Autor |
Mensagem |
< 3D Studio Max ~ Tudo.. ou apenas o que se vê na viewport?? |
visualize |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 9:20 am |
|
|
Primeiros passos
Registo: 13 Nov 2006
|
Bons dias, mestres do 3D..
Ando nisto há muito pouco tempo e uma das minhas dúvidas (agora que estou prestes a finalizar o meu 1º 3d..) é se o cálculo de render é feito por tudo o que está no ficheiro, ou seja todos os poligonos e afins ou apenas por aquilo que se vê na viewport em que se vai fazer o render??
Será conveniente para uma imagem frontal "apagar", ainda que temporariamente (claro) os detalhes na parte traseira??
Trará benefícios em tempos de render??
Obrigadão desde já!! |
|
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 1:53 pm |
|
|
Site Admin
Registo: 28 Jan 2005
|
Não terás problemas com isso, pelo menos a nivel de velocidade, já que pelo que sei os renderers tem optimização de cenas. Tb duvido que tão cedo venhas a ter problemas com isso já que tás a começar e por norma os principiantes não fazem cenas com muito detalhe. Por isso preocupa te com a modelação/texturação e deixa as optimizações para quando o programa te crashar |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 2:34 pm |
|
|
Veterano
Registo: 08 Jul 2005
Local/Origem: Portimão / sao bras de alportel / Lisboa
|
A única coisa q pode acontecer é a tua placa grafica atrofiar quando andas a passear pela scene ou teres pouca ram... nesses casos podes esconder os objectos que não te interessam... axo q isso é no 3 separador na barra de ferramentas no lado direito (nao sei ao certo pois ja nao uso o max ha mt... ve no help)...
@flash
Isso dos pricipiantes usarem poucos polys não é bem assim... basta dar um salto a alguns wip's de newbies e vais ver como que coisas q podiam ser feitas com meia-duzia de poligonos tao feitas com milhares e com um meshsmooth abusado
[] |
_________________ http://www.blender.org/ |
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 2:59 pm |
|
|
Primeiros passos
|
Obrigadissimo pela ajuda..
Provavelmente deveria ter dito que o 3d em causa é de arquitectura..
São duas casitas ..
Em termos de poligonos, já vi algures uma cena para contar os poligonos.. mas já nem sei onde anda isso..
E não posso ver nem procurar agora.. estou a trabalhar e o meu chefe não me deixa baldar para fazer cenas particulares..
Mas vou testar.. com as duas situações!! Se for rápido pode ser que amanhã coloque aqui as diferenças de tempos e claro a imagem também! |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 3:56 pm |
|
|
Veterano
|
Para veres o polycount vai ao separador da direita (na barra de ferramentas da direita) e nos plug-ins escolhe ver mais plug-ins(ou algo do genero) e deve aparecer uma cena onde ta o polycounter |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 4:09 pm |
|
|
Site Admin
|
Hint: carrega no 7.
muddymind: mesmo que tenham demasiados poligonos eles aprendem rapido que nao os devem ter.. heh |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qua Fev 14, 2007 4:18 pm |
|
|
Veterano
|
flash escreveu: Hint: carrega no 7.
muddymind: mesmo que tenham demasiados poligonos eles aprendem rapido que nao os devem ter.. heh
ps- esse hide apenas serve quando trabalhas na scene... nos renders axo que não interfere... |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qui Fev 15, 2007 2:35 am |
|
|
Site Admin
|
1º O 7 é para mostrar o nº de poligonos..
2º Se esconderes apenas faces de objectos eles aparecem no render, se esconderes os objectos inteiros eles nao aparecem.. |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Qui Fev 15, 2007 9:50 am |
|
|
Primeiros passos
|
Obrigadão mais uma vez...
Não consegui tirar nenhuma imagem..
Parece que tenho mesmo poligonos a mais... Ainda não está finalizado em termos de modelação e já vai em 1.786.000 poligonos...
É muito????
Engatei-lhe umas verduras da evermotion e só isso aumentou logo á brava! e ainda não fiz o merge do ficheiro das telhas (ainda não estou satisfeito com o resultado)!!
Alguém tem alguma dica de qual a melhor maneira para fazer as telhas??
Já tentei com o vraydisplace mas não aprecio os resultados.. agora ando a modelar a telha e aplico um array.. depois de composto um plano determino varias telhas com mat id diferentes para poder aplicar um multi material com nuances um pouco diferentes para criar contraste.. será esta a melhor maneira?
Os mapas de "Irradiance map" e "light cache map" depois de calculados servem apenas para aquela vista ou é um mapa geral e serve para qualquer umas das cameras que eu tiver na cena??
Desculpem as noob questions.. mas já tenho o tico e o teco à porrada aqui na tola!! |
|
|
|
Voltar acima |
|
muddymind |
Colocada: Qui Fev 15, 2007 1:40 pm |
|
|
Veterano
|
Em relação aos polys tens realmente um polycount um pouco abusado para uma scene de arquitectura... Se não conseguires reduzir isso ao menos tenta usar instâncias ao máximo (quando fazes clone (arrastar com shift axo...) escolhe instance...) que consiste em ter apenas uma referencia do modelo replicada... isto ajuda MT em termos de ram e de tempo de processamento...
No que diz respeito às telhas acho q usar arrays é realmente o metodo melhor... Em relação ao material não me posso pronunciar pois não sei exactamente como é q funciona o array no max...
É melhor perguntar e ficar esclarecido do que calado e com duvidas
[]
@flash: qnd disse akilo do esconder objectos não me tava a referir ao 7 E realmente não me lembrava se os objectos escondidos apareciam no render ou nao... mas agora tnh a impressao de que existe na janela de render a opção de renderizar tbm objectos escondidos... |
|
|
Voltar acima |
|
flash |
Colocada: Qui Fev 15, 2007 2:41 pm |
|
|
Site Admin
|
Realmente tens ai muitos poligonos. Se tiveres a trabalhar na casa, acaba primeiro a casa e depois adiciona as plantas pois isso consome muitos recursos do pc. Em relação às telhas é capaz de nao ser uma má solução... |
|
|
|
Voltar acima |
|
visualize |
Colocada: Sex Fev 16, 2007 11:01 am |
|
|
Primeiros passos
|