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< Geral ~ Materiais para superficies repetitivas |
joao gomes |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 11:18 am |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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Alguém sabe onde posso encontrar um bom tutorial sobre como criar materiais para superficies com texturas sem que se note o padrão repetitivo da textura?
Não me refiro a tornar a textura tileable porque isso eu sei fazer.
O problema é que mesmo com esse tipo de texturas notam-se padrões de repetição quando a área é grande, tipo relvados ou passeios.
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda
</jg>
Nota: uso o max por isso se puder ser um tutorial vocacionado para este programa era melhor. |
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Jaime |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 12:31 pm |
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Novo membro
Registo: 28 Jun 2007
Mensagens: 33
Local/Origem: Lisboa
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Assim de repente, não te consigo indicar nenhum tutorial, mas posso-te dizer que o que costumo fazer para quebrar a repetição de padrões na textura é usar Layer Textures.
Uso 1, 2, 3 texturas (ou mais), com repetições diferentes compostas usando texturas procedimentais como mascara. |
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romanus |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 12:47 pm |
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Veterano
Registo: 11 Mar 2005
Mensagens: 875
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ene.xis |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 1:37 pm |
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Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Mensagens: 316
Local/Origem: Puorto
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pois isso é sempre mais complicado...
mas tens de usar texturas maiores para áreas maiores, para reduzir o impacto da repetição...depois podes fazer uma tileabale texture maior, ou tentas usar duas texturas e mistura-las com um mix map.
ou então pintas toda a extensão da superfície.
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_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
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warfarin |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 4:19 pm |
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Novo membro
Registo: 15 Nov 2006
Mensagens: 46
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joao gomes |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:17 pm |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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Deram-me este tutorial que penso que descreve o processo indicado pelo Jaime:
http://www.neilblevins.com/cg_education/tiling_trick/tiling_trick.htm
Agora precisava de saber como faço isto com texturas geométricas como paralelos ou muros de tijolo.
O uso de plug-ins é um caso a pensar mas só se não conseguir de outra forma.
[quote="ene.xis"]ou então pintas toda a extensão da superfície. [/quote]
No way, José!! (leia-se "rósei" para rimar com "no way")
Chiça, o computador é para trabalhar por mim lol
warfarin, o link do gfxartist descreve o proceso de criação de uma textura tileable. O que eu pretendia era saber o que fazer daí para a frente ou seja, que truques ou técnicas existem para pegar nessa textura e multiplicá-la por várias sem que se notem padrões de repetição (neste momento é mais com texturas geométricas porque com texturas orgânicas já vi como se faz).
Se alguém puder dar mais alguma "luz" agradeço desde já.
Abraços
</jg> |
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ene.xis |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:23 pm |
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Escravo do rato
Registo: 05 Jul 2006
Mensagens: 316
Local/Origem: Puorto
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pois o Neil Blevins dir te-ia que fazeres algo do género daquele tutorial (q era o q te descrevi de forma muitoooo sucinta no 1º post ) para formas geométricas deve ser perto do impossível...
pintar tudo não é assim tão laborioso (bem...nem sempre)...mas sabes como e depressa e bem...so mm com algum dos plugins postados em cima que eu não conheço de exp própria. |
_________________ "fazes o quê?Trabalhas em renders ou lá como se chama?" |
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joao gomes |
Colocada: Ter Abr 01, 2008 10:37 pm |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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joao gomes |
Colocada: Sáb Abr 05, 2008 6:14 pm |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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Fiz um pequeno tutorial que coloquei na secção apropriada. Espero que seja útil.
Abraços |
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mpalma |
Colocada: Sex Abr 11, 2008 11:10 pm |
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Veterano
Registo: 11 Abr 2005
Mensagens: 597
Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
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Hi , aqui fica o link de um plugin: http://www.textureshaker.com/
Alguns dos modos os quais foram referidos neste post é a forma de obter bons resultados. |
_________________ Marco Palma |
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joao gomes |
Colocada: Sáb Abr 12, 2008 10:15 am |
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Registo: 05 Mar 2008
Mensagens: 24
Local/Origem: Porto
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Já tinha ouvido falar desse textureshaker mas já não me lembrava do nome. Parece muito bom. Obrigado por relembrar.
Abraços |
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