|
Autor |
Mensagem |
< Geral ~ 147 demos deitadas fora!! |
fonziewonzie |
Colocada: Seg Fev 13, 2006 7:40 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 25 Mar 2005
Local/Origem: San Francisco
|
nice... tou a curtir esta discussao.
qto a mim, devo dizer q ha espaco para tudo e o mais importante eh mesmo vcs aperceberem-se daquilo q gostam d fazer.
verdade seja dita, normalmente em empresas mais pequenas eh mais importante ser-se generalista. e em empresas maiores eh mais facil especializarem-se numa area.
mas ha excepcoes. aqui na pixar temos um pco de tudo... ha gente q se especializa numa area pq sabe q gosta daquilo e eh capaz de tar la anos a fazer aquilo mesmo. ha outras q preferem tar sempre a aprender e a experimentar coisas diferentes. felizmente, perguntam-nos sempre o q queremos fazer.
tipo eu prefiro iluminacao/compositing, mas tou disposto a experimentar coisas diferentes de vez em qdo.
mas sei q nao gosto de modeling, shading, animation, essas coisas, por isso nem sequer me viro pra essas bandas...
mas qto a reels, eh um bocado mais complicado. qdo se sai d uma universidade, eh raro ter material suficientemente bom para entrares numa empresa tipo a pixar. por isso mesmo eh q temos programas de internships, onde dps de ter cerca de 1000 applicants a mandarem reels de todas as universidades, prai 15 sao escolhidos para fazerem um estagio pago durante uns meses...
e qdo digo estagio pago, nao digo servir cafes. digo trabalhar ate dizer basta como qq outra pessoa em production. se es bom, entao renovam-te o contrato, senao segues em frente.
enfim, a industria nao eh nada facil. e cada vez mais ha maior competicao. e eh verdade q cada vez mais as universidades ensinam a tecnica, mas nao a arte.
blah |
_________________ .: a |
|
|
Voltar acima |
|
VirtualFM |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 2:27 am |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 28 Jan 2005
|
Sil3 escreveu: VirtualFM escreveu:
Sim, que há modeladores que são capazes de modelar a Alexandra Lencastre até à perfeição...
PORRA...ao menos arranja uma gaja de jeito como exemplo
Tou a falar a sério! Ainda ontem gastei 2.5€ apenas por causa dela! Já folheaste a FHM deste mês? Dá uma vista de olhos e lembra-te que a mulher tem mais de 40 anos, não é uma dessas miuditas <20 anos que aparecem por aí!
E eu nem gosto de baixotas...
Sil3 escreveu:
precisos gajos/as para serem mesmo BONS n os há, pk sabem todos fazer um bocadinho de cada, e por vezes isso n interessa.
...
Eu às vezes vejo post de trabalhos em k as entidades empregadoras kerem k um gajo saiba TUDO e mais algum programa k existe ao cimo da terra, kk dia até começam a postar: Saber fazer café e limpar o chão é preferivel mas n essencial, axo k já faltou mais...
...
Eu digo especializem-se sim senhor, dêm também uma vista de olhos por outras coisas para terem noções se um dia precisarem de se mexer nelas, mas ser gajo dos 7 (ou 70) oficios...
Eu não digo para se ser o gajo dos 7 instrumentos. Apenas que focar-se apenas numa única coisa não traz vantagens, muito menos na nossa profissão, que se diz 'criativa'. É que convenhamos, se se passar o tempo a fazer sempre a mesma tarefa, qual é a diferença de estar numa linha de montagem? Fica-se completamente atrofiado! Andar sempre a mudar é uma coisa, ser bom em duas ou 3 coisas é outra e só fica bem!
Repara que eu concordo com isso do "homem dos 7 instrumentos e tocá-los todos mal" ser uma coisa negativa! O provérbio em PortuguÊs equivalente é “quem muitos burros toca, algum fica para trás”. E é verdade, especialmente quando a componente gráfica nos computadores está cada vez mais diversificada! Por mim, ao longo da minha carreira tenho vindo a deixar para trás dezenas de coisas relacionadas com a área! Há 20 anos (ai meu Deus, que velho estou!!!) um gajo mexia em tudo o que era gráfico, desde a parte de computação gráfica propriamente dita, com programação a sério, até sprites, gráficos de vector, programação multimédia, processamento de imagem e sabe-se lá que mais... e depois um gajo vê que há cada vez mais coisas a aprender e não há tempo para as saber todas e muito menos dominar as técnicas, por isso fui deixando para trás a programação, os programas de processameto de imagem, programas de ilustração, edição de video, multimédia, HTML, Flash e mais umas milhentas coisas que eu fui deixando para trás. Mas primeiro tive de as experimentar para saber que não era algo que me apetecesse fazer.
