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comanight |
Colocada: Dom Jan 18, 2009 12:36 pm |
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Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Mensagens: 247
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
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Bem-vindos a mais um meet the artist.
Desta vez o yen3D, Animador, actualmente na Framestore em Londres. Sem mais demora, dou inicio ao meet que está aberto até dia 25 de Janeiro. Venham daí as perguntas!
Nome: Ricardo Miguel Roldao Silva
Idade: 26 anos
Profissao: Character Animator
Experiencia profissional: 4 anos
Comecei a trabalhar na Appia filmes onde participei no Sonho de uma Noite de Sao Joao e noutros projectos.
Comecei a trabalhar na framestore em 16 de Julho de 2007 no Feature de animacao "The Tale of Despereaux".
Continuo na Framestore como animador a trabalhar no "Where the Wild Things Are".
Estudei na Universidade da Covilha 2 anos no Curso de Design multimedia mas nunca acabei.
Tirei uma Formacao avancada de Maya na ETIC.
Sou gamer. Nao passo sem a minha Playstation 3.
Um dos planos animados por o yen3D
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Grury |
Colocada: Dom Jan 18, 2009 2:28 pm |
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Veterano
Registo: 22 Ago 2005
Mensagens: 524
Local/Origem: Helsinki, Suomi.
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Olha, olha o Ricardinho.
Parabens pelo teu primeiro Big filme, que tal foi a experiencia?
Wow tas a trabalhar no Where The Wild Things Are??? Damn dude, que tal e' trabalhar com/para o Spike Jonze? Qual e' o envolvimento dele na parte de animacao dos personagens, tem muito input ou deixa o director de animacao tomar control. |
_________________ Vimeo
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Flickr |
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yen3D |
Colocada: Dom Jan 18, 2009 4:21 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Oi Grury,
Obrigado.
O Where the Wild Things Are esta' a ser uma experiencia muito interessante.
Eh o meu primeiro projecto de imagem real e tem umas quanta pessoa muito interessantes envolvidas no projecto.
O Spike eh o realizador e como em qualquer outro filme de animacao eh ele que nos diz o que quer de cada plano e eh ele que tem a ultima palavra na aprovacao da animacao.
O Despereux foi muito bom para mim. Comecei a ver a animacao com outros olhos e tive a oportunidade de trabalhar em planos de puro "acting".
later... |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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sergioduque |
Colocada: Seg Jan 19, 2009 3:40 am |
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Escravo do rato
Registo: 08 Out 2005
Mensagens: 321
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Alo Yen primeiro que tudo, parabéns pelo teu percurso.
deixo aqui umas perguntas.
O que aconteceu entre a Appia filmes e a Framestore, foi uma passagem directa?
A adaptação à nova vida foi facil?
Gostava tb de perceber que tipo de pressão tem o teu dia a dia no trabalho?
Por ultimo tens saudades do "fado"?
abraço |
_________________ www.sergioduque.tv
http://www.oficinadoduque.blogspot.com/ |
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yen3D |
Colocada: Seg Jan 19, 2009 9:17 am |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Oi Sergio,
A passagem da Appia para Framestore foi directa no sentido em que nao tive nenhum trabalho entre as duas. Tive alguns meses parada enquanto estava em conversas com a Framestore para decidir quando comecar.
A adapacao nao tem sido muito dificil. O facto de nao estar sozinho ajuda muito.
Eu nao acho que o trabalho tenha muita pressao. Tento sempre ver as coisas nesta area como uma diversao.
Como animador a pressao maior eh aquela que meto em mim proprio para melhorar o meu trabalho o superar o que fiz anteriormente.
Eh claro que ha a pressao das entregas e deadlines mas isso eh uma questao de organizar bem o tempo para nao andar a fazer muitas noitadas e fins de semana
Sim, tenho saudades do "Fadinho" e gostava de um dia voltar para ouvir mais umas musicas mas, por agora, aqui, a acustica eh muito melhor.
um abraco e obrigado |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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comanight |
Colocada: Seg Jan 19, 2009 10:15 am |
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Uma mente torturada
Registo: 02 Jul 2006
Mensagens: 247
Local/Origem: pederneira/Inbicta!
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Ei yen!
Estando na industria já à algum tempo, qual a tua opinião acerca da importancia de planeares um shot, fazendo desenhos, video referencia, etc?
Sentes uma grande diferença de evolução como animador ou ainda em deste por isso ?
