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Autor |
Mensagem |
< Geral ~ 147 demos deitadas fora!! |
Nightwalker |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 3:11 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Citação: "O saber não ocupa lugar!"
Mas ocupa tempo... E além disso trabalhar em equipes em que as pessoas se complementam em vez de competir é muito mais eficaz. |
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Ben Martin |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 4:45 pm |
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Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
Mensagens: 108
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Bom, é assim; eu disse que "... há sempre uma àrea do 3D onde estamos mais à vontade..." além de que sou completamente a favor de trabalhar em equipa mas há algo que me escapa na tua resposta!
Aprender ocupa tempo?
Wow... I'm stranded!
Eu acho que somos todos muito ocupados sim senhor mas se calhar queremos fazer-nos mais ocupados (ou importantes) do que o que na realidade somos, não?!
Define lá a que tempo (aprender ocupa tempo) é que te referes.
O tempo que passas a trabalhar ou aquele tempo que usas para fumar um cigarro ou beber qualquer coisa com os amigos ou ir ao cinema, ou... etc?
Bem, se estiveres tão envolvido numa produção 3D a 100% como eu estou então é natural que não tenhas tempo... mas como vês até tenho tempo para fazer este reply...
Bem... ok... have it your way!
Aprender acupa tempo, tempo esse que tu (siplesmente não queres ter)!
Be cool, cool is good! |
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Nightwalker |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 5:18 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Não era preciso ser agressivo, nem fazer suposições sobre pessoas que não conheces...
O que eu quero dizer é que cada hora que passo a modelar ou iluminar em casa é uma hora menos que passo a animar, que no meu caso é o que me interessa.
O tempo é um elemento precioso, pelo menos para quem trabalha, e para quem passa o dia e por vezes noites inteiras a fazer 3d profissionalmente, coisa que talvêz tu não tenhas experimentado, chegar a casa e ter cabeça para continuar é obra, portanto quando esse tempo existe, gasto-o com peso e medida.
Fica bem e boa sorte para o teu projecto. |
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Ben Martin |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 5:32 pm |
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Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
Mensagens: 108
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Ouve, não interpretes a coisa dessa forma!
Não quis ser agressivo!
Acho é que as pessoas falam sobre a falta de tempo como desculpa para tudo!
Os exemplos que dei, (sair com os amigos, ir ao cinema) não foram dirigidos à tua pessoa.
Foi um exemplo abrangente de como arranjamos sempre tempo para o que nos interessa!
Em relação ao trabalho... pois ... sabes que grande parte das obras criativas saem melhor à noite, quando tens a familia a dormir e não tens ninguem que te incomode?
Não vou fazer disto uma competição de horarios, mas garanto-te que não levas ou louros todos!
Há mais "desgraçadinhos" a trabalhar em 3D à noite do que imaginas!
Isto de threads é tramado, eu até evito postar porque não é a primeira vez que encontro mal entendidos... escrever é uma ferramenta poderosa mas tem uma lacuna terrivel... não tem entoação/expressão implicita excepto aquela que o leitor lhe quer dar!
Mesmo os smileys parecem não colmatar essa lacuna, apesar de eu me preocupar em os usar bastante para tentar evitar estes mal-entendidos!
Ohh well! What ever!
Be cool! |
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yen3D |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 5:42 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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isto ja está a ficar muito fora de tópico.... |
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Guybrush |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 7:00 pm |
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Primeiros passos
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 137
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yen3D escreveu: isto ja está a ficar muito fora de tópico....
Nao acho que esteja a ficar fora de topico, desde que se mantenham controlados, porque é a aprendizagem de cada pessoa k o transforma entre um bom ou mau operador de 3d. Concordo com o Ben Martin quando diz que á mt gente k diz ter falta de tempo, mas na realidade nao se esforça, isso nota-se principalmente no inicio quando as pessoas kerem sacar produçoes á pixar em 3 dias, e por isso axam melhor empregado o tempo a fazer perguntinhas basicas, do que aprender por elas proprias, a unica maneira de alguem se tornar bom em qualquer coisa k seja, é ter vontade e iniciativa para aprofundar conhecimentos na sua area. Mas tambem nao acho que alguem que vai ao cinema e sai com os amigos seja mais preguiçoso do que alguem k cola 18horas no computador, isso é a diferença entre ter vida social e viver para o trabalho. Mas tbem compreendo o ponto vista do Nightwalker porque miutas vezes preferimos investir as nossas investigações na area que preferimos, e especializarmo-nos. |
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VirtualFM |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 10:42 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Luís Santos escreveu:
- Por algum motivo certos cientistas dedicam a sua vida a estudar uma bactéria.
