some major time.
I know others have done this too, but man what a drag. I passed out Monday and still had to recover from a massive headache Tuesday. It's a great career, but there are times it really stinks."
Gostaria de saber a vossa opinião SINCERA sobre isto...sei k existe por aki muita gente k já teve ABUSOS destes, tenham sido eles OBRIGADOS por parte da entidade patronal ou por "carolice" (meti-me nisto e agora tou feito ao bife pois é mais trabalho k eu pensei).
Vamos a uma nova discusão?
O meu caso:
Já passei por situações semelhantes, trabalhar , 12-16 horas por dia, 7 dias semana, 30 dias por mês... sem nunca receber mais por isso ou seker ter tido um OBRIGADO...ouvi antes outras coisas bem mais desagradáveis.
Posso garantir k é HORRIVEL, n faz bem a NINGUÉM e acabei por me despedir pk n aguentava mais...
Agora eu pergunto , se isto n se exige noutro tipo de profissões, pk é k é levado como normal na nossa, ou na área das Artes?
O k nos leva a "engolir" isto como dado adkirido na nossa profissão?
PK temos nós de "aguentar" isto e se nos keixarmos estamos a ser considerados ANTI-Profissionais? Ou k não fomos "talhados" para esta mesma profissão?
É certo k por vezes esforços têm de ser feitos, não digo k numa "Crunch Time" de uma semanita antes de se entregar o trabalho se trabalhe horas a mais (QUASE NUNCA PAGAS)...mas daí a fazer disto o pão nosso de cada dia começa a ser inconcebivel para mim, e milhares de outros...eu costumo dizer:
- Trabalho para viver mas NÂO vivo para trabalhar!!
A nossa vida pessoal n conta? O nosso descanso n conta? Será k n se percebe k se é MAIS productivo se estivermos BEM connosco próprios e com a cabeça fresca?
Fica acessa a discussão |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Qua Fev 22, 2006 7:38 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
Man a cena é Nunca deixar isso acontecer.
tu tens um salario que geralmente reflecte 8 horas por dia. é fazer as contas.
dizes isso ao tem patrão e pronto.
ou paga o que trabalhaste a mais, ou nao voltas a faze-lo.
depois tens simplesmente que entrar e sair a horas. se fizeres isso, ninguem pode exigir nada de ti.
principalmente se a empresa tiver uma daquelas cenas de picar o ponto. quanto mais tu tolerares, mais vao abusar de ti.
eu cheguei a entrar num esquema de horas extraordinarias com a ultima empresa onde estive, mas foi um acordo em que eu dava X horas a mais por X guito a mais.
se um projecto entra em crunchtime, as responsabilidades têm que ser apuradas. a tua consciencia há de te dizer se deves ou nao ajudar, mas em geral crunch time vem de má gestão e de prazos mal estipulados. se uma empresa tem um prazo que nao foi definido por ela (por exemplo um cliente), a entidade que estabelece o prazo tem que estar disposta a pagar por mais recursos para ter o trabalho feito a tempo. mais recursos tanto pode ser humanos como software oh hardware. isso depois é outra questão. mas man, nunca deixes que te abusem.
outra coisa é tu seres bem pago, e teres um papel decisivo no decorrer dos projectos, como por exemplo produtor ou director de alguma secção. aí já nao te é dado tanto o horario certo. também te deve ser dada alguma liberdade, mas é-te exigido que te dês mais.
se fores... imagina, o director de animação de um filme qq. pelo que te vao pagar, nao estao preocupados com o que tu produzes, mas sim os resultados daquilo que tu geres ou dirigies. se calhar isso vai é exigir de ti uma flexibilidade maior.
durante um ano fui director artistico na eworks studios. pá e eles nunca disseram "tens que entrar às 9 em ponto" mas diziam "queremos uma media de 8 horas por dia, e de preferencia que estejas aqui quando maior parte das pessoas estão cá, para que a informação se passe melhor".
agora se por exemplo num dia eu estivesse mais apagado, ou que estivesse distraido, ou preso com um problema qualquer, eu teria pessoalmente a "responsabilidade" de acabar os meus objectivos para aquele dia. fosse entregar algo que tinha prometido, ou assim. epá mas nunca estar feito escravo a dar uma quantidade abusiva de horas por dia.
