Autor |
Mensagem |
< Geral ~ Projecto Tuga 3D |
rcas |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 4:49 pm |
|
|
Escravo do rato
Registo: 27 Jul 2005
Local/Origem: Quinta do Anjo
|
O projecto começou noutro fórum, o link é este.
Para saberem mais convêm passar por este fórum pois contêm ainda mais informação.
O Projecto consiste em criar uma animação 3D com tempo máximo de 15 minutos. O tema e toda a história deverá ser definido pela equipa participante no projecto.
O Objectivo é participar em alguns concursos, tanto nacionais como internacionais, de forma a mostrar que em Portugal tambem se conseguem fazer bons trabalhos. Com isto espero conseguir a atenção de investidores para o nosso pequeno mercado.
A plataforma a ser usada no final para renderizar deverá ser Open Source, pois será menos oneroso criar uma Render Farm com este tipo de software. Acho o Pixie muito bom ou mesmo o 3Delight. São compativeis com Renderman, logo qualquer Renderman compliant exporter deverá funcionar, podendo ser gerado a partir de qualquer software de animação.
Todos os objectos deverão ser guardados em VRML, desta forma pode ser usada qualquer ferramenta de modelação, desde que tenha suporte para importar e exportar VRML / X3D.
Todos os membros da equipa deverão concordar em publicar o trabalho com uma licença da Creative Commons.
O projecto deverá consistir de 3 elementos principais, responsáveis por gerir os restantes elementos. Não devendo exceder os 5 elementos por cada responsável, de forma a manter o projecto controlável. Os responsáveis deverão alem de gerir os elementos, tambem produzir conteúdos.
Ora, de forma a se poder participar tanto no Siggraph Theatre como no Cannes Film Festival é necessário que a animação não exceda os 15 minutos e ser entregue em Março.
E visto isto, aqui vai um breve plano:
Inicio do Projecto : 04/02/2006
Pré-Produção : 3 meses
Produção : 5 meses
Pós-Produção : 2 meses
Produção DVDs + 35mm + Website : 1 mês
Fim do Projecto : 01/01/2007
Com isto se perfaz 11 meses.
A ideia é de lançar a animação no inicio de 2007, mesmo no seu inicio, de forma a se poder entrar em todos os concursos e mais alguns.
A animação será curta, 15 minutos, obrigando a realizar um trabalho muito superior, focando na qualidade geral.
É intenção ganhar o festival de Cannes, para isso é necessário maravilhar o júri.
Ora aqui está uma lista mais concisa das pessoas necessárias:
- Músico : 1
- Escritor / Editor : 1
- Artistas 2D : 2 a 4
- Artistas 3D : 4 a 8
- Pós-Produção : 2 a 3
- Programadores : 1 a 3
- Webdesign + GC : 1 a 3
- Gestor de projecto : 2 a 4
Explico então as tarefas de cada posição:
Músico
- Responsável por todo o arranjo musical da trama, incluindo vozes e fx.
Escritor / Editor
- Será quem irá escrever o enredo e fará a revisão das falas, bem como auxiliar na Pós-Produção.
Artistas 2D
- Responsáveis por todas as texturas e arte 2D, incluindo Posters e imagens para o Website. Bem como trabalhar em conjunto com os artistas 3D para a realização dos materias a aplicar aos objectos 3D.
Artistas 3D
- Irão realizar todos os objectos inerentes à animação, bem como a animação em si. Serão responsáveis ainda por realizar os materiais a usar nos Objectos, em conjunto com os artistas 2D. Ficam tambem encarregues de realizar objectos Web 3D para meter no Website, usando WireFusion.
Pós-Produção
- Esta pequena dupla será responsável pela sincronização de vozes, trechos músicais e legendas, preparação do DVD e da película em 35mm, bem como criação da versão curta para download web. Trabalhará em conjunto com quase todos os elementos da equipa, em especial com o Músico e os elementos que darão voz às personagens.
Programadores
- Reponsáveis por realizar o interface para render através da web e do software de render farm. Poderão ainda criar programas necessários para auxiliar na criação do projecto.
Webdesign + GC (Gestão de Conteúdos)
- Responsáveis por criar e manter o website bem como adicionar contéudos.
Gestor de Projecto
- Responsável por um determinado número de pessoas, de garantir datas de entrega e coordenar os trabalhos desse grupo.
Uma pessoa pode ocupar mais que uma posição, se assim o entender, tenha tempo para a realizar e conhecimentos da mesma.