- Por algum motivo certos astrónomos dedicam a sua vida a varrer os céus no S.E.T.I.
- Por algum motivo existe clínica médica generalista e clínica especializada.
- Por algum motivo existem cirurgiões e homens do talho.
Esta última dava uma piada foleira, por isso vou evitar cair na tentação!
Bom, em todos os exemplos que mencionas podes crer que não passam a vida a fazer a mesma coisa, estão sempre a surgir novas técnicas e fazem-se as coisas de forma diferente, tecnologias que se tornam obsoletas e tudo isso requer muito estudo para se ser proficiente nelas. Abordam os problemas de forma diferente, fazem testes e mais testes, comparam resultados e estatísticas, enfim, não é uma linha de montagem. E é aí que eu quero chegar: não se pode estar sempera fazer o mesmo, pois os seres humanos não são robots...
Noutros tempos havia mais esse tipo de coisa, mas já viste o ar alegre de um ancião que passou a vida inteira a fazer cestos de vime? Provavelmente aprendeu a profissão aos 12 anos e continuou até aos 84... Claro que são peritos, as mãos praticamente fazem o trablho sozinhas, tal não é a prática, mas normalmente não têm um ar mt feliz!
Luís Santos escreveu:
- Por algum motivo existem pessoas que têm mais paciência do que outras.
Bom, essa é que é a grande verdade! Eu sou um bocadito irrequieto! Tenho dificuldade em ler apenas um livro de cada vez, quanto mais fazer sempre a mesma coisa!
Luís Santos escreveu:
depressa ex.: em vez de 3 meses a criar uma personagem, demoram 3 dias, rentabilizando o workflow; porque a meu ver são esses mesmos, o
pessoal que bloqueia e frustra que são generalistas e andam a saltitar de área em área!
Repara que eu disse que concordava que ser generalista em demasia era mau, por isso não vale a pena bater mais no ceguinho, apenas frisei que achava que focar-se única e exclusivamete numa coisa é limitativo. Portanto, eu concordo com isso! Tomemos a modelação de personagens com exemplo. Tu mostraste aí uns exemplos que são bestiais. Se eu me pusesse a fazer tais modelos, devia demorar uns 2 meses... com sorte! POrque eu não sou modelador! Sim, parendi a fazê-lo por necessidade e desenrasco-me, mas não é o meu objectivo fazer modelos. Eu tento aprender tudo o que posso nas áreas que me interessam, mas o facto de saber modelar um bocadinho não me faz mal nenhum, pelo contrário, é uma mais-valia.
Claro que se me disseram para fazer um Logotipo no Freehand, eu mando-os passear, porque apesar de até achar o Freehand um software engraçado (lá está o factor da curiosidade), não pretendo de forma alguma estudá-lo ao ponto de fazer seja o que for com desenvoltura! Eu simplesmetne gosto de aprender coisas novas, considera-o com se fosse um hobby, com ler ou ir ao cinema. E tal como ler ou ir ao Cinema, de vez em qdo descubro coisas pelas quais me interesso e nem sabia que existiam...
Luís Santos escreveu:
Depois existem os génios, que realmente são bons em tudo e dominam de facto a area envelhecem e morrem cedo ou ficam maluquinhos. Big dilema!
Ou pior, têm a mania que são bons e que só eles sabem fazer o trabalho porque querem fazer tudo sozinhos, sendo impossível trabalhar com eles em equipa. Eu sei disso porque já me deparei com alguns. |
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VirtualFM |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 10:47 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Sil3 escreveu:
Belo exemplo sim senhor...tu tavas lá e viste, sabias k eu tive um clientes sentado atras de mim durante dias a dizer-me:
-Agora puxa akele ponto...isso, agora mexe nakele ali..ok isso mesmo...