A Salsa, a empresa de roupa portuguesa, trata os criativos como escravos. entram às 8 para sair Às 9 da noite. mas os patrões nao vêm que isso só piora
como eu disse antes " a pressa é inimiga da pressa". tenho lá uma colega a trabalhar que diz: eu vou para casa tarde e cansada, só mesmo para dormir. nao tenho vida social, e ja nem rendimento profissional tenho".
uma empresa nao pode estar À espera de exigir muitas horas de alguem sem que isso se reflicta no seu desempenho.
claro que diferentes pessoas se motivam por coisa diferentes. eu pessoalmente gosto que me seja reconhecido o merito. mas outras há que perferem estar no anonimato desde que sejam bem pagas. outras chega um "obrigado" sincero.
mas pronto, é a minha longa opinião neste assunto.
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qua Fev 22, 2006 8:26 pm |
|
|
Veterano
|
Kazuya Mochu escreveu: Man a cena é Nunca deixar isso acontecer.
tu tens um salario que geralmente reflecte 8 horas por dia. é fazer as contas.
dizes isso ao tem patrão e pronto.
Kaz
Sabes k nesta àrea é dificil fazer-se isso, muitas vezes por medo de se nos fexarem as portas, tal como o meu post inicial se estiver a ser visto por entidades Patronais (e espero bem k SIM) me podem desde já fexar portas...
Kazuya Mochu escreveu:
ou paga o que trabalhaste a mais, ou nao voltas a faze-lo.
depois tens simplesmente que entrar e sair a horas. se fizeres isso, ninguem pode exigir nada de ti.
principalmente se a empresa tiver uma daquelas cenas de picar o ponto. quanto mais tu tolerares, mais vao abusar de ti.
Kaz
Axo k é raro o picar o ponto aki...mas numa coisa te dou a maior das razões e um conselho aki para todos os outros:
Ao primeiro sinal de ABUSOS..falem ponham os pontos nos "is"...eu n o fiz e depois kem pagou por isso fui eu...
Kazuya Mochu escreveu:
eu cheguei a entrar num esquema de horas extraordinarias com a ultima empresa onde estive, mas foi um acordo em que eu dava X horas a mais por X guito a mais.
se um projecto entra em crunchtime, as responsabilidades têm que ser apuradas. a tua consciencia há de te dizer se deves ou nao ajudar, mas em geral crunch time vem de má gestão e de prazos mal estipulados. se uma empresa tem um prazo que nao foi definido por ela (por exemplo um cliente), a entidade que estabelece o prazo tem que estar disposta a pagar por mais recursos para ter o trabalho feito a tempo. mais recursos tanto pode ser humanos como software oh hardware. isso depois é outra questão. mas man, nunca deixes que te abusem.
outra coisa é tu seres bem pago, e teres um papel decisivo no decorrer dos projectos, como por exemplo produtor ou director de alguma secção. aí já nao te é dado tanto o horario certo. também te deve ser dada alguma liberdade, mas é-te exigido que te dês mais.
se fores... imagina, o director de animação de um filme qq. pelo que te vao pagar, nao estao preocupados com o que tu produzes, mas sim os resultados daquilo que tu geres ou dirigies. se calhar isso vai é exigir de ti uma flexibilidade maior.
Kaz
Éu também concordo k "CrunchTime" é da responsabilidade de kem está gerir determinado projecto, isto é ou se SABE gerir o pessoal k se tem (numerico e a efficiencia do mesmo) ou n se tenta prometer mundos e fundos a um cliente. Claro k depois kem acaba por pagar isso é sempre o desgraçado k está atrás do Monitor/Estirador...e muitas vezes o próprio patrão fica vitima disso também...mas lá está a empresa n é minha, n fui eu k meti metas tão altas k para as atingir tenha de ser escravo da empresa...
Kazuya Mochu escreveu:
durante um ano fui director artistico na eworks studios. pá e eles nunca disseram "tens que entrar às 9 em ponto" mas diziam "queremos uma media de 8 horas por dia, e de preferencia que estejas aqui quando maior parte das pessoas estão cá, para que a informação se passe melhor".
agora se por exemplo num dia eu estivesse mais apagado, ou que estivesse distraido, ou preso com um problema qualquer, eu teria pessoalmente a "responsabilidade" de acabar os meus objectivos para aquele dia. fosse entregar algo que tinha prometido, ou assim. epá mas nunca estar feito escravo a dar uma quantidade abusiva de horas por dia.