Por ultimo (por agora) qual é a sensação de ir ao cinema e ver shots animados por ti??
P.S. - Pra quando uma showreel actualizada?
Boa sorte por ai. |
_________________ www.flopes.eu |
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yen3D |
Colocada: Seg Jan 19, 2009 10:39 am |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Oi comanight,
Eh importante saber o que se quer fazer antes de se saltar para o computador.
O nivel de planeamento depende de cada um.
Eu estou muito ah vontado no MAYA e quando conheco o rig passo rapidamente para o pc e comeco a fazer poses de teste.
Nao desenho muito e ramente uso referencias. Mas isso sou eu... depende de cada um...
Conheco pessoa que para fazerem o personagem piscar os olhos filmam 30 min do referencia.
O que funciana para ti eh a maneira correcta.
No Despereaux aprendi muito e comecei a ver a animacao de forma diferente.
Comecei a olhar mais para o interior da personagem e a dar menos importancia se o dedo mindinho esquerdo tem um overlap perfeito.
Claro que para ter a qualidade que se ve nos filmes de hoje tens de ter um nivel de polimento na fisicalidade muito alto mas isso nao eh a prioridade.
Ver os shots no cinema eh uma boa sensacao. Ver as pessoas a reagirem aos teus shots eh ainda melhor.
Eh um pouco estranho porque assim que os meus shots aparecem eu comeco a analizar tudo e a ver se os erros estao muito visiveis e salto um pouco fora da ilusao do filme.
Quando o Despereaux sair em DVD no mundo todo eh que posso mostrar o meu trabalho.
Nessa altura devo fazer um reel novo.
Obrigado |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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engelik |
Colocada: Ter Jan 20, 2009 10:15 pm |
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Escravo do rato
Registo: 10 Mar 2007
Mensagens: 296
Local/Origem: Lisboa
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Boas!
parabéns pelo percurso! Tão novinho e já aí vais
animar para cinema deve ser qualquer coisa.
ora bem, e aqui vão elas:
se de todos os filmes de animação de todas as personagens pudesses escolher um para animar qual seria e porquê?
quais são os teus filmes animação favoritos/de referencia?
de vez em quando não te dá aquela frustração em que chegas a duvidar se sabes sequer animar? algum truque especial deixar de bater com a cabeça na parede?
hehe :p
abraço |
_________________ paulo silva - http://www.engelik.net |
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yen3D |
Colocada: Qua Jan 21, 2009 9:25 am |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Oi engelik,
hhmmm, personagem para animar? Mr Incredible e o Kung fu Panda.
Foram tambem os meus dois filmes favoritos assim dos mais recentes.
O Rei leao tambem acho que eh um classico.
O livro da selva tem animacao brutal
Adoro o Monsters inc.
Quando se anima sozinho em casa eh muito mais frustrante do que profissionalmente. Como nao tens ninguem ao teu lado para ver o teu trabalho eh mais facil ficar encalhado.
Eu acho ficar frustrado eh uma questao de prespectiva e de perceber como funciona o sistema num estudio de animacao.
Eh preciso compreender que um plano nao se faz de um dia para o outro e nem se deve esperar que saia perfeito no "first pass". Tem de se estar preparado para receber as criticas e encaixa-las de forma positiva sabendo que os comentarios sao dirigidos ao trabalho e nao ao animador como pessoa ou como profissional.
Bater com a cabeca na parede eh normal e nunca se deixa de fazer.
O que ha eh almofadas e tecnicas para bater menos vezes...
Nao tentar mastigar mais do que se consegue eh importante. Muita coisa na animacao fica melhor quando eh simplificada. Nao ganhas nada em fazer uma cena muito complexa quando pode ser feita de forma simples. Esse eh um dos principios da animacao.
Como ja disse: Feedback. Muito impotante. E impotante tambem eh mostrar o trabalho o mais cedo possivel. Nao esperar ate estar acabado e ter passado 50 h a animar alguma coisa para se depois mostrar... Isso eh que gera as cabecadas na parede.
Eh melhor fazer algo "rough" e mostrar a alguem. Se estiver mal ou a pessoa nao perceber o que se esta a tentar alcancar entao nao ha crise porque nao se perdeu muito tempo a fazer a cena.
Espero que ajude.