LOL é normal k eu já n pudesse ver akilo à frente...axo k muita paxorra até tive eu
Acredita que isso ajudou mas teve pouco peso no facto de te fartares do boneco. Porque se não estivesse lá o cliente ser-te-iam enviados todos os dias screens com correcções a vermelho e era a mesma coisa.
Qualquer pessoa se farta de fazer sempre o mesmo, apenas alguns têm mais tolerância que outros. |
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VirtualFM |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 11:55 pm |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Ben Martin escreveu:
A ideia inicial não tem nada a ver com generalistas ou especialistas, tem a ver com fazer bem feito!
Ora bem! Mas tb tem a ver com o facto de se ser especialista ou generalista... É que isto de se fazer uma Demo Reel sendo-se especialista é uma coisa complicada... os Modelers, por exemplo, têm no mínimo de saber de modelação e iluminação, sendo tb a maioria bastante exímios em texturização. Já os riggers têm mais sorte... podem pegar num modelo qlqr e fazer o seu rig cheio de controlos e demonstrar com aquilo funciona.
Ben Martin escreveu:
O que eu entendo deste thread é simples e claro...
1. Arranja tempo para te aprefeiçoares...
2. O que te propões fazer faz bem...
3. Quanto mais àreas conheceres (mexeres, estudares) mais possibilidades tens de te sair bem na industria!
Concordo plenamente com os 2 primeiros pontos, quanto ao terceiro já coloco as minhas dúvidas. É bom conhecer o processo na sua generalidade, mas estudar e mexer aprofundadamente em muitas áreas não é grande coisa. Uma ou duas tá bem, "quanto mais áreas melhor" nem por isso. |
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VirtualFM |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 12:09 am |
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Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 385
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Nightwalker escreveu: Citação: "O saber não ocupa lugar!"
Mas ocupa tempo... E além disso trabalhar em equipes em que as pessoas se complementam em vez de competir é muito mais eficaz.
Isso do "ocupar tempo" depende do ponto de vista... A curto prazo ocupa tempo, sim, mas na realidade a longo prazo poupa-se tempo, pois quando surgir uma dificuldade numa determinada área, se a souberes resolver resolves-a, sem estar à espera "do técnico".
É a tal coisa, normalmente a maioria de nós, "pessoal do 3D" sabe mexer em computadores. Quem não sabe, perde uma tarde de tabalho enquanto alguém lhe vem resolver um problema na placa gráfica, que provavelmente era só uma questão de instalar os drivers. Ou um virus, ou instalar um disco por falta de espaço, ou outra coisa qlqr.
É como ir na estrada e furar um pneu... se isso me acontecer tou bem lixado, pois não sei mudar pneus! Posso fazer duas coisas: ou espero 3 horas ao calor ou à chuva qté que algúem da assistência me venha trocar o pneu, ou me armo em "jeitoso", leio o manual e vejo onde raio está o macaco e trato de fazer a coisa sozinho. Se calhar o técnico da assistência mudava o pneu em 10 minutos, e eu demoro uma hora.. mas é melhor demorar uma hora que esperar 3 horas pelo técnico! E para a próxima vez que furar um pneu se calhar já só demoro meia-hora!
O exemplo da vida real serve tb para as nossas tarefas, por exemplo, estou a fazer uma explosão e gostava de saber como é que aquilo fica no meio envolvente. Preciso de fazer composição. Falo com o compositor mas ele está ocupadíssimo com outras tarefas e a cena em que estoua trabalhar só vai ser editada pra semana que vem. Mas eu preciso de ver aquilo *agora*, para saber o que fazer a seguir, que parâmetros alterar, etc. Ora, ou espero que o gajo da composição tenha um tempinho livre para gastar 5 minutos com a minha scene, ou lanço o Digital Fusion/Combustion/AfterFX e me desenrasco o melhor que posso para poder seguir o meu caminho. Por isso, se souber movimentar-me minimamente nestes programas, na realidade estoua poupar tempo, apesar de ter perdido algum tempo a estudá-los. |
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Nightwalker |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 9:49 am |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Eu até compreendo os vossos pontos de vista VirtualFM, eu próprio sou um generalista aqui no trabalho, aliàs somos todos, cada um de nós é capaz de completar um projecto do princípio ao fim....