Quanto Às empresas a pedirem cada vez mais capacidades, isso acontece essencialmente quando pedem pessoas com muitos anos de experiência. E sim, é possível encontrar pessoas com todas as características, pois se têm uma experiência de mais de 10 anos com certeza deverão ter experimentado uma série de coisas. É que não é só em Portugal, repara neste excerto de anúncio que recentemente apareceu no CGTalk
Requirements
3+ years experience in game development using 3DS Max, Maya or equivalent 3D program.
Exceptional skill in MaxScript.
Exceptional skill in 3D game character rigging.
Experience in effects animation for 3D games (particles, ribbons, etc.)
Strong understanding of modern 3D hardware as it relates to art production.
The ability to effectively collaborate with artists and programmers.
The ability to document and teach art production techniques to other artists.
Self-driven, good communicator and a great team-player.
A passion for games.
Able to work full-time in the Irvine, CA area.
Pluses
Strong scripting skills in MEL or Photoshop.
HLSL, GLSL, FX, or CG shader programming.
Outstanding 3D character animation skills.
Have shipped a AAA PC or console titles as a senior technical artist
Understanding of the visual style of World of Warcraft and a passion to push it to the next level.
Difícil de preencher a vaga? Certamente... impossível? Não, claro que não!
Sil3 escreveu:
Claro k n somos todos iguais e há kem goste de fazer um pouco de tudo, mas outros n e preferem saber fazer algo MESMO MUITO MUITO bem.
Certo, mas isso não implica ignorar tudo o resto. É que é uma necessidade do ser humano para não se aborrecer de morte! É que com a excepção dos autistas, um ser humano normal quer diversidade, por muitos hábitos que tenha. Tudo o que é em demasia chateia... Por muito que adore mousse de chocolate, se comer essa sobremesa durante meses a fio, sem variar, se calhar farto-me! Até mandar uma 50 vezes seguidas na posição de missionário também deve fartar!
Sil3, tu que gostas tanto de modelar, e és muito melhor modelador que eu, qdo tiveste de modelar um certo boneco até à exaustão, ao fim de 3 semanas já deitavas os bofes pela boca! Por isso tb te fartas, que eu sei!
Sil3 escreveu:
Eu já tive de "fazer de ti" ( ou tentar) num trabalho pk tu estavas a mexer em particulas n sei onde...e digo-te porra, n é nada fácil, especialmente pk te considero um TD nato, no entanto tu n estavas e eu lá tive de k me desenrascar (o soft ajudou tambem) quando preferia tar a animar
Muito obrigado pelo elogio!
Mas é a tal coisa, tu não gostas de fazer esse tipo de coisas, mas gostas de animar e de modelar, certo? Porreiro, é bom para variar. Eu gosto de FX e de coisas técnicas, resolver problemas, etc Dá para variar um bocado! Claro que se quiser fazer uma coisa sozinho, modelando, texturizando, iluminando e ainda por cima fazer os efeitos e a composição final, demoro 2 anos! E Já agora, que tal fazer tb os efeitos sonoros e o arranjo musical?! Bem podem esperar pela minha curta sentadinhos numa coisa confortável!
Sil3 escreveu:
Eu percebo k neste País n dá para mais, somos 11 milhões n temos mercado na maioria das vezes k suporte o 3d como nós gostariamos
Este país tb é um país de modas! De repente aparece uma coisa que "pega" e é um ver-se-te-avias! Agora parece que pegou a coisa dos programas de Anedotas Foleiras convertidas em sketches... todas as estações de TV tÊm uma coisa dessas, cada um pior que o anterior, Batanetes ou Malucos ou sei-lá-o-quê são todos de cair de cu... de espanto, não de rir! E o que é engraçado é que eu não sei quem +e que gosta daquilo! No entanto, é vê-los no top das audiências!
Da mesma forma, não conheço uma única pessoa que ache piada aos Pais Natal pendurados nas janelas e no entanto eles eram às dezenas por essas ruas fora! Quem é que gosta disso?! Se calhar os mesmos que gostam dos Malucos do Riso...
Isto só para dizer que tz um dia o 3D "pegue" E nessa altura estaremos no lado da maioria! |
_________________ Fernando Martins
www.isisds.com
_____
/- /|/| 3D Animation and Special Effects |
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 11:14 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Penso que aqui em Portugal estamos a entrar no meio termo. Isto é: pede-se, por exemplo, um tipo que seja modelador mas que depois tenha a capacidade de fazer mais alguma coisa.
E acho que num futuro proximo vamos deixar para trás essa onda do homem que faz de tudo um pouco... é so começarem a subir a qualidade dos trabalhos.
A mecânica da equipa de generalistas funciona porque a qualidade dos trabalhos ainda o permite.
Quanto a esses anuncios que pede 10 anos de experiencia etc etc etc.... são feitos, (de certo modo) para intimidar os caloiros. É que so com esse anuncio assim há logo uma data de gente que é automaticamente desmotivada ( logo revelando que não tem o perfil certo para o trabalho). é como um forma de pré seleção automática.
Eu já mandei o meu showreel para estudios com esse tipo de anuncios e mesmo sem ter todas as "skills" que eles pedem consegui entrar em negociações para ir para lá.... (mas não fui... fXXXng visa laws )....
Mas realmente parece que agora aparecem cada vez mais showreel maus e muito maus.... é a tal coisa; o software está mais acessivel e qualquer pessoa pensa que consegue um emprego por saber mexer no software A B ou C.....
||yen3d|| |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 12:18 pm |
|
|
Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
|
Ganda thread!!
Yeah, o artista 3d e a fruta da epoca, plo menos aqui em Londres, a uns anos atraz levantava-se uma pedra e saiam de la 10 web designers, agora saiem 10 artistas 3d, e isso um pouco por culpa das escolas, plo menos aqui no reino unido. E incrivel a quantidade de cursos de animacao e 3d que existem aqui. Obviamente que 90% sao cursos muinto basicos e apenas para cacar dinheiro aos pobres wannabe artistas, que pensam que o futuro esta no 3d e que pelo simples facto de terem tirado um curso ja e meio caminho andado para arranjar emprego. wrong!
O problema e que empresas na maior parte dos casos nem sequer olham para o CV, pois se o reel for mau, o canudo nao vai ajudar em nada.
Por exemplo em termos de animacao, a maior parte dos cursos nem sequer cobre os prencipios da animacao. Os estudantes passam um ano a trabalhar para um projecto final, normalmente um short, sem sequer saberem os prencipios mais fundamentais. Claro que o resulatado e um personagem que move tipo robot ou bues da floaty, por terem passado 90% do tempo em modeling, texturing, lighting, rendering e apenas 10% a animar.
Too bad. |
_________________ Vimeo
------------------------------------
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Kazuya Mochu |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 1:41 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 17 Jul 2005
Local/Origem: Barcelos Status: Pretty Cool!
|
Citação: O resto, a chamada "inspiração" tem a ver com as vivências de cada um e com os seus interesses pessoais
isto concordo, é um dos maiores enganos da humanidade. "ai, tens um dom! és um génio. tens um talento inato" O CARALHO!!! andei anos e anos de bloco na mão a desenhar tudo o que via, a agora vem um leigo dizer que o meu talento foi deus que mo deu? AQUI .|. !!!!!!!!!!
quanto à inspiração, é a palavra que os leigos usam para "motivação", acho eu. felizmente sempre me treinei para nao confiar em algo tão aleatorio como a inspiração. gostava de ver um gajo ir ao mecanico "ah o carro não tá pronto... nao tava inspirado..."
pá, arte, tal como qq outra coisa, tem tecnicas. e mesmo a criatividade pode ser exercitada, ou até ajudada a sair. e há por aí processos criativos. já todos ouviram falar de brainstorming decerteza.
quanto ao gajo dos 7 oficios, acho que isso vem com a terrivel mania portuguesa que tudo pode ser "desenrascado".
já imagino o patrão chico esperto "ya, sabe 3d, e depois até desenrasca aí umas paginazitas e tal". claro que ter um leque de capacidades, pode dar essa mais valia, desde que haja claramente um ponto forte na formação de cada um. Ser bom a modelar ou a iluminar para arquitectura, nao implica que a pessoa esteja proibida de saber fazer design grafico para sei lá, montar um painel com as cenas que acaba de rendar!
e bom, já chega!
Kaz |
|
|
|
Voltar acima |
|
Luís Santos |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 1:46 pm |
|
|
Uma mente torturada
Registo: 29 Ago 2005
|
Citação: Apenas que focar-se apenas numa única coisa não traz vantagens
Citação: É que convenhamos, se se passar o tempo a fazer sempre a mesma tarefa, qual é a diferença de estar numa linha de montagem? Fica-se completamente atrofiado!
- Por algum motivo certos cientistas dedicam a sua vida a estudar uma bactéria.
- Por algum motivo certos astrónomos dedicam a sua vida a varrer os céus no S.E.T.I.
- Por algum motivo existe clínica médica generalista e clínica especializada.
- Por algum motivo existem cirurgiões e homens do talho.
- Por algum motivo existem pessoas que têm mais paciência do que outras.
- Por algum motivo o 3d não começa nem acaba em Portugal, limitando as nossas opções de vida.
- Por algum motivo existem a título de exemplo estas categorias numa produtora de
efeitos visuais:
- Design Room
- Sculpting
- Art & Mold
- Fabrication
- Hair Dept.
- Electronics
- Mechanical
- Concept Art
- Setup
- Animation
- Lighting
- Modeling
Sejamos realistas um generalista irá sempre fazer trabalhos menores ou medianos ou de caracter, erm...generalista? porque nunca aprofundou muito cada área, sendo a fatia mais deliciosa direccionada para o pessoal especializado, que não só (teoricamente) ganham mais, criam mais depressa ex.: em vez de 3 meses a criar uma personagem, demoram 3 dias, rentabilizando o workflow; porque a meu ver são esses mesmos, o
pessoal que bloqueia e frustra que são generalistas e andam a saltitar de área em área! Enquanto os deixarem e precisarem deles, senão como disse o nosso amigo Sil3 são dispensáveis!
Depois existem os génios, que realmente são bons em tudo e dominam de facto a area envelhecem e morrem cedo ou ficam maluquinhos. Big dilema!
Não quero aqui dizer que os generalistas são dispensáveis, muito pelo contrário, mas há em demasia, exemplo disso é o nome desta thread!
Citação: ser bom em duas ou 3 coisas é outra e só fica bem!
- Principalmente aos olhos de patrões gananciosos e de visão curta que em vez de pagar a 3 gajos, sacrifica um pobre coitado. Quando provavelmente iria elevar o valor comercial do produto e aumentar a qualidade e produtividade da empresa se tivesse pessoal especializado em cada área.
Em cada área há um microcosmos por explorar nenhum personagem é igual, nenhuma iluminação é feita da mesma maneira, etc. Projectos diferentes, exigem estilos diferentes, portanto só é apanhado na monotonia quem quer ou quem devia se dedicar à pesca
Marco novamente a minha posição, especializem-se!
Abraço a todos |
|
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 1:57 pm |
|
|
Veterano
Registo: 13 Set 2005
|
VirtualFM escreveu:
Sil3, tu que gostas tanto de modelar, e és muito melhor modelador que eu, qdo tiveste de modelar um certo boneco até à exaustão, ao fim de 3 semanas já deitavas os bofes pela boca! Por isso tb te fartas, que eu sei!
Belo exemplo sim senhor...tu tavas lá e viste, sabias k eu tive um clientes sentado atras de mim durante dias a dizer-me:
-Agora puxa akele ponto...isso, agora mexe nakele ali..ok isso mesmo...
LOL é normal k eu já n pudesse ver akilo à frente...axo k muita paxorra até tive eu
VirtualFM escreveu:
Muito obrigado pelo elogio!
Dont thank me...as verdades são para serem ditas
VirtualFM escreveu:
Este país tb é um país de modas! De repente aparece uma coisa que "pega" e é um ver-se-te-avias! Agora parece que pegou a coisa dos programas de Anedotas Foleiras convertidas em sketches... todas as estações de TV tÊm uma coisa dessas, cada um pior que o anterior, Batanetes ou Malucos ou sei-lá-o-quê são todos de cair de cu... de espanto, não de rir! E o que é engraçado é que eu não sei quem +e que gosta daquilo! No entanto, é vê-los no top das audiências!
Nisso concordo a 300% ctg, nunca percebi como é k os Malucos do Riso estão no ar há mais de 10 anos...piadas do tempo da minha avó e muitas outras k eu me ria quando tinha 6 anos...akeles tipicas do marido k xega a casa e ta a mulher com outro na cama ou escondido no armário....zzzzzzzzzzzzzzz...mas k akilo parece tar para durar parece...aliás um País k tem telenovelas practicamente 12 horas por dia em kk canal de TV, Big Brothers, José Castelos Brancos e HermanSics demonstra muito a sua cultura
Esperemos k o 3D entre na moda também...espero é já n cá estar quando isso acontecer ahahaha :p
Gruvy:
Engraçado o teu ultimo paragrafo, pk eu aki ha uns anos mandei um email para a Vancouver Film School a dizer k estava interessado em tirar lá um curso de Animação, visto k aprendi tudo o k sei sozinho, e gostaria de aprender com kem realmente sabe.
Referi no meu email k n keria aprender MAYA na generalidade, só estava interessado em Character Animation e nada mais, n keria saber de Modeling, Iluminação, Render etc etc. Teriam eles um curso assim, ou seria o curso deles de 6 meses de Character Animation (n tinha $$$ para mais e mesmo assim... teria de pedir empréstimos) como eu estava a referir?
Nunca me disseram nada em relação ao k perguntei, o k me deu a ideia de akilo ser um curso generalista de Maya com uma vertente mais puxada para a C.A....mas n era isso k eu keria, para mim ser Maya, ou Max ou XSI era-me indiferente, n era o software k eu keria aprender mas sim a true art form de C.A. ou os seus básicos...pk n se aprender animação em 6 meses...
Entretanto apareceram os anúncios da Animation Mentor ao k eu disse : Aleluia até k enfim k alguém tem 2 dedos de testa e sabe o k as pessoas kerem/precisam...claro k quando vieram os preços foi uma desilusão para mim...n por serem caros, mas n os consigo pagar do meu bolso
Well back to the grind como se costuma dizer...sempre fui autodidacta lá terá k ser assim po resto da vida |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 2:15 pm |
|
|
Veterano
|
Sil3 escreveu:
Engraçado o teu ultimo paragrafo, pk eu aki ha uns anos mandei um email para a Vancouver Film School a dizer k estava interessado em tirar lá um curso de Animação, visto k aprendi tudo o k sei sozinho, e gostaria de aprender com kem realmente sabe.
Referi no meu email k n keria aprender MAYA na generalidade, só estava interessado em Character Animation e nada mais, n keria saber de Modeling, Iluminação, Render etc etc. Teriam eles um curso assim, ou seria o curso deles de 6 meses de Character Animation (n tinha $$$ para mais e mesmo assim... teria de pedir empréstimos) como eu estava a referir?
Nunca me disseram nada em relação ao k perguntei, o k me deu a ideia de akilo ser um curso generalista de Maya com uma vertente mais puxada para a C.A....mas n era isso k eu keria, para mim ser Maya, ou Max ou XSI era-me indiferente, n era o software k eu keria aprender mas sim a true art form de C.A. ou os seus básicos...pk n se aprender animação em 6 meses...
Entretanto apareceram os anúncios da Animation Mentor ao k eu disse : Aleluia até k enfim k alguém tem 2 dedos de testa e sabe o k as pessoas kerem/precisam...claro k quando vieram os preços foi uma desilusão para mim...n por serem caros, mas n os consigo pagar do meu bolso
Well back to the grind como se costuma dizer...sempre fui autodidacta lá terá k ser assim po resto da vida
Sim penso que talvez o AM seja a melhor opcao, ou entao um curso de animacao 2d..para aprender a escencia da animacao, sem ter que estar preocupado com ferramentas digitais.
Sorry getting off topic.. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 2:18 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Onde já lá vai o topic
Mas não seja por isso que parem com a discussão.. pelo contrario.. por favor continuem |
|
|
|
Voltar acima |
|
joana |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 5:43 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 18 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa + Singapura
|
Luís Santos escreveu: Especializem-se em alguma coisa, a malta já está farta de gajos que fazem um bocado-de-flash-um-bocado-de-arquitectura-um-bocado-de-iluminação-com-o-curso-que-os-paizinhos-pagaram-que-até-custou-uma-beca-e-que-vos-faz-melhores-do-que-os-outros...
Uma das razões porque retirei o webdesign e outro design de caracacá do meu site. |
_________________ O meu site: joanagarrido.com
O meu Photoblog. |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 6:37 pm |
|
|
Veterano
|
joana escreveu:
Uma das razões porque retirei o webdesign e outro design de caracacá do meu site.
Possivelmente fizeste tu muito bem, axo k tá na altura de as pessoas serem 3D Artists e se afirmarem como tal. Não tentar ser tudo ao mesmo tempo, uma coisa é uma pessoa gostar de fazer Flash/Web design e dar um desenrascanso volta e meia, mas agora ser-se contractado para 3D Artist e depois ir ainda fazer o Website da empresa...axo triste para ser sincero, fui contratado para um trabalho nao para ser pau para toda a obra. É a minha opinião e tenho perfeita consciência k gente aki neste forum (e lá fora) discorde dela. |
|
|
|
Voltar acima |
|
zag |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 7:45 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 02 Jul 2005
Local/Origem: Lisboa
|
Luís Santos escreveu:
- Principalmente aos olhos de patrões gananciosos e de visão curta que em vez de pagar a 3 gajos, sacrifica um pobre coitado. Quando provavelmente iria elevar o valor comercial do produto e aumentar a qualidade e produtividade da empresa se tivesse pessoal especializado em cada área.
Abraço a todos
Mas isso é das tais cenas que são inevitaveis... quase todos os anuncios que tu possas ver aki em Portugal são para generalistas, e não falo generalistas na area de 3D mas sim o generalista que trabalha em 3D, em web, faz umas coisas em design, arranha em motion graphic e até uns cafesitos bacanos o gajo saber tirar. Estes são os generalistas pedidos aki em Portugal... é o chamado "geitoso"
O mercado nao recebe especilistas nas areas devidas porque nao existe sequer uma empresa que os possa receber!!!! Ainda esta para aparecer Uma Blur ou uma Mill com as dimensoes, como é obvio, adequadas ao nosso mercado.
Continuo tambem com a opiniao geral aki do pssoal...cada macaco no seu galho!!!!!
Por outro lado gostava tambem de ouvir o lado das empresas em Portugal, sobre este assunto... romanus |
_________________ Do or do not, there is no try! |
|
|
Voltar acima |
|
Sil3 |
Colocada: Ter Fev 14, 2006 8:42 pm |
|
|
Veterano
|
zag escreveu:
Mas isso é das tais cenas que são inevitaveis... quase todos os anuncios que tu possas ver aki em Portugal são para generalistas, e não falo generalistas na area de 3D mas sim o generalista que trabalha em 3D, em web, faz umas coisas em design, arranha em motion graphic e até uns cafesitos bacanos o gajo saber tirar. Estes são os generalistas pedidos aki em Portugal... é o chamado "geitoso"
O mercado nao recebe especilistas nas areas devidas porque nao existe sequer uma empresa que os possa receber!!!! Ainda esta para aparecer Uma Blur ou uma Mill com as dimensoes, como é obvio, adequadas ao nosso mercado.
Mas isso só demonstra k entao n existem mesmo 3D em PT...se é o Zé k faz 3D quando n tem websites para fazer...então algo anda mal... aki ao lado na nossa vizinha Espanha existe pelo menos um Estúdio de Animação k a meu ver se poderá tornar a PIXAR da Europa: BREM
Nós cá temos empresas de animação, de 3D temos a Appia filmes k até já trabalhou em parceria com empresas Espanholas para uma longa metragem. De 2D temos a Animanostra k só faz filmes (curtas) de animaçao e k papa literalmente todos os subsidios para o efeito...se bem k depois nunca sei onde se podem ver esses filmes... pk é raro estarem disponiveis ao grande publico..a tal mania das elites como eu xamo...é tudo dito aos ouvidos...só pode...ou entao 2 horas antes destes serem exibidos algures.
Um exemplo:
Num restaurante quando se é contractado para se ser Chefe de cozinha, voces pensam k o gajo vai andar a descascar batatas e a lavar pratos? Estamos a falar de restaurantes/cervejarias mais conhecidos tipo Portugalia etc e n o restaurante/tasca do Ti Jaquim. Era o lavavas...ele ta ali pa cozinhar e supervisionar a cozinha. Do mesmo modo k no obral, um electricista é electricista e nada mais, n vai andar a pintar paredes ou a carregar baldes de massa, nem o pedreiro os carrega quanto mais. No entanto na nossa àrea, pensas-se k ah ele desenrasca-se... temos muito k crescer ainda IMO... |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 12:07 pm |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
Citação: axo k tá na altura de as pessoas serem 3D Artists e se afirmarem como tal.
righ on. A ver se de uma vez por todas se acaba com aquela coisa do "operador 3d" (sem ofença intendida aos respectivos)
Citação: existe pelo menos um Estúdio de Animação k a meu ver se poderá tornar a PIXAR da Europa: BREM
hhmm não me parece que a BREN seja a proxima Pixar na europa.
têm uma mentalidade de produção industrial que mete o dinheiro á frente de tudo e com a barracada que foi o Pinoccio 3000 é só esperar para ver aquilo a ir abaixo.... |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 12:12 pm |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Hehe, não quero com isto dizer nada, mas a Dygra, que fez em conjunto com a appia o Sonho, é a maior concorrente da Bren
E quanto a ser industrial tb li umas coisas pouco encorajadoras sobre a dygra em fórums espanhois.
ps:Eu até gostei do El CID |
|
|
|
Voltar acima |
|
Grury |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 1:06 pm |
|
|
Veterano
|
Watch out for http://www.ilion.com/ , um amigo meu esteve a trabalhar la o ano passado na pre producao do filme, e disse que se chegar a acontecer vai ser um ganda estrondo.. |
_________________ Vimeo
Flickr |
|
|
Voltar acima |
|
Ben Martin |
Colocada: Qua Fev 15, 2006 3:00 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 28 Jun 2005
|
Ora bem, isto está a dispersar!
A ideia inicial não tem nada a ver com generalistas ou especialistas, tem a ver com fazer bem feito!
Claro que fazer bem feito em várias àreas é dificil!
Vai haver sempre uma aérea em que nos sentimos mais à vontade.
Eu pessoalmente comecei a modelar por necessidade (necessidade de dar forma às ideias) e hoje apesar de ser capaz de modelar tudo o que me proponho, não é das coisas que mais gosto de fazer.
O que eu entendo deste thread é simples e claro...
1. Arranja tempo para te aprefeiçoares...
2. O que te propões fazer faz bem...
3. Quanto mais àreas conheceres (mexeres, estudares) mais possibilidades tens de te sair bem na industria!
Isto (para mim) é que é de facto importante!
Sim, eu tb mexo um bocadinho em tudo no 3D e por vezes ando às aplapadelas para entender filosofias por trás do fabricante de software mas dá-me gozo ver que se consegue aprender e evoluir depressa quando se gosta do explorar e isso não valida que me torne um pior modelador só porque perco tempo a mexer em Dynamics ou Particulas!
Como diz o ditado: "O saber não ocupa lugar!"
My 2 cents!
Abraço |
Editado pela última vez por Ben Martin em Qua Fev 15, 2006 4:35 pm, num total de 1 vez _________________ Ben Martin
--------------------------------------------------------
IT IS BETTER TO KEEP YOUR MOUTH CLOSED
AND LET PEOPLE THINK YOU ARE A FOOL
THAN TO OPEN IT AND REMOVE ALL DOUBT! |
|
|
Voltar acima |
|
|
Todos os tempos são GMT
|
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum You cannot attach files in this forum You cannot download files in this forum |
© 2005 + 2021 | Dimensao3.com - All rights reserved