As minhas responsabilidades:
- Coordenador do Projecto
- Gestor de Projecto
- Programador
- Artista 3D
O nome do projecto já foi escolhido: Projecto Tuga 3D
Tambem conhecido por Tuga 3D ou T-3D.
Ou seja, podem-se dirigir a www.tuga3d.com que é o espaço do projecto.
Ainda não tem nada, terá de se instalar um CMS e criar um template original. Estava a pensar em usar ou o Typo3 ou o Exponent, ambos são bastante flexiveis para o que será necessário criar.
O website tem 1GB de espaço e 50GB de tráfego, penso que será suficiente até ao final do projecto.
Quem tiver sugestões de qual o CMS ou outro tipo de sugestões, são bem vindas.
Preciso de sugestões e de voluntários. Têm mais que tempo para desmarcar seja o que for . |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Qua Jul 27, 2005 5:02 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Para já, tenho necessidade de Web Designers e Programadores.
Web Designers
Para realizar o website inicial e preparar o gestor de Conteúdos.
Programadores de JAVA
Para realizar o software de gestão, algo parecido com isto.
Para realizar o software de criação dos Shaders (Renderman Shaders), algo parecido com este programa, mas em JAVA e melhor.
Os restantes individuos serão recrutados por um sistema de recrutamento que vai existir no site, passando no final por uma selecção, favorecendo os que oferecerem o melhor portfolio e que demonstrem o maior entusiasmo em participar no projecto.
Mas, no entanto gostava de saber quem estaria interessado em participar. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Mira |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 11:42 am |
|
|
Novo membro
Registo: 26 Jul 2005
|
Olá rcas..
Eh pá! Caramba, bota ai amigo.. e eu apensar que 3d em Portugal era mentira, estou maravilhado. Muito bom mesmo. Pena mesmo eu ser novato em 3d, mas se quem participar tiver essa força de vontade e ambição desgraçamos tudo.. Abraços |
_________________ "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernado Pessoa |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 12:07 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Mira escreveu: Olá rcas..
Eh pá! Caramba, bota ai amigo.. e eu apensar que 3d em Portugal era mentira, estou maravilhado. Muito bom mesmo. Pena mesmo eu ser novato em 3d, mas se quem participar tiver essa força de vontade e ambição desgraçamos tudo.. Abraços
Em Portugal tambem se fazem bons trabalhos e é isso que pretendo mostrar. A intenção é trazer investidores internacionais para Portugal.
Neste momento estão a ser feitos os trabalhos no Website, se passarem por lá podem ver que o CMS já está instalado.
Como não tenho ainda notificação por parte de WebDesigners interessados, estou eu a fazer o design, não tenho problemas pois ainda tenho tempo para isso.
Se passarem no Website lá para o fim da semana já podem ver a mascote da equipa e o theme por defeito do website.
O CMS é bastante potente e fácil de gerir, por isso quaisquer interessados em participar no projecto como gestores de conteúdo / webdesign irão ter uma ferramente muito simples com a qual trabalhar.
Embora ainda não tenha aberto as inscrições, eu gostava que quem estivesse interessado em participar mostra-se esse interesse, apenas para eu ter alguma noção de quem está interessado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Mira |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 12:21 pm |
|
|
Novo membro
Registo: 26 Jul 2005
|
Existe alguma ideia base para o tema/história?
Pretende-se que envolva o «mundo da fantasia»?
A animação é de humanos ou animais?
Pretende-se que a animação, de alguma forma, possa retratar Portugal?
Posso mandar o resumo de uma história, com descrição de algumas personagens? |
_________________ "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." Fernado Pessoa |
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 12:51 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Mira escreveu: Existe alguma ideia base para o tema/história?
Posso mandar o resumo de uma história, com descrição de algumas personagens?
Boas, respondi agora a um e-mail sobre isso, será teu ?
Estão é assim, a história ainda não está definida, pretendo que seja decidido em equipa, durante o periodo da Pré-Produção.
Pretendo que o tema seja escolhido pela equipa, em conjunto, de forma a que as pessoas se sintam motivadas e vejam que é uma parte delas que vai estar a ser produzida.
Mas tudo terá a ver com os conhecimentos que os membros da equipa demonstrem.
A equipa irá decidir o tema e dar algumas ideias, mas deverá ser uma pessoa a escrever o "guião", história completa.
Agora respondendo às tuas questões directamente:
Existe alguma ideia base para o tema/história?
Ainda não, como referi acima.
Será uma opção.
Penso que pode envolver ambos, mas a equipa terá a decisão final.
Na minha opinião não, mas se a equipa achar interessante, porque não.
Posso mandar o resumo de uma história, com descrição de algumas personagens?
Sim, podes. Serà apresentada à equipa como ideia base. Isto porque ter uma ideia por onde começar a divagar nem sempre é fácil, por isso é um bom ponto de partida.
Aviso no entanto que a solução final poderá divergir bastante da história que enviares, a equipa terá uma palavra sobre isso.
Espero ter respondido às tuas questões.
Mais algumas questões ? |
|
|
|
Voltar acima |
|
Frederico |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 5:58 pm |
|
|
Primeiros passos
Registo: 17 Mar 2005
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Dom Jul 31, 2005 11:13 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Frederico escreveu: rcas, que idade tens? quantas curtas 3d de cerca de 15 minutos ja fizeste? posso ver alguma?
Boas.
Tenho 24 anos e sou analista / programador a fulltime. Faço modelação 3D em part-time quando aparece oportunidade.
Já fiz algumas animações, mas de caracter pessoal.
Curtas de 15 minutos ainda não fiz nenhuma.
Posso mostrar algums trabalhos que já fiz, é só esperar um tempinho para eu ter o meu website a funcionar, mudei de webhosting e decidi fazer uma lavagem ao website.
Será possível no entanto ver a mascote do projecto feita em 3D para o fim desta semana, é que estou a investir mais tempo no website do projecto. O meu está em pausa até terminar o do Tuga 3D.
Já fiz alguma gestão de projectos e tenho contacto com uma equipa que está a desenvolver uma animação 3D de 12 minutos, algo que me oferece soluções / ideias de o que devo ou não fazer e principais problemas.
Sei que tenho bagagem para concretizar este projecto, preciso apenas de pessoas motivadas em participar e que façam trabalhos de qualidade.
Aproveitei e passei pelo teu website, gostei dos modelos que fizeste e acho que o teu contributo para o projecto seria positivo . |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 9:55 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
ola
é bom ver o ppl assim com esta vontade de trabalhar.
eu trabalho que me farto por isso nao vou ter tempo para me juntar a esta equipa.
mas acho que se está a fazer aqui umas coisas antes de tempo. como por exemplo deliniar datas sem se saber sequer a historia, pois isso vai ditar o tempo
(numero de personagens, props, cenarios etc) e depois juntar uma equipa sem experiencia logo para fazer uma curta de 15 min para ganhar o festival de cannes.... hhmmm
talves fazer um coisa mais simples para comecar seria melhor...
depois ha tb que ter cuidado com o software a usar... tudo bem na modelacao podes usar qualquer um e depois passar para .obj mas quando chegar aos rigs e animacao convem toda a gente usar o mesmo.
por ultimo ... será mesmo bom fazer uma curta com personagens humanas? isso é mesmo o mais dificil de animar e entáo com esses tempos de producao vai ser dificil (isto se queres ganhar o festival).
dequalquer forma força nisso
fiquem bem!!!
ps: tem cuidado com esse planeamento de producao.... o que tas a fazer é uma produçao linear acho que náo resulta com esses tempos. |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 10:22 am |
|
|
Escravo do rato
|
yen3D escreveu: ola
é bom ver o ppl assim com esta vontade de trabalhar.
eu trabalho que me farto por isso nao vou ter tempo para me juntar a esta equipa.
É pena.
yen3D escreveu:
mas acho que se está a fazer aqui umas coisas antes de tempo. como por exemplo deliniar datas sem se saber sequer a historia, pois isso vai ditar o tempo
(numero de personagens, props, cenarios etc) e depois juntar uma equipa sem experiencia logo para fazer uma curta de 15 min para ganhar o festival de cannes.... hhmmm
talves fazer um coisa mais simples para comecar seria melhor...
Neste caso é mais ao contrário, temos um tempo limite e a história vai ser composta tendo em conta o tempo que se tem para fazer a animação. Isto para não deixar o projecto a divagar e cair no esquecimento.
Existe um deadline e terá de ser respeitado, toda a produção terá esta variável em conta.
yen3D escreveu:
depois ha tb que ter cuidado com o software a usar... tudo bem na modelacao podes usar qualquer um e depois passar para .obj mas quando chegar aos rigs e animacao convem toda a gente usar o mesmo.
É a minha intenção usar o Verse, uma ferramenta para realizar tanto modelação como animação 3D, com um repositório central, e que funciona com Max, Maya e Blender 3D.
No caso de não ser possível utilizar esta ferramenta, é intenção dividir as várias cenas e delegar cada cena a uma ou mais pessoas que têm de forçosamente utilizar o mesmo software.
yen3D escreveu:
por ultimo ... será mesmo bom fazer uma curta com personagens humanas? isso é mesmo o mais dificil de animar e entáo com esses tempos de producao vai ser dificil (isto se queres ganhar o festival).
Vai depender da equipa, se tiverem conhecimentos para isso muito bem, senão é melhor seguir por outro caminho.
yen3D escreveu:
dequalquer forma força nisso
fiquem bem!!!
ps: tem cuidado com esse planeamento de producao.... o que tas a fazer é uma produçao linear acho que náo resulta com esses tempos.
Obrigado e já sabes, se tiveres um tempinho e queiras participar |
|
|
|
Voltar acima |
|
yen3D |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 10:28 am |
|
|
Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Local/Origem: London, Marinha Grande
|
ok...
como disse não tenho tempo... tudo o que posso fazer é passar por aqui de vez em quando e dar umas dicas.
boa sorte |
|
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 10:41 am |
|
|
Escravo do rato
|
yen3D escreveu: ok...
como disse não tenho tempo... tudo o que posso fazer é passar por aqui de vez em quando e dar umas dicas.
boa sorte
Ok, .
Obrigado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
DANY_3D |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 12:43 pm |
|
|
Já faz sozinho
Registo: 05 Mai 2005
Local/Origem: Porto (Santo Tirso)
|
ola
one question_: se eu kisesse (vamos supor ) participar.nao sou la bom em animaçao mas desenrasco-me na modelacao . e vamos supor que eu tinha de fazer uma casinha . . quer dizer os trabalhos sao feitos em casa e depois mando nao sei para onde. e assim??? trabalho feito pela net? |
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 1:28 pm |
|
|
Escravo do rato
|
DANY_3D escreveu: ola
one question_: se eu kisesse (vamos supor ) participar.nao sou la bom em animaçao mas desenrasco-me na modelacao . e vamos supor que eu tinha de fazer uma casinha . . quer dizer os trabalhos sao feitos em casa e depois mando nao sei para onde. e assim??? trabalho feito pela net?
Então é assim, durante o periodo de Pré-Produção espero conseguir reunir a maior parte dos elementos em Fins de Semana, para fazer Brainstorm e por aí, quem não puder estar presente fisicamente estará presente com WebCam via web.
Durante a fase de Produção, pretendia traçar alguns deadlines e marcar encontros nessa altura.
No entanto os trabalhos serão feitos na sua maioria em casa e enviados para um servidor central. O Software para a gestão da produção vai ser iniciado em Novembro, penso que estará preparado para utilização ainda antes do fim da Pré-Produção. Será algo parecido com o Alienbrain, em termos de funcionalidade.
Ou seja, é necessário ter instalado o software de gestão do projecto, onde terá todos os ficheiros dos projectos e onde se pode previsualizar os objectos e renders feitos.
Durante a Produção fazes o trabalho em casa e a equipa reune a um dia da semana definido ou ao Fim de Semana, como der mais jeito, tanto pela Internet, como Fisicamente se possível. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Kameleon |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 7:46 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 27 Jan 2005
Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
|
|
Voltar acima |
|
rcas |
Colocada: Ter Ago 02, 2005 8:07 pm |
|
|
Escravo do rato
|
Kameleon escreveu: E quem paga as despesas de deslocaçao, alojamento, alimentaçao ?
Estou a tratar de arranjar alguns patrocinios para financiar algumas das despesas.
Mas pode não dar para tudo, por isso algumas despesas podem vir a ficar por conta dos participantes.
Neste momento já investi algum dinheiro no projecto, no Dominio e no WebSite. |
|
|
|
Voltar acima |
|
Nightwalker |
Colocada: Qua Out 05, 2005 2:10 am |
|
|
Veterano
Registo: 04 Out 2005
|
Bem... Vontade não te falta... 5 meses de produção para 15 minutos de filme? com 4 a 8 artistas 3d? Com software Opensource? E visto que o pessoal mais experiente está a trablhar, cada um pode dedicar .. 2 horas por dia no maximo? Não leves a mal rcas que a ideia é boa, também sou adepto do open source, mas... é absolutamente imposível criar algo que sequer se aproxime de um nível de qualidade apresentável em festivais internacionais, com uma metragem dessas... Se diseres 2 a 3 minutos, com uma história realmente interesante ( afinal é o mais importante não é ?) e com pelo menos um artista experiente por cada área (animação, modelação etc.. ) pelo menos a dar orientação talvez e só talvez se consigar chegar ao fim de uma aventura destas...
De qualquer forma boa sorte espero estar enganado. |
|
|
|
Voltar acima |
|
|