Kaz
Os dias n são todos dias "bons" ou "criativos" nesta profissão IMO, isto n é carimbar papeis ou atender telefonemas, nem sempre as coisas saem como keriamos e por vezes um pekenho detalhe por demorar horas a ser resolvido, coisas k por vezes parecem de uma simplicidade extrema podem-se tornar autênticas dores de cabeça, been there done that
Claro k temos prazos a cumprir, e se sou eu a fazer "merda" pk ACONTECE, se nunca me enganasse estaria então ser muito MAL pago, tenho a responsabilidade de resolver o problema k criei, e se n consigo entao ao menos k me esforce ao maximo para k n volte a acontecer... mas dái a ser sempre o "desgraçado" k tem de ficar no seu posto de trabalho pk alguém axou k eu fazia determinado serviço em 8 horas quando na realidade deveriam ter sido 16...ermmm...má gestão de recursos IMO.
Kazuya Mochu escreveu:
A Salsa, a empresa de roupa portuguesa, trata os criativos como escravos. entram às 8 para sair Às 9 da noite. mas os patrões nao vêm que isso só piora
como eu disse antes " a pressa é inimiga da pressa". tenho lá uma colega a trabalhar que diz: eu vou para casa tarde e cansada, só mesmo para dormir. nao tenho vida social, e ja nem rendimento profissional tenho".
Kaz
Eu sei o kisso é (foi)...a minha única altura de "escape" era a hora de almoço...nessa horita tinha de almoçar à pressa para ter "tempo" para mim e amigos...fdx é triste pa caraças...e volta e meia ainda tinha de ir almoçar com os patrões para se discutir cenas de trabalho...houve altura k me recusei...
-ah e tal n posso, peço desculpa mas n posso...
Claro está ficavam de trombas...lá está a tal história de n se ser "profissional"...
Kazuya Mochu escreveu:
uma empresa nao pode estar À espera de exigir muitas horas de alguem sem que isso se reflicta no seu desempenho.
Kaz
Estão-te a fazer "aprender" estão-te a dar "experiência"
Kazuya Mochu escreveu:
claro que diferentes pessoas se motivam por coisa diferentes. eu pessoalmente gosto que me seja reconhecido o merito. mas outras há que perferem estar no anonimato desde que sejam bem pagas. outras chega um "obrigado" sincero.
mas pronto, é a minha longa opinião neste assunto.
Kaz
Thanks pelas tuas opiniões, pk eu sinceramente axo k isto é assunto muito sério... especialmente para kem está a começar agora k se vai vergar a situações destas só para ter uma hipotese de entrar no ramo.
Volto a frisar k volta e meia umas horitas a mais são necessárias..mas k então ao menos recompensem kem as faz pk é obrigado a tal e n lhes digam k n fazem nada mais nada menos k a sua obrigação. N podem pagar horas extras? Oh pá por cada hora extra ofereçam 2 de folga...ou muito simplesmente um:
-Muito obrigado por teres estado aki a esfolar-te foi deveras um esforço k n te podemos agradecer o suficiente.
e não:
-Só trabalham estas horas todas por vossa culpa....
Ao fim e ao cabo, o trabalho fica feito, os louros vão para a empresa e os nossos nomes nem seker "eles" têm a dignidade de meterem nos créditos dos trabalhos... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Pixelwelder |
Colocada: Qua Fev 22, 2006 9:56 pm |
|
|
Veterano
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: London
|
Kazuya olha acho muito bonito o que falaste, mas é porque se calhar nunca trabalhas no ramo da publicidade ou noutro do genéro, quando tens clientes que querem tudo para hoje e para já e tens timings a cumprir porque a concorrência do cliente vai lançar este e aquele produto e o teu cliente quer ser mais rápido. Ai tu estas f..... ou dás o litro ou estas fora, não sei me entedes e também depende do teu patrão...ou patrões
Tambem me queixo do mesmo. Chego por vezes a trabalhar mais de 13 horas por dia e no dia seguinte ter de estar no trabalho de novo Às 9:30 e se chegas atrasado levas o belo do seremão. E NÃO GANHAS MAIS POR ISSO!! e se pedes para resolver este ou auele assunto mandam-te bocas...mas não te pagam as horas extras e nem te agradecem por trabalhares que nem um escravo. É MUITO MAU MESMO..... se fosse a contar as horas extras eue já fiz.....se fosse recompensado por isso em termos de ferias ou monetária mente estava realmente muito bem.
