Índice do Fórum Dimensao3.com

Autor Mensagem

<  Geral  ~  147 demos deitadas fora!!

Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 2:04 am Responder com Citação
Primeiros passos Registo: 28 Jun 2005 Mensagens: 108
Bem, mais uma achega... já para não falar na capacidade técnica que o biliões fazem o favor de providenciar... as ultimas noticias eram de 1500 CPU's ligados em renderfarm.
Ok, pronto! Assim não dá!

Se me saisse o Euromilhões garanto que arranjava instalações, equipamento e um estágio de 1 ano para esta malta toda do Forum com ordenados ao fim do mês... no final do ano haviam de ver se não estavam prontissimos e com capaciade para fazer o que fosse preciso em 3D!

Será que estou assim tão errado? Shocked

AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT!
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada
fonziewonzie
Colocada: Sex Fev 17, 2006 2:20 am Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 25 Mar 2005 Mensagens: 420 Local/Origem: San Francisco
a minha opiniao eh q nao basta teres o dinheiro todo do mundo, juntares um grupo de 500 pessoas, pegares em 5000 cpus e construires a maior renderfarm do mundo, para conseguires fazer o q fosse preciso em 3d.

e isto leva-nos d volta ao inicio do thread... terias toda a tecnologia, mas nao terias a qualidade da historia, da arte, o espirito de trabalho e tudo o resto q envolve uma producao deste tipo.

e verdade seja dita, se juntasses toda a malta deste forum, provavelmente estariam todos zangados uns com os outros passado um mes.

agora se comecasses por abrir uma empresa pequena, com prai 20 pessoas, e comecasses com projectos pequenos, shorts, commercials, etc... aos pcos conseguiriam criar uma cultura e um espirito de trabalho q vos levaria mto longe.

a pixar tem 20 anos, nao se esquecam disso.

Colocada: Sex Fev 17, 2006 4:21 am Responder com Citação
Veterano Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 758
VirtualFM escreveu:

Mas não, tu dizes que não conseguimos por não haver capacidade artística, porque ai que "coitadinhos de nós que somos uns panhonhas e não sabemos animar". E nisso discordo completamente!

Ai Fm Fm... obrigaste-me a vir postar...

N foi nada disso k eu escrevi em NENHUM dos meus Post...fosga-se...

EU DISSE:

- N temos COMPETITIVIDADE pk N TEMOS trabalhos...isto N ker dizer k N sejamos bons, mas se N HÁ TRABALHOS n podes ter EXPERÊNCIA...senão tens EXPERIÊNCIA n podes EVOLUIR...senão EVOLUIS n és COMPETITIVO é assim tão dificil de perceber isto??

Será k os filmes da PIXAR só são o k são pk sao 200 gajos a animar e pk tem bué da tempo para o fazer? Então pk raio é k para se entrar lá se tem k ser um MESTRE?? Afinal de contas, pelo teu raciocinio...basta ter-se tempo e somos todos MUITA BONS...eh pá...sorry n vou nessa.

Além disso tou over and out da thread... Smile
Nightwalker
Colocada: Sex Fev 17, 2006 9:57 am Responder com Citação
Veterano Registo: 04 Out 2005 Mensagens: 743
Citação:
Então pk raio é k para se entrar lá se tem k ser um MESTRE??

Não, pelos vistos a Pixar funciona à base de cunhas...

Virtual Fm, acredita que conhecemos as diferêncas entre trabalhar para portugueses e para o estrangeiro... tens toda a rasão, o mercado nacional é uma trampa. Os patinhos bravos com os bolso cheios são um tumor para este país. Mas então, porque não trabalhar para fora? Se realmente temos os tais artistas decerto podem competir com qualquer freelancer americano / françês etc.. as rendas cá são mais baratas não?... Pois, a questão não se fica por aí... não temos gente capaz de competir, ponto final. Por muito que isso possa soar antipatriota, e sinceramente tou me a borrifar pra essas tretas, por varias razões, como falta de curso serios de animação, o pouco interesse da maior parte dos "Artistas" por arte fora da caixinha branca, (Quantos aqui sabem a que se referia , salvo erro o virtual FM, quando falou n"A Suspeita"?), Alguns "veteranos" que acham que terem jogado o Batlezone num Apple 2c os torna sábios , etc... O certo é que não existe gente capaz de o fazer. Nem me parece fácil que isto mude.
Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email
Grury
Colocada: Sex Fev 17, 2006 10:50 am Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Ben Martin escreveu:
Bem, mais uma achega... já para não falar na capacidade técnica que o biliões fazem o favor de providenciar... as ultimas noticias eram de 1500 CPU's ligados em renderfarm.
Ok, pronto! Assim não dá!