Mas fazer visualização de arquitetura com o típico Max / Vray não tem na verdade muito que se lhe diga ... Dificilmente me posso considerar um artista...
Portanto sim é possivel trabalhar em 3d sendo generalista, se fizermos arquitectura ou logos animados, se quisermos "evoluir" é que o caso muda de figura... Ou fazemos animações da treta como se vêm por aí ou nos especializamos e delegamos responsabilidades por pessoas capazes.
É Impossivel produzir qualidade equiparavel ao que vem de fora e ao que as pessoas (publico/clientes) estão habituadas continuando com a teoria do desenrasca.
Isso explica muitos fracassos. |
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Nightwalker |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 9:51 am |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Eu até compreendo os vossos pontos de vista VirtualFM, eu próprio sou um generalista aqui no trabalho, aliàs somos todos, cada um de nós é capaz de completar um projecto do princípio ao fim....
Mas fazer visualização de arquitetura com o típico Max / Vray não tem na verdade muito que se lhe diga ... Dificilmente me posso considerar um artista...
Portanto sim é possivel trabalhar em 3d sendo generalista, se fizermos arquitectura ou logos animados, se quisermos "evoluir" é que o caso muda de figura... Ou fazemos animações da treta como se vêm por aí ou nos especializamos e delegamos responsabilidades por pessoas capazes.
É Impossivel produzir qualidade equiparavel ao que vem de fora e ao que as pessoas (publico/clientes) estão habituadas continuando com a teoria do desenrasca.
Isso explica muitos fracassos. |
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Sil3 |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 11:06 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Nightwalker escreveu:
É Impossivel produzir qualidade equiparavel ao que vem de fora e ao que as pessoas (publico/clientes) estão habituadas continuando com a teoria do desenrasca.
Isso explica muitos fracassos.
ALELUIAAAAAAAA alguém compreendeu isto em PT
Claro k é impossivel, IMPOSSIVEL!!!!...quando trabalho em animation gig´s e ouço os clientes a dizerem keremos Pixar quality...eh pá...só me dá é vontade de às vezes começar ao xapadão aos gajos...
- Então vocês pagam MAL e porcamente, dão prazos RIDICULOS em k as pessoas só os aceitam pk ou é isso ou n é nada e ainda estão com exigências destas?
Ou então como ouvi uma vez dizer num sitio em k trabalhei:
- Eles lá foram fazem em menos tempo e tem mais qualidade...
Yah...mas se calhar fazem disto TODOS os dias há 10 anos ou mais e tem gajos k SÓ animam TODOS os dias e gajos k só MODELAM characters TODOS os dias etc etc etc...é IMPOSSIVEL concorrer com isto, o k acaba depois por nos obrigar a nós a fazer horas extraordinárias ridiculas para podermos apresentar uma qualidade "parecida" akilo k o cliente espera e está habituado a ver.
Practice makes perfection...se n há practice pk nos dispersamos em centenas de merdas...como é k pode haver perfection??
Eu n digo k n se saiba fazer ou pelo menos ter umas luzes de mais algo para um dia se for preciso um desenrasco...tal como o FM deu de exemplo...mas isto é para ser excepção, nunca a regra...quantas Reels da VFS vocês vêm em k akilo é só Modeling/Texturing/Lighting...pk n vêm também com Animation/Particles/Dynamics... tudo à mistura? Pk n dá para se ser bom em tudo, são raros os k o são.
Depois cda um de nós também tem consciência do k sabe fazer melhor, eu há coisas k n tenho jeitinho nenhum...para k perder o meu tempo e enervar-me a continuar a "bater no ceguinho" ? Quando poderia estar perfeitamente a fazer outras coisas, k além de eu saber k sei melhor, me dão mais gozo, ao k logo implica eu estar-me a esforçar mais, pk é algo k gosto de fazer...quantos bons profissionais vocês conhecem em determinada àrea k eles detestam? N digo k n os haja...mas...
ps: OT...o sistema de aviso de replys aos topics k a gente escreve n está a funcionar.... as PM´s estão mas o resto não...e sim...tá activado nas preferences... |
Editado pela última vez por Sil3 em Qui Fev 16, 2006 11:38 am, num total de 1 vez |
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Ben Martin |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 11:37 am |
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Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
Mensagens: 108
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Nightwalker
>Ou fazemos animações da treta como se vêm por aí ou nos >especializamos e delegamos responsabilidades por pessoas capazes.
Bom, aí é que entra o bom senso... saber fazer o setup de uns keyframes, ou mexer no Motion Mixer não tem nada de mal... mas se sabes que não vai sair como devia e ainda por cima é para um cliente ou fazes parte de uma produção... ok... então concordo contigo... deixa para os animadores!
Mas isto começou por fazer "demo reels" que sejam bem recebidos por possíveis estúdios/empregadores.
Como deves compreender para fazer um demo reel tens que saber um pouco (por pouco que seja) de quase tudo, por exemplo:
Partindo do principio que és um modelador... vais querer mostrar os teus dotes... como farás uma demo reel?
Imagens estáticas?
Pelo menos ficava menos-mal animar uma camera à volta do teu objecto, também ganhavas muito se estudasses a melhor luz de forma a favorecer o realce do objecto, se possivel usar alguma luz volumétrica e porque não acrescentar uns fumos/vapores se a cena o proporcionar!
Aprofundando:
Vais querer por o "man" a andar numa rua, tipo beco Nova York à noite iluminado por luz candeeiros com montes de tralha no caminho (caixas, tubos, caixotes lixo), poças de água no chão, um gato a atravessar-se, vapores a sair das tampas dos esgotos...etc (cena cliché).
Se conseguires montar essa cena que vai durar (movie) 1 a 2 minutos no máximo vais mostrar exactamente aquilo que queres mostrar e tens um demo reel excelente que revela que és um excelente modelador mas que também tens uma noção básica de outras áreas!
Não que isso seja importante para o teu empregador mas permitiu que montasses algo que o impressiona!
Não tenhas dúvidas de que quem vai ver o teu demo reel vai pensar várias coisas mas sobre tudo vai perceber se és ou não o modelador de personagens que precisa e que o impressionou (ou não) com a cena que criou! E acredita que é isto que fica (impressionar)!
Eu nunca fiz um demo reel, nunca precisei... mas acredita que conseguiria por uma cá fora em menos de 1 mês... nunca irei cair nessa tentação!
Ou faço alguma coisa de que não me envergonhe (no fundo é a minha assinatura) ou mais vale ficar quieto, e tudo isto resume o que já escrevi sobre o assunto anteriormente!
Este assunto para mim está gasto, não tenho mais nada a acrescentar!
Está-se bem!
Fiquem bem! |
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Sil3 |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 11:51 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Ben Martin escreveu:
Aprofundando:
Vais querer por o "man" a andar numa rua, tipo beco Nova York à noite iluminado por luz candeeiros com montes de tralha no caminho (caixas, tubos, caixotes lixo), poças de água no chão, um gato a atravessar-se, vapores a sair das tampas dos esgotos...etc (cena cliché).
Se conseguires montar essa cena que vai durar (movie) 1 a 2 minutos no máximo vais mostrar exactamente aquilo que queres mostrar e tens um demo reel excelente que revela que és um excelente modelador mas que também tens uma noção básica de outras áreas!
Não que isso seja importante para o teu empregador mas permitiu que montasses algo que o impressiona!
Não tenhas dúvidas de que quem vai ver o teu demo reel vai pensar várias coisas mas sobre tudo vai perceber se és ou não o modelador de personagens que precisa e que o impressionou (ou não) com a cena que criou! E acredita que é isto que fica (impressionar)!
O mais certo é n responders a isto pk já o disseste k tás out da discussão, mas tenho de comentar
Um gajo k keria se Modelador NUNCA iria mostra uma reel assim, vamos supor k eu sou o gajo k tá a ver a Reel...por muito boa k estivesse eu xegando ao fim n saberia a k cargo ele se estava a candidatar:
Modeler?
Animator?
Texture Artist?
Lightin Artist?
FX Artist?
tal como em Animation Reels se pede para ver Shaded ou Wireframe Characters, pk o k interessa é a motion e n as texturas nem as luzes, o mesmo se passa com Modelers Reels, o k interessa é a Forma e Wireframe flow, uma cena básica de camera a rodar com uma luz minimamente decente fazem isso, n é necessário altos Light Setups nem texturas, tu quando vês portfolios de Escultores (real word n os digitais) ves akilo a rodar ou com altos efeitos de luzes? Nunca vi e vendo uma pic estatica sabe-se logo ver se o gajo Esculpe bem ou não.
Claro ké mais bonitinho e tal, mas uma reel como tu deste o exemplo é para alguem k keira ser generalista...pk de resto se está a aplicar como Modeler só perdeu tempo IMO...claro k trás sempre mais valia como é obvio e isso nem se discute, mas se a empresa para onde ele kiser ir for uma WETA ou ILM...nem ele nunca irá fazer nada mais a n ser modelar por uns bons tempos. |
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Ben Martin |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 12:04 pm |
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Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
Mensagens: 108
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Sil3, huh... desculpa mas tenho que dizer isto!
Não aceito que digam que não se pode fazer tão bom como noutra parte qualquer do mundo!
O software está ai!
É o mesmo fabricante!
Embora saiba que Pixar'es, Disney's e outras que tais tenham eng'os. informaticos para resolver problemas especificos que os fabricantes de software não resolvem... a base está ai à desposição de todos.. agora o que me parece é que há uma grande confusão entre saber fazer bem (estudar/aplicar-se) e querer um grande emprego a fingir que se sabe.
Ok. confesso que não sou o melhor exempo para falar disto e por isso nunca procurei emprego numa das grandes (Pixar, DDomain, etc...)
Fica aqui entre parentes que por acaso tive um convite para ir até à Pixar dar uma curva e ver se me adaptava ao ambiente. (Sim, confesso que foi através de uma cunha mas não quiz e não fui!).
Voltando ao assunto, acho que o maior problema de não se conseguirem trabalhos que atingem os standars do mercado só tem a ver com o facto de que esse mesmo mercado está inundado de malta que sabe fazer umas cenas "de curiosos" e depois ficam frustrados por não conseguir produzir resultados que atinjam os standards da industria!
Eu sei e sublinho SEI que cá em portugal existe malta suficiente para montar 2 ou 3 Pixar'es e publicar trabalhos com qualidade... o que não há é visão, mercado e uma economia que suporte isto!
E é verdade que todo este problema é agravado cá em Portugal pela nossa velha mentalidade do desenrrasca!
E nisso o Nightwalker tem razão...
Cabe à malta recusar continuar a produzir mediocridade em nome do desenrraque.
Quem quer os trabalhos quer sempre pagar o preço mais baixo e quem acaba por fornecer o preço mais baixo são os tais "desenrrascas" que querem o tal grande emprego a fingir que se sabem o que estão a fazer!
Além de não prestigiar a industria, ainda dão cabo da vida a quem trabalha de uma forma profissional e com a qualidade possivel!
Isto não invalida o facto de um profissional de 3D saber ou não mexer em várias àreas!
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Nightwalker |
Colocada: Qui Fev 16, 2006 1:40 pm |
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Veterano
Registo: 04 Out 2005
Mensagens: 743
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Citação: por acaso tive um convite para ir até à Pixar dar uma curva e ver se me adaptava ao ambiente
Deves pensar que somos miudos não?
Isso tudo sem demo reel, numa empresa que recebe milhares de candidaturas por ano...
Por favor
Citação: O software está ai!
É o mesmo fabricante!
E isso quer dizer o quê exactamente ?
Citação: SEI que cá em portugal existe malta suficiente para montar 2 ou 3 Pixar'es e publicar trabalhos com qualidade...
Isso está muito longe de ser verdade
Quanto às demo reels, o sil3 já respondeu e concordo com ele |
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