Mias poderia dizer....mas este assunto é uma realidade e conheço muitas mais pesoas na área que sofrem o mesmo..
Fico por aqui.....um resto de Bom thread |
_________________ .......in motion.
Eyeframe.co.uk
:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com |
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 12:32 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
De facto isto é um problema muito sério que acontecem em determinadas profissoes, e acredito que nas profissoes mais criativas por alguma razao é mais comum a existencia de horas extras, area de 3d, arquitectura, como o pixelwelder disse publicidade e muitas outras. Á situações em que se deve a má gestão, ás vezes urgencia nos trabalhos e ou se aceita o prazo ou nao há work, e ás vezes é por responsabiliadde do operador; muitas vezes o pessoal descansa mais um pouco, principalmente por ser numa area criativa, ás vezes a pica é pouca, axo que nessas situações parte do bom senso da pessoa de tentar compensar. Acho que o importante é evitar os grandes exageros, como perder a vida social para o trabalho, já me aconteceu trabalhar 48h seguidas e durante um mes trabalhar 18h dia e dormir 6, escusado será dizer que metade do cerebro ficou derretido nessa altura. Mas tambem nao se julgue que isto é um prob em portugal, por exemplo a EA teve uns problemas á uns tempos atras, em k axo k os empregados entraram em greve ou foram pra tribunal...qq coisa assim, porque nao pagavam horas extras. Acho que o melhor tentar evitar, e se tiver que acontecer que haja reconhecimento...se as coisas nunca melhorarem mais vale vir embora. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 12:49 am |
|
|
Já faz sozinho
|
pá é assim. eu sei que nao tá facil para todos. na tao facil para ninguem até, mas principalmente numa altura que há montes de povo à procura de emprego, um gajo nao se pode meter a enfrentar um patrão, concordo. mas temos que pelo menos fazer os superiores verem as coisas.
se te passam um raspanete por chegares mais tarde que as 9:30, tu dizes que no dia anterior estiveste até tarde. até pode ser que te digam alguma coisa, mas se for algo que se repete, eventualmente eles vao deixar de dizer. e se te quizerem despedir, vao ter que te dar uma causa. e nao podem dizer "pk se recusava a fazer 12 h por dia".
pá concordo que muita gente nao pode arriscar o emprego que tem, e mais vale esforçarem-se. só que as entidades patronais sabem disso e exploram o pessoal. claro está que sem empregados, eles tambem nao fazem nada! e o que parece é que nos ainda nao soubemos impor-nos.
nem digo que resmunguem com o patrão pk ele vos mete a fazer muitas horas extraordinarias ou assim, nem tou a dizer para lhes levantar a voz ou ser desagradavel, mas com uma reunião decente em que se discuta bem as coisas, acho que nao se perde nada.
se mesmo assim e tentando ser rasoavel nao se chega a mudança nenhuma, deves-te questionar se queres continuar a trabalhar num lugar assim. pá começas à procura de alternativas.
e sim, já trabalhei no mercado da publicidade, só que nunca se deixava o cliente ditar os prazos. era proposto um prazo, e daí discutia-se.
pá um cliente nao pode simplesmente chegar e dizer: quero isto daqui a 2 dias" e a empresa nao ter nada a dizer. por isso mesmo há orçamentos.
pelo menos a mim sempre me perguntaram quanto tempo eu demorava a fazer isto ou aquilo para orçamentar o projecto. e aí sim, a responsabilidade em acabar a tempo caía-me nas mãos, mas eu tinha que ser o mais exacto a dar o tempo o possivel.
mas pá, cada um é como é, cada um tem o patrão que tem.
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 10:27 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Enquanto as empresas tiverem de competir com os "freelancers do emule" vão ter de continuar a apertar os prazos e a espremer o pessoal para serem competitivas em termos de preços. E visto que a qualidade é secundária para a maioria dos clientes portugueses... Muitos continuam a cavar a própria campa...