Se me saisse o Euromilhões garanto que arranjava instalações, equipamento e um estágio de 1 ano para esta malta toda do Forum com ordenados ao fim do mês... no final do ano haviam de ver se não estavam prontissimos e com capaciade para fazer o que fosse preciso em 3D!

Será que estou assim tão errado? Shocked

Nao e isso que tem estado a acontecer em paises como por exemplo a India?? Dezenas de estudios a abrir, com centenas de "artistas"...no entanto ainda estou para ver os resultados de toda essa hype. Se aquilo que queres e um estudio tipo linha de montagem, uns bons milhoes podem ajudar. Se o que queres e criar bom nivel de trabalho e uma boa reputacao nacional/internacional, entao comecar por baixo, construir as bases (um bom team) e so depois pensar em expandir...penso que tens alguns bom exemplos disso no pais vizinho.

Laters

Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 11:05 am Responder com Citação
fonziewonzie wrote:
...>a minha opiniao eh q nao basta teres o dinheiro todo do mundo...

fonziewonzie, isto dá outro tipo de discussão, ainda te lembras de uma expressão que usamos cá em Portugal que é:
"O dinheiro não dá felicidade mas compra-a!"

Bom, como digo, isto dá para outro tipo de debate mas não quero deixar de comentar a tua opinião objectivamente.

Há coisas que estão implicitas no meu "post" anterior... é claro que o dinheiro não faz um artista... mas se criar as condições necessárias para desenvolver os dotes de alguem que tem capacidades então tens mais de meio caminho andado.

A Pixar até pode ter 20 anos mas as pessoas que por lá passaram nestes 20 anos terão sido certamente outras da actualidade e tu que trabalhas lá deves saber isso melhor que ninguem, por isso não podes olhar para esses 20 anos como experiência acumulada, excepto nos actos de gestão e selecção de talentos por parte do boss.

O que quero dizer é que se tens razão quando dizes que o dinheiro não faz uma obra de arte, concordo plenamente, mas não aceito que digas que dando condições de trabalho e desenvolvimento a artistas cá em Portugal (e isto passa por formação com pessoas competentes) não se possa atingir os standars exigidos à Pixar.

Lamento mas não aceito!
O que é que faz o Bush o homem mais poderoso do planeta?
A economia e o poder militar dos EUA!

Dá essas condições a um gajo do tibete e vais ver como a ordem mundial se altera completamente! Capichi?

Resumindo, entendo o teu ponto de vista mas acho que tu não entendeste o meu!

Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 11:24 am Responder com Citação
Grury, acho que a India é um mau exemplo!

Eu sei o que queres dizer, mas tens que te fundamentar de outra forma!
A India é o maior produtor de filmes do mundo!
Produz mais que hollywood e a europa juntos.
Então porque é que não temos o mercado mundial repleto de filmes indianos?

É uma questão cultural, é que a India faz filmes para Indianos não para Americanos ou Europeus.
O publico indiano delira com as histórias de paixão/amor contadas com danças e revirar de olhos durante 2 horas de filme!
E depois vão ver outro logo a seguir que conta o mesmo tipo de historia da mesma forma!

Isto para nós é inconcebivel... para eles é uma maravilha!
Acrescento mais... produzem mais filmes mas a grande maioria é feita com orçamentos que são uma fracção do que se gasta numa produção americana ou Europeia... por isso também não podes esperar grandes obras em termos de impacto visual... em suma são mercados diferentes para publicos diferentes!

Muito falam vocês de Espanha e do "sonho". Eu acho que espanha não é exemplo para ninguem!
Eu detestei o "Sonho"... acho uma treta!
Já sei que esta afirmação vai ser suficiente par me queimar mas ainda assim é a minha opinião!
Estão muito longe do standard aplicado pela Pixar... claro.. a fazer cenas daquelas! Please!

Por exemplo O Final Fantasy (The spirith...) e o "Children Advent" pautam-se por outros nives que quanto a mim estão (3D tecnicamente) superiores aos produtos Pixar.
A grande falha é a mesma que a questão da India.
São argumentos Orientais para publico oriental, quanto a isso... nada a fazer!

Eu continu-o a pensar que a capacidade do ser humano é igual em todo o planeta (dentro das suas culturas) a diferença está nas condições existentes para as pessoas se desenvolverem e crescerem.
Há bons trabalhos que nunca chegam a ver a luz do dia exactamente porque não teem uma máquina com existe nos EUA.
Mas também vem muito lixo dos EUA!

Nightwalker
Colocada: Sex Fev 17, 2006 11:47 am Responder com Citação
Citação:
Eu detestei o "Sonho"... acho uma treta!

Sim, realmente Sci Fi com personagens do Poser e ambientes Brice, é bem mais "Pixar standar".

A Dygra e a Appia pelo menos, se bem que erros tenham sido cometidos, fazem uma pequena ideia do que estão a fazer.

Citação:
Por exemplo O Final Fantasy (The spirith...) e o "Children Advent" pautam-se por outros nives que quanto a mim estão (3D tecnicamente) superiores aos produtos Pixar.

Não compares maçãs com laranjas.

E quanto à India, se estives mais informado saberias que eles estão a tentar produzir varios filmes "ocidentais" de animação, como foram subcontratados para fazer os inbetweens dos Simpsons, acham que têm "talento" e "meios" para fazer competição à Pixar (e fazem questão de referir mesmo a Pixar). Até agora só se têm descredibilizado a eles próprios.
Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 12:39 pm Responder com Citação
Olha, eu já não sei se devo ou não comentar os teus "posts" .
Não te quero melindrar ou ofender com esta declaração mas muito honestamente acho que és do tipo que procura conflitos... mas pronto, vou acreditar que de facto estás mais interessado em debater as coisas de uma forma civilizada do que afrontar quem não partilha da tua opinião!

Comentando o teu sarcasmo em relação ao meu projecto:
>Sim, realmente Sci Fi com personagens do Poser e ambientes Brice, é bem mais "Pixar standar".

Olha, eu nunca escondi que o meu projecto foi um projecto iniciado a nivel amador e também nunca me passou pela cabeça compará-lo à Pixar ou ao que quer que seja!
Por enquanto ainda é um projecto amador embora comece a ganhar outros contornos e não iremos mais utilizar o Poser, já para não falar que o Brice nunca esteve no nosso horizonte.
O Nicholas Phelps (presidente da E-on) fez o favor de nos fornecer o software (VUE5 Infinite) para a nossa linha de trabalho.
Também achas o VUE uma treta?
OK, diz isso aos profissionais que estão a descobrir que afinal é uma ferramente interessante!
http://www.e-onsoftware.com/showcase/spotlights/?page=1

Nightwalker wrote:
>Não compares maçãs com laranjas.

3D é 3D em qualquer parte do mundo!
Sim, são formas diferentes mas as técnincas, as ferramentas e os artistas são a mesma base dos trabalhos!
Dá muito mais trabalho iluminar e texturar objectos como faz a "Square" do que como faz a Pixar!
Isto para mim é um facto!

Em relação à India... de facto não tenho conhecimento dessa situação (3D)!
Talvez porque seja um mercado (India) que nunca me interessou e também porque acho um pouco irrelevante andar em cima de todas as noticias sobre o 3D do que se passa na India ou no médio Oriente ou na Asia!
As coisas relevantes acabam sempre por se saber!

romanus
Colocada: Sex Fev 17, 2006 12:57 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Mar 2005 Mensagens: 875
Ben Martin,

Não tive tempo de ler todos os posts... mas li estes últimos e tenho uma opinião bem diferente da tua, relativamente ás capacidades de cada um serem iguais e estarem dependentes das condições (financeiras, culturais, whatever) existentes.
Para mim, que já trabalho nesta área do 3d há alguns anos (mais ou menos 12), tive o previlégio de conhecer muitas pessoas que trabalharam nesta área. E é muito claro que todos eles eram completamente diferentes... em TODOS os níveis. Não há um igual e cada um tem uma determinada característica que o diferencia. E muitos deles tiveram as mesmas oportunidades. Só que uns eram mais fortes em modelação, outros em animação, outros em design, outros em criatividade, etc, etc, etc...
Mesmo que tenhas um estágio na Pixar durante um ano, não serás um animador, um director artístico se não tiveres as qualidades para o ser... não basta tirar um curso de animação para te tornares um animador... pode ser que nunca sejas um animador na vida, por muito que tentes, estudes, etc...
A não ser que cheguemos ás utopias... ah, mas se tiveres o melhor professor de animação durante anos a fio a ensinar, serás um animador... ok, falemos então de algo muito mais abstracto... criatividade.
Por muito que queiras, tentes, estudes, etc... para se ser criativo (um bom criativo) há que admitir... há que estudar muito MAS há que o ser por dentro, algo inato, não pálpavel...

Para acabar, acho de mau tom, criticar um projecto por utilizar um determinado software ou objectos pre-modeled... whatever... sendo este mesmo projecto algo assumidamente amador e sem esconder os recursos utilizados...

cheerz all

yen3D
Colocada: Sex Fev 17, 2006 1:01 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 02 Ago 2005 Mensagens: 570 Local/Origem: London, Marinha Grande
Citação:
Mesmo que tenhas um estágio na Pixar durante um ano, não serás um animador, um director artístico se não tiveres as qualidades para o ser... não basta tirar um curso de animação para te tornares um animador... pode ser que nunca sejas um animador na vida, por muito que tentes, estudes, etc...
A não ser que cheguemos ás utopias... ah, mas se tiveres o melhor professor de animação durante anos a fio a ensinar, serás um animador... ok, falemos então de algo muito mais abstracto... criatividade.
Por muito que queiras, tentes, estudes, etc... para se ser criativo (um bom criativo) há que admitir... há que estudar muito MAS há que o ser por dentro, algo inato, não pálpavel...

tou 100% de acordo.
Grury
Colocada: Sex Fev 17, 2006 1:08 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 22 Ago 2005 Mensagens: 524 Local/Origem: Helsinki, Suomi.
Ben Martin escreveu:

Em relação à India... de facto não tenho conhecimento dessa situação (3D)!
Talvez porque seja um mercado (India) que nunca me interessou e também porque acho um pouco irrelevante andar em cima de todas as noticias sobre o 3D do que se passa na India ou no médio Oriente ou na Asia!
As coisas relevantes acabam sempre por se saber!

O tema tem sido vastamente discutido em alguns dos forum que costumo visitar, o do CGTalk e particularmente interessante:
http://forums.cgsociety.org/showthread.php?t=110152&highlight=India
http://www.cgchar-animation.com/forum/index.php/topic,1729.0.html

Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 1:47 pm Responder com Citação
Boas romanus, long time don't see ya! Smile

Olha, estamos de acordo!
E acho que está a haver aqui uma grande confusão!
Talvez seja a minha forma de escrever... não sei!

Nunca me passou pela ideia formar um agricultor (com o devido respeito pelos agricultores) em artes ou em aplicações 3D.

Bolas "man", eu parto sempre do principio que estamos a falar de pessoas que sabem/gostam minimamente de 3D e que têem potencial para desenolver conceitos para criar alguma coisa.
Claro que a arte é um conceito abstracto que dinheiro nenhum do mundo poderá criar!
Estamos de acordo 200%!

O que eu disse e defendo é que se deres aos artistas 3D Portugueses condições economicas para se desenvolverem cá em Portugal, acredito que seriamos capaz de desenvolver projectos que não ficariam a dever nada a ninguem! PERIOD!

Grury:
Por acaso também sou membro do CGTalk mas confesso que só leio o que mais me interessa e este assunto passou-me completamente ao lado! Smile

Nightwalker
Colocada: Sex Fev 17, 2006 1:59 pm Responder com Citação
Citação:
acho que és do tipo que procura conflitos...

Não, não procuro conflitos, mas não sei se sou o único a reparar, mas chegar aqui a dizer que não se foi para a Pixar porque não se quis, que tem uma cunha, que se autointitula Art Director, blah blah, que não precisou nunca de uma demo reel, etc.. ect.. etc... é um insulto à inteligência, mais ainda quando demonstras post após post, que não estás muito dentro do assunto, não quero saber se tinhas um Amiga, o certo é que não demonstras credibilidade nenhuma e vé-se claramente que nos estás a bater un coro. E isso irrita-me pronto.

Citação:
Olha, eu nunca escondi que o meu projecto foi um projecto iniciado a nivel amador e também nunca me passou pela cabeça compará-lo à Pixar ou ao que quer que seja!

O teu projecto é interessante, posso dizer-te até que antes deste "conflito", fui ver o teu site (homework 3d) e achei giro, estive até quase a enviar-te um mail para propor ajuda voluntária e de borla...

Mas depois li os teus posts... Pelos vistos recebeste algum tipo de apoio monetário, algumas promessas e ficaste com o ego mais inchado que um balão, é pena.

Quanto ao software, adapta-se a um projecto amador, mas diz lá, foi com o poser que fiseste os trabalhos que te valeram o convite da Pixar?
mais um tiro no pé... Se és tão experiente não devias ter outras opções?
Sinceramente...

Citação:
3D é 3D em qualquer parte do mundo!

Comparas cartoon com realismo e mocap com keyframes, animação com VFX, não tem absolutamente nada a ver.

[quote]Eu continu-o a pensar que a capacidade do ser humano é igual em todo o planeta (dentro das suas culturas) a diferença está nas condições existentes para as pessoas se desenvolverem e crescerem[code]

Eu também, mas estas coisas levam tempo, não é uma questão de atirar com dinheiro aos problemas, levou décadas de industria de animação, para a espanhas fazer o que faz hoje.
VirtualFM
Colocada: Sex Fev 17, 2006 2:37 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Sil3 escreveu:

N foi nada disso k eu escrevi em NENHUM dos meus Post...fosga-se...

Ah não? Então confundi-me, com quem disse, mas o tom geral que compreendi era esse.

Sil3 escreveu:

- N temos COMPETITIVIDADE pk N TEMOS trabalhos...isto N ker dizer k N sejamos bons, mas se N HÁ TRABALHOS n podes ter EXPERÊNCIA...senão tens EXPERIÊNCIA n podes EVOLUIR...

Prontos, então tá bem! Tb concordo que se não houver experiência/treino/dedicação não se pode evoluir.

/- /|/| 3D Animation and Special Effects
Ben Martin
Colocada: Sex Fev 17, 2006 2:48 pm Responder com Citação
Nightwalker wrote:
>Não, não procuro conflitos, mas não sei se sou o único a reparar, mas chegar aqui a dizer que não se foi para a Pixar porque não se quis...

Olha, eu vou-me esforçar mais um pouco para clarificar essa questão. que parece incomodar-te tanto...ok?

Tudo começou em 2004 por um amigo que tem dupla nacionalidade (Americana/Portuguesa) que trabalha para um empresário que é dono de 4 Empresas na área do Aço, Construção e desenvolvimento de equipamentos industriais.
Esse empresário é o género de homem que quando mete uma coisa na cabeça faz e faz mesmo... ao ponto de aprender mandarim (básico) para negociar com chineses... a ultima dele foi comprar um Ferrari para oferecer a uma instituição de caridade nos EUA (Para um leilão).

Este empresário falou ao meu amigo (braço direito dele) que andava com umas ideias para desenvolver um protótipo de um veículo.
Como esse meu amigo até se ajeita a desenhar umas cenas fez-lhe um desenho daquilo que o homem pretendia... mas não ficou muito bom.. então o meu amigo (tenho contactos frequentes com ele) falou-me disso e mostrou-me a ideia porque também sabe que me "safo" a desenhar concepts.
Eu desenhei o concept e modelei (apesar de ninguem me ter pedido)... enviei-lhe uns renders do concep e ele apresentou ao boss que por acaso estava na china em negócios.
Quando o boss viu o concept perguntou-lhe quem tinha modelado aquilo... e ele falou-lhe de mim!

Na viagem de regresso, o boss fez uma paragem cá em Portugal de propósito para falar comigo... depois vieram aquelas perguntas básicas... quem és o que fazes... bla...bla...bla.. no fim disse que tinha adorado o meu concept.. que era mesmo o que tinha em mente e convidou-me logo ali para ir trabalhar para ele para os EUA... eu, apanhado de surpresa, respondi que isso era complicado pois tenho vários assuntos familiares que me impediam de mudar assim de vida de repente e além disso estava a formar uma equipa para fazer um filme amador em 3D!
Aí o homem caiu de 4!
"O quê fazer um filme 3D, neste País? Sabias que já estive ligado à industria do cinema e já fui produtor de um filme? É pá já vi que tens algum talento para estas coisas, se não queres vir trabalhar para mim fica aqui o convite para vires aos EUA com viagens e estadia pagas e como fui sócio investidor na Pixar, são os melhores do mundo a fazer animação, arranjo-te uma visita guiada às instalações e apresento-te ao boss… pode ser que te safes por lá!