Obrigado
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_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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Sil3 |
Colocada: Qua Jan 21, 2009 5:38 pm |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Boas Yen,
Há largos meses que não vinha aqui postar mas mandaram-me o link para a tua entrevista e tive cá vir
Ainda não vi o Desperaux infelizmente mas tenho aqui "algumas" perguntas para te fazer senão te importares:
- O que nos podes contar mais sobre o "embate" que é trabalhar quase "caseiramente" e passar para um ambiente de outra magnitude e onde se deve respirar talento vindo dos 4 cantos do Mundo?
- Como são os primeiros dias ate nos habituarmos a todo um ritmo e workflow diferente?
- Como funcionam os vossos briefings? Alem de vos dizerem o que vão animar, vocês têm liberdade para animar o shot como querem ou tem de seguir à risca acções já pre determinadas? Deduzo que tenham sempre algum Input, mas é bem aceite ou maioria das vezes tem de se cingir ao que está?
- São vocês que dão os tempos em frames ou é 200 frames e nem mais um?
- Se sentem dificuldades em animar determinado shot e já perderam algum tempo com ele sem terem resultados satisfatórios, chegam a algum consenço para ser alterado ou tiram-vos o shot das mão e dão a outro Animador?
- Por certo há vários estilos de Animação pq há diferentes Animadores, como fazem para ter tudo mais ou menos homogéneo?
- Havendo quem anime em Pose to Pose e outros em Straight ahead, como é mostrado o planeamento de um shot ao Director?
- Quanto tempo tem regra geral para um shot? Imaginando um shot normal nada de complicado.
- O Lip Synch fica a cargo do Animador do Character ou há especialistas dedicados só a isso?
- Falaste em Animadores que filmam tudo para terem referências visuais, isso funciona com cada um leva a sua VideoCam e filma o que quer ou há um sitio e dia especial para se ir fazer Video Refs? Podem fazer Video Ref sempre que quiserem?
Para já é só, desculpa lá o testamento hehehe e boa sorte para o teu trabalho
Abraços |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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yen3D |
Colocada: Qua Jan 21, 2009 6:18 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Olha o gajo... lol
Citação: Ainda não vi o Desperaux infelizmente
Ta' mal, ja devias ter visto....
Citação: O que nos podes contar mais sobre o "embate" que é trabalhar quase "caseiramente" e passar para um ambiente de outra magnitude e onde se deve respirar talento vindo dos 4 cantos do Mundo?
Nao eh um embate tao grande quanto imaginas. Posso-te dizer que muita gente que passa aqui no forum esta' mais que bem preparada para trabalhar num estudio como a Framestore.
A diferenca eh que ha muito mais gente mais talentosa que tu e para egos grandes isso pode ser um problema.
Tambem tens de aprender a desligar um bocado das outras partes do processo. Deixar o render para os lighters, o modelling para os modellers e concentras-te em fazer a tua parte.
O embate depende muito das personalidades.
Citação: - Como são os primeiros dias ate nos habituarmos a todo um ritmo e workflow diferente?
Eu tive a sorte de entrar mesmo no inicio da producao de animacao do Despereaux. Tive um pouco de ease-in. A equipa de animacao ainda era pequena e foi mais facil conhecer as pessoas.
Quando entras para a Framestore (e talvez seja assim noutros estudios) nao te largam assim no meio do estudio e "agora faz ai um shot". Ha um processo de integracao com acompanhamento do departamente de relacoes humanas...
E tambem nao levas shots complicados logo para comecar...
Mas eh um cena brutal quando comecas a trabalhar num estudio destes.
Eu quase nem dormir com tanta excitacao.
Um dia fui trabalhar com um sapado diferente em cada pe'
Citação: - Como funcionam os vossos briefings? Alem de vos dizerem o que vão animar, vocês têm liberdade para animar o shot como querem ou tem de seguir à risca acções já pre determinadas? Deduzo que tenham sempre algum Input, mas é bem aceite ou maioria das vezes tem de se cingir ao que está?
O animador recebe o storyboard, o audio, o animatic, e o layout do shot no maya. Recebe um breafing do Realizador e/ou do supervisor de animacao.
As intensao das cenas ja estao determinadas mas ha liberdade para definir como se vai mostar essas intensoes.
Tipo: "ele aqui tem de entrar no plano, olhar para cima, encher-se de coragem e saltar"... O resto fica por conta do animador.
Os shots de acting sao os mais complicados porque o realizador diz-te o que se passa na cabeca do personagem e a intensao da cena e o resto eh contigo.
Citação: - São vocês que dão os tempos em frames ou é 200 frames e nem mais um?
Nao. Os frames, os cortes, as cenas sao controladas pelo pessoal de edicao.
Mas nada esta trancado. Pode acontecer estender shots (ou curtar) se se vir que o plano nao esta a funcionar com aquela quantidade de frames.
Mas nao sao os animadores que andam ha vontade a alterar isso. O animador diz ao realizador "Oh Ze', acho que este plano com mais 4 frames ficava melhor" e o realizador eh que decide.
...continua |
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yen3D |
Colocada: Qua Jan 21, 2009 6:32 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Citação: - Se sentem dificuldades em animar determinado shot e já perderam algum tempo com ele sem terem resultados satisfatórios, chegam a algum consenço para ser alterado ou tiram-vos o shot das mão e dão a outro Animador?
Nunca vi ninguem a nao acabar o shot.
Os animadores sao acompanhados pelo supervisor e realizador ( e colegas).
Demorem mais ou menos tempo o plano eh sempre acabado.
Os planos tambem sao distibuidos de acordo com a dificuldade e skill do animador. Normalmente as coisa ficam bem equilibradas.
Citação: - Por certo há vários estilos de Animação pq há diferentes Animadores, como fazem para ter tudo mais ou menos homogéneo?
Supervisor de animacao, Lead animators e realizador... (e os animadores) todos tentao equilibrar a animacao.
Nao ha segredo nenhum. Eh do lentamente ir defenindo o estilo e tom do filme e tentar manter as coisa equilibradas.
Citação: - Havendo quem anime em Pose to Pose e outros em Straight ahead, como é mostrado o planeamento de um shot ao Director?
Depende do realizador. E se nao gostares de animar pose-to-pose ninguem de vai obrigar a fazer assim.
Desde que mostres um coisa que represente bem as tuas ideias para o plano.
Citação: - Quanto tempo tem regra geral para um shot? Imaginando um shot normal nada de complicado.
Isso eh muito vago... Ha tantas coisas que influenciam.
Ja fiz shots em 2 dias e outros em 2 semanas...
Citação: - O Lip Synch fica a cargo do Animador do Character ou há especialistas dedicados só a isso?
O animador eh responsavel por toda a animacao.
Citação: - Falaste em Animadores que filmam tudo para terem referências visuais, isso funciona com cada um leva a sua VideoCam e filma o que quer ou há um sitio e dia especial para se ir fazer Video Refs? Podem fazer Video Ref sempre que quiserem?
Ha sala e equipamento disponivel para isso. Pode ser usado a qualquer altura.
Obrigado
Abraco |
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Sil3 |
Colocada: Qui Jan 22, 2009 9:27 am |
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Veterano
Registo: 13 Set 2005
Mensagens: 758
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Thank you very much
Continuação de bom trabalho aí na Framestore |
_________________ Sil3
(Lê-se Sile e não Sil + 3...vem dos meus tempos |33t do Unreal Tournament ) |
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romanus |
Colocada: Qui Jan 22, 2009 1:35 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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Ricardo,
É bom ter visto e acompanhado (um pouco) a tua evolução enquanto animador/profissional. Apenas ficam aqui os meus parabéns pelo teu percurso e espero que tudo continue a correr (pelo menos) tão bem como até agora!
Ainda me lembro do teu curriculum e da animação que me mostraste do bêbado a andar pelas "ruas da amargura". Agora estou muito curioso para ver o novo portfolio, já com shots feitos na framestore hehehehe
keep it up! |
_________________ Rui Romano
www.ingreme.com
www.ingreme.com/reel |
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yen3D |
Colocada: Qui Jan 22, 2009 2:00 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Obrigado Rui.
Assim que tiver saido o Despereaux em DVD ja posso mostrar e falar dos meus planos. Nessa altura posto aqui no forum alguma coisa.
Fica atento ao Where the Wild Things Are. Penso que vai ser um filme muito interessante.
abraco |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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claudio_jordao |
Colocada: Sáb Jan 24, 2009 7:34 pm |
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Registo: 08 Dec 2006
Mensagens: 15
Local/Origem: Olhão - Portugal
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Olá Ricardo,
É fantástico saber que cada vez mais andam por ai mais artistas portugueses a integrar as melhores equipas e as melhores produtoras e estudios de animação pelo mundo inteiro... a mostrar e provar q só depende da vontade de cada um de nós realizar os nossos sonhos.
Muitos parabens pelo teu sucesso, e espero q chegues ainda mais longe... se quiseres, claro
Não tenho uma pergunta, mas mais um pensamento q gostava de partilhar e q talvez pudesses comentar.
Também fui um dos convidados a integrar a Appia, mas a coisa demorou algum tempo a ser resolvida e bem definida, por isso tive alguma pena de ter q me decidir por outra opção q tinha na altura... essa outra opção levou-me até uma agência de publicidade em Lisboa, na qual acho q evolui mais um pouco em termos criativos e onde aprendi bastante sobre timmings e responsabilidade essencialmente.
Fazer imagens em movimento sempre foi uma vontade minha, e acho q tenho algumas coisas pra mostrar q mostram isso mesmo.
Fico até orgulhoso quando vejo, como disse no inicio, artistas portugueses a fazerem um excelente trabalho lá fora... mas, confesso... e claro q compreendo qq uma das razões q me apresentem em contrário, pois como diz o outro... cada um sabe de si... q fico com pena (e isto salvaguardando alguns mas ainda muitos poucos casos de sucesso) q sejam cada vez mais artistas portugueses a terem q sair de Portugal para q possam realizar os seus sonhos... é q... na minha opinão... quanto mais fora, menos dentro, e menos se produz cá dentro, e é pena... pq acho q temos tanto para partilhar... e q às vezes o q nos falta mais é aquela vontade de, mesmo sem os recursos q existem lá fora, conseguir fazer aquelas pequenas coisas q não são às vezes mais do q pequenos degraus... mas q se fizermos uns quantos já temos uma pequena escada e q se juntar a minha pequena escada à tua podemos até começar a pensar não numa escada maior, mas se calhar num elevador... tipo foguete, daqueles alla Tintin... i meam... não tenho qq tipo de problema (por mais ridiculo ou irreal q possa parecer aos outros) em dizer q um dia quero ganhar um Óscar... sim, quero... vou.
Mas quero q isso aconteça não só como fruto do meu trabalho e da minha dedicação mas sobretudo pela oportunidade q poderei dar ou partilhar com outros de realizar um desejo q tb é deles.
De certeza absoluta q este é o desejo 'irreal' de muitos q por aqui andam, e só é de louvar foruns como este q possibilitam estas conversas e esta partilha, pois só assim aprenderemos um pouco mais uns com os outros a realizarmos os nossos sonhos.
Reinterpretando as palavras de outro para este meu desejo
Eu escolho ganhar um Óscar feito em Portugal, não pq seja fácil, mas pq é extremamente dificil... e ainda mais se não houver cá ninguem.
Isto não é em absoluto critica alguma à tua saida pra fora, pois como disse cada um tem as suas razões... pra já ainda acredito q é possivel e por isso vou insistir em dar o meu melhor por estes lados. .. mas em jeito de meio conselho a alguns outros q por aqui andam, seria seguir um percurso parecido com o teu o q aconselharias a quem acha q sabe fazer umas pequenas coisas e sonha em fazer grandes?
Um grande abraço... e o maior sucesso.
Cláudio Jordão |
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yen3D |
Colocada: Sáb Jan 24, 2009 9:51 pm |
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Veterano
Registo: 02 Ago 2005
Mensagens: 570
Local/Origem: London, Marinha Grande
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Oi Claudio
Acho que fazes bem em apontar para objectivos dificeis. A isso chama-se ambicao e eh o que leva as pessoas a atingir um nivel acima da media.
Eh me dificil aconselhar outros sobre o percurso que devem tomar para atingir os seus sonho pois cada pessoa eh diferente e quer alcancar os seus objectos por razoes diversas.
O que posso dizer eh que nao acho que sair de Portugal seja um abandono ou um virar de costas a' "industria do CG nacional".
Penso que se alguem quer chegar ao nivel do que se faz fora de Portugal tem de sair e ver as coisa com os proprios olhos e aprender com as pessoas com quem quer competir.
Compreendo que queiras ficar em Portugal a dar o teu melhor pelo pais e ajudar a desenvolver o CG nacional mas acredita que se saires, passares uns anitos a aprender la fora e depois voltares, vais estar a ajudar muito mais e muito mais depressa.
O sonho de todos os Portugueses que conheco nesta area nunca foi de sair de Portugal mas sim alcancar um nivel artistico/profissional mais elevado de preferencia antes dos 50 anos de idade.
Sair de Portugal eh como um acidente de percurso ou um meio para atingir um fim.
Aim High!
Obrigado
abraco |
_________________ www.yen3d.animationblogspot.com |
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