Esta profissão precisa de um sindicato |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 12:27 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Yeah, good old crunch time!
o pior que ja tive, foi um job freelance em Amsterdao, cheguei la e fiz 32 horas seguidas, durmi 3 horas debaixo da secretaria e depois trabalhei mais 25 horas seguidas...lovely..os 3 meses que se seguiram foram dos piores da minha vida, nunca trabalhei menos de 10 horas por dia, 7 dias a semana, e nem um centimo extra ou um "thanks for your hard work"... |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Pixelwelder |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 1:11 pm |
|
|
Veterano
Registo: 03 Mar 2005
Local/Origem: London
|
Pois mas tb nem todos os Patrões te dão a mesma abertura ou reagem da mesma forma.... TB ja aconteceu uma vez trabalhar mais de 15 horas por dia durante um mês que incluia fds e tudo......dessa vaz foi a unica vez que fui recompensado..mas n foi exemlo para as ouras vezes.... |
_________________ .......in motion.
Eyeframe.co.uk
:::My Mental Ray:::
www.mymentalray.com |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 2:21 pm |
|
|
Veterano
|
Ena ena... quase 80 views e só 5 intervenientes... tá tudo com medo de falar ou n fazem horas extras NAO pagas?
Vá lá n se acanhem..sei k é um "touchy subject" mas...kem cala consente como se costuma dizer... |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 3:05 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
Era bom era ver a prespectiva de 1 patrao (penso q anda 1 por estas bandas)... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 4:19 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Citação: Era bom era ver a prespectiva de 1 patrao (penso q anda 1 por estas bandas)...
Espero que não seja o meu |
|
|
|
Voltar acima |
|
sergioduque |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 4:28 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
|
enquanto freelance isso acontece em quase todos os projectos (pelos menos para mim) as razões são muito variadas, passa por má gestão do projecto muitas vezes (os prazos são curtos, tb acontece aparecer trabalho que fora de Portugal seria entregue a uma equipa e cá é entregue a um tipo, 2 com muita sorte), outras vezes a cena não está a sair logo e passo umas horas a coçar, vulgo ir beber um coffee, net ... e depois tem q se compensar esse tempo trabalhando até horas tardias
para mim é tudo uma questão de "jogo de cintura" se achas que o cliente abusou de ti e o podes dispensar, adeus! nós tb podemos despedir clientes!
Outras vezes tens que aceitar as regras e dar o melhor.
acontece tb os atrasos virem não dos meus clientes directos mas da fonte, cabe-nos a decisão de querer safar o people ou não.
no meio disto tudo tb existe as relações ente as pessoas e isso pesa.
eu, acabei por aceitar que o meu trabalho é mesmo assim trabalha-se muitas horas seguidas, mas tb já despedi clientes quando achei q o meu limite foi ultrapassado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 5:55 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
pá olha eu, a proxima vez que fizer um logotipo, foi fazer uma aplicação em flash para se mudar as cores. assim o cliente brinca, em vez de andar para tras e para a frente com merdices "vamos ver como fica o laranja" quando já se decidiu um preço fixo.
depois ele que anote os valores RGB e me diga
eheheh |
|
|
|
Voltar acima |
|
Guybrush |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 6:00 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
|
Kazuya Mochu escreveu: pá olha eu, a proxima vez que fizer um logotipo, foi fazer uma aplicação em flash para se mudar as cores. assim o cliente brinca, em vez de andar para tras e para a frente com merdices "vamos ver como fica o laranja" quando já se decidiu um preço fixo.
eheheh
Depois abria o logotipo noutro computador e dizia que tinhas posto a cor errada |
|
|
|
Voltar acima |
|
sergioduque |
Colocada: Qui Fev 23, 2006 6:57 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
|
Kazuya Mochu escreveu: pá olha eu, a proxima vez que fizer um logotipo, foi fazer uma aplicação em flash para se mudar as cores. assim o cliente brinca, em vez de andar para tras e para a frente com merdices "vamos ver como fica o laranja" quando já se decidiu um preço fixo.
eheheh
pois...está ai uma cena que sempre me tirou do serio, eu até sou flexivel dentro do reasonable , mas cenas tipo experimentar o livro de pantones todo, ou rodar a cena 360º, 5º à vez.. isso acontecia-me muito quando trabalhava em agencias (os meus tempos de pub.) com o freelance consegui reduzir isso ao minino.
dava vontade de dizer abanca-te ai man tás na boa eu já venho ver como as coisas estão a correr! |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nico |
Colocada: Sex Fev 24, 2006 12:13 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 21 Jun 2005
Local/Origem: Lisboa
|
muddymind escreveu: Era bom era ver a prespectiva de 1 patrao (penso q anda 1 por estas bandas)...
Serei eu??....
Só vi este tópico agora... e é meia-noite... vou por a minha opinião amanhã ou depois... pois vou dar aulas ás 8.00... |
_________________ Nicolau Pais
Designer
www.idesign.pt |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved