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< Iluminação ~ Olho Humano vs Cameras Analógicas e Digitais,etc. |
lowprofile |
Colocada: Ter Dec 27, 2005 12:55 pm |
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Primeiros passos
Registo: 15 Dec 2005
Mensagens: 52
Local/Origem: Lisboa
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Mais algumas considerações sobre o assunto, tomando como exemplo o trabalho que referi no post anterior e a seguinte imagem:
http://dimensao3.com/forum/viewtopic.php?t=1205&start=19
Quando iluminamos uma cena em 3D acho que temos dois caminhos a seguir:
1 - tentar simular uma iluminação "real" que está a ser captada por uma câmara
- aparecem presentes as limitações de captação de luz de uma câmara
- imagem bem contrastada com zonas bastante claras (quase estoirada) onde incide a luz directa e zonas bastante escuras onde só existe luz indirecta muito ténue
2 - tentar simular uma iluminação "ideal" da forma como é captada pelos nossos olhos e descodificada pelo nosso cérebro
- a luz é mais equilibrada entre as várias zonas, mais e menos iluminadas
- a imagem pode sofrer de um pouco falta de contraste por se tentar equilibrar tanto as duas zonas mas tudo está mais iluminado
Muitas vezes tento fazer um equilíbrio entre estas duas abordagens, pendendo de forma geral para a primeira, pois parece-me mais "real", ou pelo menos mais "fotográfica".
Os clientes, pelo contrário, de forma geral tendem a preferir a segunda abordagem.
No caso do trabalho que referi tentei utilizar a primeira abordagem.
A forma ideal de compreendermos a primeira abordagem é pegarmos numa máquina digital e tirarmos fotos em situações extremas (um bom exemplo é um interior iluminado apenas por luz exterior) e vermos o resultado que temos conforme o sítio onde fazemos a exposição (leitura de luz da máquina).
Gostava de saber a vossa opinião e a vossa experiência sobre este assunto!
Abraço |
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flash |
Colocada: Ter Dec 27, 2005 8:40 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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epá.. é exactamente isso que disseste, exemplo perfeito lowprofile |
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lowprofile |
Colocada: Sáb Dec 31, 2005 12:15 am |
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Primeiros passos
Registo: 15 Dec 2005
Mensagens: 52
Local/Origem: Lisboa
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Thanks flash!
Dois anos como formador ajudam-nos a tentar ser mais claros e concisos |
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warrocky |
Colocada: Sáb Fev 25, 2006 10:15 pm |
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Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 18
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hmm.... se não estou errado , o automatic exposure control do max serve para isso. tens lá ainda uma tralha de opções.
Good work
warrocky |
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flash |
Colocada: Sáb Fev 25, 2006 10:37 pm |
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Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
Mensagens: 1539
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Exacto... Serve para aplicares uma curva de correcção de intensidade à imagem |
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mpalma |
Colocada: Qui Mai 04, 2006 5:37 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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De volta,ando ocupado a tentar desenvolver um modo de aplicar texturas em polygonos e talvez em nurbs,voltei para explicar o,etc ,estava a referir-me aos olhos de um peixe,ou de um gato,ou cão e por ai,de animais e insectos,pelo menos os que se conhece ou se calcula como deve ser a visão dos mesmo.
é tudo por agora,fk bm.
cya later all
Marco Palma |
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