Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Mix 3d com video |
DANY_3D |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 7:59 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 05 Mai 2005
Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
|
tenho uma duvida ..
sempre kis fazer coisas 3d e depoism por em~video real... MAAS
no max quando faco isso ao mover a camera pra eskerda ou assim o objecto tb se move---
ouvi dizer que e preciso boujour nao sei ke e outras coisas.. fiquei sempre a perceber o mesmo...
alguem pode me explicar step by step...se faz favor-..--.
muitissimo obrigado.. |
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 8:23 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Yep, se o video tiver movimento, e obvio que tens que fazer o "match" da camera. para isso tens Boujou, como disses-te, ou entao MatchMover ou ainda Syntheyes (favorito).
Quanto a step by step..bem, nao e dos processos mais simples... aconcelho a visitar os sites dos software que referi acima e fazer download de tutoriais.
No pain, no gain. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 8:34 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
obrigado grury ..mas nao me consegues explicar mais ou menos? tipo primeiro po boujour ai fazes isso e isso depois passas o tal,... pro 3dsmax ..fazes import ou outra coisa qualquier..blablabla |
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 9:55 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Às vezes custa-me a acreditar nestas coisas...
O Grury teve a simpatia de responder e respondeu bem, deu várias opções de programas que poderias utilizar e aconselhou a fazer download de tutoriais.
Apenas se esqueceu de referir que esses programas normalmente são caros e que há algumas soluções gratuitas como alternativa, como o projecto Icarus (que entretanto passou a comercial mas se fizeres um search num motor de busca internacional com certeza encontrarás ainda a última versão gratuita disponível).
E vai daí, em vez de fazers o que te recomendaram pedes a papinha toda feita passinho a passinho?! Então não será para isso que servem os tais tutoriais?! Eu fiz um busca rápida no Google por duas palavras, SynthEyes e Tutorials... E, milagres dos milagres da tecnologia, apareceram carradas de pagina referentes ao tema! Claro que é preciso filtrá-los, mas rapidamente se chega a sites como:
http://www.ssontech.com/learning.htm
http://www.creativecow.net/articles/holt_karl/syntheyes/
Para mais tutoriais sobre esse tema mas com outros programas as palavras chave que deverás utilizar serão "camera matching" ou "camera tracking" |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:11 pm |
|
|
Veterano
|
Basicamente: abres video footage no software de tracking, que dependendo da qualidade das filmagens, sera mais ou menos dificil de fazer o tracking da camera.. qualquer um dos sofwares que referi tem funcao de autotracking, ou seja, o programa identifica pontos na imagem que sao comuns a uma serie de frames, claro que quanto mais nitida ou menos movimento na camera, melhor e o resultado do tracking. Idealmente a quando da filmagem devem por-se no cenario alguns objectos (bolas de tenis, ping pong etc.) para facilitar o tracking. Depois de fazer o tracking tens que exportar a data para o teu software de eleicao, seja ele 2d ou 3d.
Depois de importar a tracking data, o proximo passo sera construir um set em 3d que se ajuste ao live action plate, da mesma maneira que por exemplo farias para integrar edificio num projecto de visualizacao arquitectonica...
o ultimo passo seria fazer o compositing das layer criadas em 3d com o video...
Como podes ver, nao e um processo facil, especialmente nao sera algo que alguem te possa explicar em 5 min. existem dezenas de tutoriais na net que explicam em detalhe todos os passos do processo.
Good luck, keep us posted. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:21 pm |
|
|
Veterano
|
Oh yeah, tinha-me esquecido do Icarus...e como o VirtualFM referiu, a parte do synthEyes que custa cerca de 400 dolars, os outros sao extremamente caros.
no entanto pelo menos o SynthEyes tem uma versao trial. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:38 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
VIRTUAL FM (radio)
GRURY muito obrigado..eplo menos Um que ajuda e que percebe do assunto..
devia haver mais pessoas tao simpaticas como tu..
eu ja percebi masi ou menos como isso funciona...
brigadao migo |
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:40 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
Sim, o Syntheyes é acessível e é tão bom ou melhor que muitos dos outros.... Mas atenção que o comportamento deste tipo de programa depende muito do input... E reajem de forma muito diferente às mesmas situações: Há sequências que são rapidamente analizadas no Boujou e o Syntheyes não as "percebe" e outras que o Boujou fica à nora e o Syntheyes quase que as olha com desdém! |
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 10:47 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
e akela parte do dinheiro nao foi necessario...eu e ke sei...
se tenho ou nao o dinheiro..ou se for rouba lo ou fazer outra coisa..,isso nao interessa a ninguem ..os programas sao caros e isso ja sei eu..
consegui tirar informacao do google.. pra kem ainda nao sabe : http://www.google.com ou entao para videos : http://video.google.com
VIRTUAL FM -»» ja vi no google uns tutorials.mas nao em ajudaram..por isos postei aki. a minha duvida...pa proxima nao faco nada disto..
esta porkaria da ligaccao de net tambem ta sempre ir aabaixo...
pkp
QUE DIA!!!!!!!!! |
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Seg Fev 20, 2006 11:22 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
Dany...
Pelos teus post´s tu pareces ser um tipo bastante novo, n só em idade mas também no 3D. Uma coisa k tens de perceber é k fazer 3D é DIFICIL, mesmo k os programas tenham evoluido muito nos ultimos tempos, continua a ser uma profissao extremamente dificil.
Claro k existe o 3d de "Designer" como eu chamo...o gajo k tá à espera k ao clicar num botão as coisas rodem e fiquem com bevels nas letras, ou meter uns footsteps no chão e o programa por o boneco a andar sozinho...
Agora o k tu tens de pensar é:
-Kero fazer desse 3D de "Designer"
-Kero fazer 3d mais a "Sério"
Se fores pelo primeiro, então muito sinceramente axo k estás no forum errado...
Se fores pelo segundo, vais ter de te esforçar também por ti e aprender o minimo dos minimos em vez de andares a fazer perguntas como a k fizeste.
Só para teres noção da pergunta k fizeste, pk eu dúvido k tenhas (isto n é mau atenção) imagina o k seria xegares ao pé de um pintor (belas artes) e perguntares passo a passo como é k ele pintou determinado quadro...tás a ver onde kero xegar? Não teria lógica nenhuma pois não?
Ele lá te poderia dizer:
- Pá escolhi cor tal e tal e determinado pincel....mas NUNCA te iria explicar k pincelou 2 vezes para o lado eskerdo, depois pincelou mais 2 para lado direito etc etc.
As coisas n são assim, e tu ou metes isso na cabeça e te esforças por aprender n minimo o principio disto ou então...
N te estou a dizer para desistires ou a tentar passar por arrogante (embora sei k possa parecer). Estou-te a ALERTAR pk me dá a ideia k tu ainda n percebeste como isto funciona. Vês aki trabalhos de pessoas k já perderam anos nisto a estudar ou sozinhos ou em escolas, mas mesmo assim todos eles se empenharam o melhor poderam para terem trabalho apresentavel, n se nasce ensinado, isto é uma profissão k demora ANOS a se conseguir saber fazer kk coisa de jeito, e esta-se sempre a aprender.
A tua questão é das coisas mais dificeis de fazer em 3D, e acredita k é MESMO MUITO dificil, exige programnas CARISSIMOS e o mais certo é serem muito poucos os k já o fizeram...logo NUNCA ninguem te vai puder ajudar mais do k já ajudaram.
Investe um pouco do teu tempo nisto se realmente estás "apaixonado" pelo 3D como todos nós estamos, senão o fizeres n esperes k as coisas te caiam de braços abertos no colo, n é assim k as coisas funcionam, pelo menos quando se realmente deseja algo.
Não desistas e n leves o meu post a mal.
ps: o 3D de "Designer" como eu xamei n é para denegrir nada nem ninguém, mas é akele 3D feito por pessoas k ou n sabem ou n precisam de saber, só kerem mesmo é algo a mexer e serve-lhes perfeitamente as coisas muito simples. Como um arkitecto pegar numa Poser figure e usa-la num cenario só paras se ter noção da escala... |
|
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 12:39 am |
|
|
Já faz sozinho
|
DANY_3D escreveu: GRURY muito obrigado..eplo menos Um que ajuda e que percebe do assunto..
Sim, realmente eu não ajudei nada e o facto de eu ter colocado dois links directos para tutoriais só deve ajudar a confundir, peço desculpa. Mas pelo menos é bom ver o nosso esforço e tempo reconhecidos e dá vontade de ajudar mais vezes!
|
www.isisds.com
_____
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 10:36 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
|
He..he..he.. tem lá calma FM, a vida também é feita destas cenas!
Coitado do rapaz, ele quer fazer alguma coisa.
É preciso encarar isto de uma forma pedagógica!
Dany, vou dar-te um concelho útil.
A EOVIA, http://www.eovia.com/ tem um programa excelente para quem está a dar os primeiros passos em 3D e video footage.
Podes fazer o download do demo para testar, tens video tutoriais on-line e vários exemplos de como o software trabalha e faz exactamente o que tu queres, ou seja:
É um programa 3D (Modeling, texturing, render, animation) que importa video fotage (avi files).
Depois de importado o video é usado como referência (traking points de um determinado objecto na filmagem) que te sincroniza a camera do programa.
Gera pontos no espaço 3D relativo a vários objectos:
Dá uma vista de olhos nisto:
http://server2.eovia.com/demos/carrara5/tracking.html
http://www.eovia.com/products/carrara5/carrara_new_features.asp
Este é o software mais simples e eficiente para iniciantes mas que no entanto é capaz de resultados muito interessantes e de alguma qualidade!
E o preço é simpático!
Atenção que estas feautures só estão presentes na versão PRO.
Este é o processo mais simples e directo que conheço.
Força nisso!
|
_________________ Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT! |
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 12:44 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
obrigadao a todos...desculpem la ser assim tao burro..
ontem nao era o meu dia por certas razoes
enfim..
yah por acaso sou novo.. tenho 16 anos..
ben --»» eu ja trabalho com 3ds max a um ano..acho ke nao vou aprender agora outro programa
bem eu nao keria fazer tanta confusao neste forum..ou topico..
eu so keria perguntar...
tipo:
Sil3 --» akilo ke dizestes do pintor nao e a melhor comparacao..
porque eu tambem nao estoua perguntar tipo: clicaas no boujour depois no file fazes import.. NADA DISSO
eu so keria saber mais ou menos.tipo primeiro passaspo boujour fazes traking ,depois exportas e importas po max..vai te aparecer uma camera com pontinhos na viewport. agora exportas e importas outra vez pro max ...e importas os objectos 3d... acho ke era assim.(meu amigo explicou me ontem.. +/-
era so isso.. os passos..pra saber por onde comecar..tas a ver
obrigado pela vossa ajuda..
ah e eu kero saber 3d e isso tudo profundo sempre a aprender-.-
obrigadao a todos--terem a paciencia de me aturar...
dany_3d
see ya brothers |
Voltar acima |
|
fonziewonzie |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 1:17 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
hey dany,
so quero mencionar tb q nao basta fazeres matchmoving da camara para q dps olhes para o resultado final e aches q fique bom.
vais ter de ter cuidado e fazeres matching da iluminacao do teu elemento CG com a live action plate.
e uma serie de outras coisas. nao sei q programa vais tar a usar para compositing, mas dps diz qq coisa |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 1:50 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
man, se usas 3dsmax podes fazer camera tracking. vai ao ficheiro dos tutorials, e tens lá um de um rinoceronte em cima de uma mesa. se calhar nao é tao simples como nos softwares referidos acima, que provavelmente foram feitos para essa função especifica, mas sempre te poupa um pouco da aprendizagem.
porte-se
Kaz
Ah! e falta de conhecimento nao é burrice. burrice é ma utilização de conhecimento (na minha opinião) |
|
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 2:57 pm |
|
|
Já faz sozinho
|
obrigadao a todos...
se tiver duvida..posso perguntar neste topico? |
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Ter Fev 21, 2006 3:58 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
|
Voltar acima |
|
|