E foi assim que aconteceu, mais virgula menos ponto.
Achas isto tão impossivel?
Se ele me vendeu alguma peta, não sei... mas um gajo daquela posição, que movimente millhões a oferecer-me ali, preto no branco uma visita guiada à Pixar é porque se calhar podia fazê-lo não?

Recusei a ida exactamente pelas mesmas razões iniciais, apesar do convite se manter!
É claro que ainda por cima (como aliás eu disse e não como tu interpretaste) era uma visita para ver o ambiente e talvez (se o boss da Pixar estivesse p'ai virado) um teste para ver se podia fazer alguma coisa por lá!
Ora isto é muita incerteza junta, e eu sou aventureiro mas só até certos limites!
Como vês, não deves tomar este tipo de atitudes quando não sabes exactamente o do que estás a falar!
Desculpa a sinceridade mas esta é a verdade!

>o certo é que não demonstras credibilidade nenhuma

Curiosamente ainda não vi nada que já tenhas feito em 3D
Dá aí uns links para eu ver a tua credibilidade!

>Pelos vistos recebeste algum tipo de apoio monetário, algumas promessas e ficaste com o ego mais inchado que um balão, é pena.

Nada mais errado!
Pelos vistos… não me conheces!
E se há uma coisa que eu tenho é vontade de tentar fazer alguma coisa interessante na área do 3D cá em Portugal e tentar ajudar o maior numero possivel de malta! Se isto é Ego... ok... então sou culpado!

>Quanto ao software, adapta-se a um projecto amador, mas diz lá, foi com o poser que fiseste os trabalhos que te valeram o convite da Pixar?

Está respondido?
Pequena nota: Não trabalho nem nunca trabalhei com o Poser!
Por isso é que pedia malta que mexesse nisso!

Mas não é o software que define o teu valor, se pensas assim estás redondamente enganado!

Por mim, este assunto está esquecido e penso que podemos continuar a falar de uma forma civilizada, a não ser que continues chateado por causa do convite que me fizeram para ir até à Pixar… olha desculpa mas foi uma coisa que aconteceu e que não posso mudar!

Fica bem!

VirtualFM
Colocada: Sex Fev 17, 2006 2:59 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 385
Nightwalker escreveu:
Não, pelos vistos a Pixar funciona à base de cunhas...

Tal como disse o Sil3, primeiro pergunta-se a quem se conhece se se está disponível, se não se encontra ninguém, depois é que se vai às 10 mil demo reels andar à procura de alguém. Tal como toda gente faz, tal com qualquer um de nós fazemos quando precisamos de arranjar as persianas: primeiro vê-se se algum amigo/compadre/cunhado/primo trabalha nesse ramo ou se conhece alguém, só depois de todas essas hipóteses darem negativo é que se vai telefonar para um dos cartõezinhos que nos aparecem na caixa do correio.

Nightwalker escreveu:

Mas então, porque não trabalhar para fora? Se realmente temos os tais artistas decerto podem competir com qualquer freelancer americano / françês etc.. as rendas cá são mais baratas não?... Pois, a questão não se fica por aí... não temos gente capaz de competir, ponto final.

Tens razão quando dizes que "a questão não se fica por aí", pois há muitos factores envolvidos, a começar no facto de as produtoras parecerem não se preocupar muito com isto, não haver investimento na área, etc Ninguém quer suportar dezenas de pessoas a trabalharem para dar só frutos dali a 5 anos, o que querem é gastar pouquinho dinheiro e que dê algum lucro *já* para poder ir mantendo as instalações, pagar as contas de electricidade, etc. O mesmo se passa com a razão porque nós todos não nos juntamos para fazer uma coisa qlqr, porque nunca se consegue dedicar 100% do tempo ao objectivo sem se estar a pensar "ai que a Netcabo me vai cortar a ligação", e alguém tem de pagar as contas e o $$$ tem de vir de algum lado, e não vai ser a curta/filme/série que nos vai meter o pão na boca... até talvez o fizesse, mas morreríamos de fome até lá. Quanto às pessoas capazes de competir, já disse a minha opinião.

Nightwalker escreveu:

da caixinha branca, (Quantos aqui sabem a que se referia , salvo erro o virtual FM, quando falou n"A Suspeita"?)

Não quero levar os louros disso Smile quem falou d'A Suspeita foi o Sil3. Grande curta, sem dúvida!

/- /|/| 3D Animation and Special Effects

Mostrar os tópicos anteriores:  

Todos os tempos são GMT
Página 5 de 7
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
Novo Tópico

Ir para:  

Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens