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Mensagem |
< Geral ~ 147 demos deitadas fora!! |
VirtualFM |
Colocada: Sáb Mar 18, 2006 2:56 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Viva!
Lamento voltar a ressuscitar este thread, mas estava a ler uma entrevista e li uma coisa que não pude deixar de achar que se enquadrava perfeitamente nesta nossa discussão de "generalista" versus "especialista".
Recordo que a minha posição era (e ainda é!) que acho que sim, que nos devemos especializar em determinado ramo e que isso é vantajoso pois sem dúvida que, nesse campo, seremos muito mais eficientes que outros, menos especializados. Mas se conhecermos todo o processo e nos soubermos desenrascar em várias áreas, no conjunto seremos um melhor profissional do que quem "só sabe carregar em 3 botões" e não faz ideia de onde vem o seu trabalho nem de para onde vai (isto é apenas uma hipérbole exagerada, nada de levar à letra!).
Dito isto, leio o seguinte, que aborda ambos os lados da questão:
"Steven Swanson, the VFX Producer at Luma, adds that the job of coordinating with fewer people is more efficient than chasing down various people in different locations. “Jack-of-all–trades-master-of-ONE is a good formula,” he says. “A compositor who lights and renders his own passes inherently knows when new lighting passes are available. Artists who understand both modeling and texturing are well suited for creating displacement maps since both skills are necessary.”
An artist who has a solid foundation in multiple facets of visual effects can better communicate technically and know how to ‘traverse the pipe’ to identify where an issue should be fixed. While this may be true, specialists who truly excel in one area are extremely valuable. These people tend to be faster and make fewer mistakes than generalists."
Entrevista toda em
http://features.cgsociety.org/story_custom.php?story_id=3452&page= |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
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/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
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yen3D |
Colocada: Dom Mar 19, 2006 1:19 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Acho que tem tudo a ver com a dimensao do projecto em que se trabalha.
Se é uma coisa á lá ILM talvez seja melhor pessoal especializado mas se é uma casa a fazer trabalhos mais pequenos (e não continuos tipo linha de motagem), então esse sistema de "generalista" talvez seja melhor.
Mas é de notar que este "generalista" que o Steven Swanson fala não é bem o generalista que se vê cá em Portugal e noutros lados.
Segundo percebo, ele fala de um modelador que saiba fazer texture maps, uvs, displacements etc... Eu acho que isso não é um gajo generalista mas sim um modelador competente e inteligente.
Mas acho que ele não iria meter esse modelador a animar ou a fazer renders.
É que uma coisa é um gajo ser generalista mas focado dentro duma area...( um gajo como o do exemplo mantem-se dentro da mesma secção) outra é aqueles tipos que tanto estão a modelar como a fazer o rig como a animar... até se faz mas alguma das partes vai ser mais fraca.
Eu sou a favor do pessoa se especializar mas um gajo tem de saber (pelo menos minimamente) como funciona todo o processo.
Ninguem quer ter um animador que quando se falar em IK system ele diga :" IK what, dude?" ...certo?
||yen3d|| |
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pina |
Colocada: Dom Mar 19, 2006 4:55 pm |
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Novo membro
Registo: 03 Mai 2005
Mensagens: 30
Local/Origem: Lisboa
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